Festas de Final de Ano da Empresa: 5 Dicas Para inovar

Dezembro normalmente é marcado por festas de final de ano, não apenas familiares, mas também por comemorações corporativas. Não importa se a empresa é de pequeno ou grande porte: é mais que válido oferecer uma confraternização ou uma festa de final de ano em agradecimento aos esforços dedicados.

Nesse artigo, você descobre como oferecer uma festa de final de ano de forma inovadora, inesquecível e, de preferência, reduzindo os custos!

Entenda o objetivo do evento

Seja quem for, o organizador da festa de final de ano precisa estar bem alinhado aos objetivos da empresa para aquela festa em especial.

A ideia é que as pessoas colaboradoras confraternizarem entre si ou o objetivo é criar uma proximidade da empresa com seus profissionais? Deverão ser incluídos familiares? Trata-se de um evento mais formal, com pronunciamento da diretoria, ou um evento recreativo, com sorteios de prêmios?

Esclarecendo essas dúvidas é possível dar sequência ao planejamento da festa. Ao conhecer bem o público que participará do evento, as chances de sucesso da iniciativa vão às alturas!

Conheça seu público

Quando estamos falando sobre conhecimento do público, idade, perfil socioeconômico e grau de escolaridade são informações bem úteis para decidir assertivamente o formato do evento e suas atrações.

Uma sugestão interessante e que demonstra a preocupação da empresa com a diversão e a opinião de seus colaboradores é fazer uma rápida enquete (seja por caixa de sugestões ou por e-mail) sobre o tipo de evento que preferem e quais atrações gostariam que fossem oferecidas na confraternização.

Faça um bom planejamento para sua festa de final de ano

Boa parte dos créditos pelo sucesso de um evento está no planejamento. Assim, tendo definidos o tipo de comemoração e o tema, parta para a elaboração de um checklist com todos os pontos que você precisa validar e orçar.

Coloque absolutamente tudo nessa lista, desde a confecção dos convites e a confirmação de presença até o pagamento de fornecedores e o arquivamento das notas fiscais. Qualquer item que você deixar de fora pode acabar atrapalhando o desenvolvimento do cronograma do evento. Melhor evitar passar por apuros!

Outro aspecto que merece muita atenção é a definição do cardápio, com as quantidades certas para não faltar nem sobrar demais. Tente deixar o menu coerente com o tema da festa — um jantar clássico será interessante com uma trilha sonora de jazz, por exemplo, enquanto a temática havaiana não pode deixar os frutos do mar de fora.

Já as quantidades dependerão muito do perfil do seu público. O ideal, assim, é contar com o know-how do buffet escolhido.

Seja criterioso com fornecedores

Lembre-se de que é a imagem da empresa perante sua equipe que estará em jogo. Com isso em mente, você precisa saber que é, sim, possível fazer uma confraternização de final de ano com produtos de qualidade, independentemente do tamanho da verba disponibilizada para o evento.

O segredo está no equilíbrio: você não precisa escolher os fornecedores mais caros, muito menos pensar que a economia dos mais baratos certamente compensará — muitas das vezes, o barato acaba saindo caro.

A dica básica é fazer vários orçamentos e buscar sugestões com pessoas conhecidas. Acredite: sempre há um fornecedor com preços ótimos e qualidade excelente que ainda não é tão conhecido no mercado.

Quais detalhes devemos observar na organização da festa de final de ano da empresa?

1 – Evite repetir locais

Essa é uma inovação básica, mas bastante eficaz. Assim como é interessante usar temas para esse tipo de evento e nunca repeti-los, também é importante escolher locais diferentes.

Boates, bares, sítios, hotéis, parques de diversões, boliches e até navios! Já que as opções são inúmeras, você pode deixar a criatividade criar asas. Só não se esqueça de ser coerente com o tema e com o perfil dos convidados, ok?

2 – Capriche no entretenimento

Shows ao vivo, DJ, futebol de sabão, sinuca e até mágicos: as opções são praticamente infinitas e sempre existe uma que se encaixa direitinho no orçamento disponível.

Mas para a confraternização de final de ano da empresa ser inesquecível não podem faltar atrações no evento, mesmo que seja uma banda ou palestrante especial.

3 – Premiação com presentes

É bem comum que os diretores ofereçam prêmios para os colaboradores na festa de final de ano da empresa. Por ser uma excelente prática, nada de cortar os mimos. Só sugira que os prêmios variem a cada ano.

Eletrodomésticos, automóveis e eletroeletrônicos fazem os olhos de qualquer um brilhar. Mas você não precisa ficar apenas nisso. Atualmente, existem empresas que fazem a gestão de viagens sob demanda. Imagine ganhar uns dias na Argentina ou mesmo em um hotel fazenda do interior! Além disso, as viagens podem ser utilizadas como incentivo. Apenas tome cuidado com o sorteio de muitos itens, pois o processo fica longo e acaba desanimando os participantes.

4 – Use a tecnologia a seu favor

É cada vez mais comum estimular os colaboradores a registrarem o evento, divulgando-o em suas redes sociais — como Instagram e Facebook. Para deixar tudo ainda mais divertido, ofereça perucas e acessórios, além de fazer plaquinhas com frases de efeito acompanhadas da marca da empresa, aproveitando a propaganda gratuita. Que tal ver o nome do seu negócio em uma hashtag?

Como você viu com essas dicas rápidas, é mais que possível fazer com que a festa de final de ano da empresa seja inesquecível. Há uma variedade imensa de opções para deixar a confraternização da equipe muito bem avaliada ao final do evento, mesmo com um orçamento pequeno.

Só não se esqueça de uma coisa: ninguém elogiará sua festa pela temperatura da cerveja ou da comida, muito menos pela limpeza dos banheiros. Mas esses mesmos itens, se negligenciados, podem acabar com o brilho de suas propostas inovadoras e transformar o evento em um desastre na avaliação dos convidados.

Agora nos conte: sua organização já colocou alguma dessas dicas em prática? Como você costuma inovar nas festas de final de ano da empresa? Para ver outros conteúdos como esse, continue no blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima