Como o Engajamento de Funcionários Gera Crescimento para Empresa?

Você com certeza já leu muitos artigos e livros falando sobre a importância de ter colaboradores satisfeitos. A maioria deles destaca que um empregado satisfeito está motivado e, portanto, mais produtivo. Mas a questão vai muito mais a fundo do que isso! Não se trata apenas de satisfação, mas de engajamento de funcionários.

Também não se trata apenas de aumentar a produtividade individual, mas de gerar crescimento para a sua empresa. Neste artigo, você vai descobrir como isso é possível.

Qual a diferença entre satisfação e engajamento de funcionários?

Pode parecer que os conceitos de satisfação e engajamento de funcionários estão muito próximos, mas há uma diferença importante.

A satisfação implica em que o colaborador receba, do seu emprego e da relação com o empregador, aquilo que ele espera e deseja. Entram aqui um bom salário, benefícios, alguma forma de estabilidade.

Seja o que for, este emprego dá ao funcionário o que ele quer e, por esse motivo, ele está satisfeito. Só aceitará outra proposta de emprego se ela tiver o potencial de oferecer mais satisfação do que ele encontra atualmente, em sua empresa.

O engajamento implica no fato de que o colaborador não apenas recebe o que espera do emprego, mas também, por causa disso, desenvolve um vínculo de reciprocidade. Ou seja, ele vai querer também oferecer mais ao seu trabalho e à empresa.

O funcionário engajado pode recusar propostas por causa desse vínculo.

Como você pode imaginar, só é possível existir engajamento se houver satisfação. Porém, apenas a segunda não é suficiente. O engajamento de funcionários se desenvolve por meio de uma relação saudável e colaborativa entre a empresa e a equipe.

Benefícios do engajamento de funcionários

Uma vez que você consegue estabelecer esse tipo de relação com a sua equipe, os benefícios do engajamento de funcionários tornam-se óbvios. Aqui vão alguns exemplos do que um trabalhador engajado pode fazer por sua empresa:

É um embaixador da organização

Seja dentro ou fora do local de trabalho, um funcionário engajado sempre vai agir como um embaixador. Ele vai divulgar a empresa, promover sua missão e valores, defendê-la em qualquer discussão.

Antes de tomar uma atitude, ele vai refletir sobre como aquele comportamento pode afetar a empresa. Em uma emergência, você poderá contar com esse funcionário para ajudar, mesmo que não seja parte de suas obrigações.

Funcionários engajados realmente vestem a camisa da empresa. Imagine o quanto seria positivo ter uma equipe inteira de profissionais com esse perfil!

É um futuro líder em potencial

Você não quer colocar, em cargos de liderança, funcionários que irão abandonar o barco assim que uma proposta de salário melhor aparecer. Os líderes são pilares da empresa e, por isso, é preciso escolher profissionais que estão completamente comprometidos com os objetivos e missões propostos.

Por isso, os cargos de liderança devem ser dados aos funcionários mais engajados da sua equipe. Mesmo que eles tenham alguma falha em conhecimentos técnicos, tal questão pode ser resolvida com treinamentos e cursos. O mais importante é que eles valorizem a relação estabelecida com a empresa.

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Não se limita ao seu trabalho

O funcionário satisfeito realmente é mais motivado (se comparado a um funcionário insatisfeito) e, portanto, mais produtivo. Ele quer manter seu emprego enquanto a situação estiver favorável. Mas o funcionário engajado vai além, e não apenas produz com mais eficiência dentro da sua função.

O funcionário engajado tem um vínculo tão forte com a empresa que sua preocupação com o negócio não se limita à própria mesa. Se ele vê algo sujo, ele arregaça as mangas e limpa pessoalmente. Se ele vê algo que pode ser melhorado, ele faz sugestões, mesmo que seja em relação a outros setores. Ele demonstra proatividade, ou seja, visão e iniciativa para o trabalho.

Como gerar engajamento de funcionários?

Já falamos que o engajamento de funcionários depende da relação estabelecida entre eles e a empresa. Isso significa que não basta oferecer bons salários e benefícios. O vínculo com os funcionários vai muito além do financeiro.

Esta relação se constrói na maneira como os funcionários interagem com os gestores da empresa. Eles são ouvidos? Existe espaço para que eles demonstrem proatividade? Esse tipo de demonstração é reconhecida na forma de feedback positivo?

O feedback, aliás, é um elemento importantíssimo para o engajamento dos funcionários.

Perceber que seu trabalho está sendo observado e analisado incentiva o profissional a fazer mais. Essa é uma maneira simples, mas impactante, de valorizar o colaborador – o que ativa a reciprocidade, fazendo com que ele também valorize mais a empresa.

Outro elemento importante é a promoção de momentos de confraternização. Um exemplo comum são os eventos de final de ano. Essa é uma forma não-financeira de recompensar os funcionários, celebrando bons resultados.

Além disso, esses momentos também criam uma situação propícia para estabelecer uma relação mais próxima e humanizada entre a equipe e os gestores. Basicamente, queremos transmitir a mensagem de que os funcionários não são apenas números.

E, já que os funcionários não são apenas números – mas pessoas -, que tal criar ações de incentivo à qualidade de vida, à saúde e alegria no trabalho? Existem milhares de possibilidades que você pode aprender com as grandes empresas, como:

  • implementação de horários de trabalho flexíveis;
  • oferecimento de alimentação saudável;
  • implementação de programas de educação corporativa;
  • criação de espaços para descanso e lazer dentro da empresa;
  • formação de clubes de esportes e outras atividades entre os funcionários;
  • criação de programas de reconhecimento do desempenho – oferecendo, por exemplo, uma viagem de incentivo aos funcionários que tiverem mais destaque.

Mas, se você estiver convencido de que essas ações são muito complexas e o salário é a maneira mais prática de engajar seus funcionários, então é melhor pensar a longo prazo.

Não ofereça apenas uma remuneração competitiva hoje, mas uma perspectiva de crescimento objetiva e sólida – o chamado “plano de carreira”.

Veja isso não como um incentivo financeiro, mas como uma oportunidade de desenvolvimento para sua equipe!

Sua empresa já está trabalhando para conquistar o engajamento de funcionários? Que tal divulgar essa ideia?

Compartilhe nosso artigo com seus colegas e amigos, nas redes sociais, e promova o engajamento como estratégia para o crescimento das empresas.

Para mais dicas, confira o blog da Copastur!

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