6 formas para inovar na criação de eventos corporativos

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A lógica é simples: eventos corporativos devem gerar impactos positivos para o negócio. Esse resultado favorável pode surgir em forma de fidelização de clientes, fortalecimento das pontes com fornecedores e parceiros ou aumento da atratividade da marca perante os investidores. De toda maneira, para que essas potencialidades se transformem em ganhos reais, seus eventos corporativos precisam ser um sucesso. Com esse intuito, definitivamente vale apostar em soluções criativas para manter a atratividade da iniciativa. E é justamente sobre essas soluções que saem do lugar-comum que vamos falar hoje. Confira!

1. Gastronomia diferenciada

É isso mesmo: a gastronomia pode ser um diferencial e tanto em eventos corporativos, surpreendendo e aumentando a satisfação dos convidados. Sabia que existem restaurantes e chefs especializados na criação de menus para eventos corporativos, fazendo com que os participantes se libertem daquela tradicional mesa de frios com cafezinho coado.

Esses menus personalizados podem incluir sanduíches artesanais, culinária estrangeira e até a parceria com cada dia mais populares food trucks! Assim, os convidados saem não só com a cabeça cheia de novas informações sobre sua empresa, mas também com a fome saciada. E pode acreditar: o paladar custa a esquecer uma boa experiência!

2. Recursos tecnológicos

A inovação é peça fundamental para que sua empresa continue adotando as melhores práticas e conte com as ferramentas mais efetivas na hora de tocar o negócio no dia a dia. Disso você já sabe, certo? Mas sabia que ela também pode ser uma importante aliada em eventos corporativos? E não estamos falando do data show que você disponibiliza para os palestrantes exibirem suas apresentações! Na verdade, estamos falando de tecnologias que podem realmente turbinar a experiência dos participantes.

A realidade virtual, por exemplo, está cada vez mais acessível e pode ser uma boa porta de entrada para que os participantes do evento entrem no mundo do seu negócio. Nesse caso, a experiência pode envolver um tour virtual pelas dependências da empresa ou a apresentação, quase na prática, do funcionamento de um novo produto ou processo industrial adotado pela empresa.

E o melhor de tudo é que a tecnologia também pode ser um diferencial em ações mais simples! Disponibilizar uma boa rede wi-fi no seu centro de convenções, por exemplo, já é praticamente obrigação, mas vincular o acesso a ações como uma curtida na página da empresa em determinada rede social ou o cadastro do e-mail profissional para contatos posteriores faz com que essa gentileza corporativa renda frutos reais, funcionando como ponto de captação de novos leads para o negócio.

3. Engajamento on-line

Já que começamos a falar sobre internet wi-fi, precisamos nos aprofundar um pouco mais no uso que sua empresa pode fazer das redes para turbinar o evento corporativo. Paralelamente ao evento físico, a transmissão ao vivo das palestras ou dos workshops, por exemplo, é uma maneira efetiva de divulgar o evento, atrair novos interessados e criar para os espectadores remotos uma sensação de que precisam participar dos próximos eventos organizados por sua empresa.

Além disso, os convites e o credenciamento dos convidados também podem ser vinculados a uma curtida nas páginas da empresa nas redes sociais ou mesmo em uma avaliação do negócio via formulário. E não se esqueça de estimular os convidados a partilhar a experiência do evento corporativo em seus próprios perfis sociais, marcando a empresa nas publicações. Dessa forma, os eventos corporativos ganham divulgação orgânica, quase sem custos, e você ainda consegue avaliar o impacto do evento na percepção dos usuários.

4. Vantagens reais

É fato: cada convidado do evento corporativo está buscando um ganho. Pode ser simplesmente conhecer o funcionamento da sua empresa, compartilhar o conhecimento oferecido por algum palestrante ou aprimorar o conhecimento técnico com um treinamento. Mas e se os chamarizes do seu evento corporativo pudessem ser benefícios mais tangíveis?

É possível, por exemplo, oferecer brindes para cada convidado ou condições especiais de contratação dos serviços da empresa para quem comparecer ao evento. Também vale abrir as portas para novos talentos, por meio de um espaço para que os convidados enviem seus currículos ou compartilhem projetos profissionais que podem interessar ao negócio organizador, por exemplo.

5. Networking qualificado

A seleção do público dos eventos corporativos pode ser um enorme diferencial no momento da divulgação. Pode acreditar: fazer com que os convidados entendam que essa pode ser uma oportunidade única de ampliar sua rede de contatos de maneira qualificada aumenta a atratividade do convite.

Mas atenção: é preciso fazer com que essa otimização do networking se concretize! Para isso, invista em momentos que estimulem a integração horizontal, entre os próprios participantes. Isso pode ser feito a partir da tradicional pausa para o coffee break, bem como promovendo momentos especialmente para esse fim, com propostas de jogos em equipe ou troca de cartões de visita eletrônico. Já conhece essas soluções que permitem aos convidados trocar informações profissionais de maneira rápida, por meio de cartões com código de barra que levam a um perfil de cada convidado?

6. Ações descontraídas

Eventos corporativos costumam levar a fama de serem sisudos demais, não é mesmo? Isso normalmente acontece porque as empresas tendem a confundir profissionalismo com ações protocolares ou excesso de formalismo. O que acontece, porém, é que os participantes de eventos corporativos também precisam de momentos descontraídos para se sentirem mais à vontade, conseguindo efetivamente aproveitar o acontecimento e se sentir motivados a participar de mais iniciativas da sua empresa.

Mesmo em treinamentos internos, esse tipo de ação já vem mostrando resultados. Funcionários de operação costumam absorver treinamentos de assuntos sérios, como segurança e saúde do trabalho, por meio de ações lúdicas, como uma peça de teatro ou um jogo em equipe. E esse tipo de ação deve ser incluído também em eventos voltados para o público externo! Aliás, existem diversos tipos de empresas que se especializam em atrações desse tipo, oferecendo desde apresentações circenses e de dança, passando por apresentações musicais até chegar a números de stand-up comedy.

De toda forma, por mais que cada uma dessas ações seja válida, lembre-se de que, embora descontraídas e divertidas, elas devem estar alinhadas com os objetivos estratégicos que a empresa tem ao realizar determinado evento. Então nada de criar meras distrações para os convidados. Pense sim em maneiras dinâmicas de fazê-los absorver o recado que a empresa quer passar!

Falamos aqui sobre várias ações que sua empresa pode ter para inovar na realização de eventos corporativos. Mas não se esqueça de que é preciso fazer um investimento equilibrado nesse projeto! Então descubra como organizar um evento corporativo que caiba no orçamento da empresa!

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