Live Streaming em Eventos — Prós e Contras

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Não é novidade que os vídeos fazem grande sucesso com o público on-line. De acordo com pesquisa da Video Viewers divulgada em 2019, em cinco anos o consumo de vídeos na internet cresceu 165%. Porém, a quantidade de empresas que apostam nessa estratégia ainda é pequena, ainda mais se pensarmos em live streaming.

O grande diferencial dessa modalidade de vídeo é que ele é fácil, rápido e interativo, o que o torna muito mais interessante. É isso mesmo: você não precisa ser um expert para fazer uma transmissão ao vivo. Quer saber quais são os prós e contras disso e como essa novidade se relaciona com o mundo dos eventos? Então continue a leitura!

Vantagens da live streaming

Identificar os benefícios de uma estratégia é sempre mais fácil que detectar seus pontos negativos. Portanto, comecemos pelo mais simples: quais são as vantagens da live streaming para sua empresa?

Alcance

Quando você faz uma transmissão ao vivo, seja por uma rede social ou por meio de uma plataforma específica, pode atingir um público muito maior do que o que está fisicamente presente no seu evento.

Imagine que você está organizando uma conferência de vendas, mas nem todos os vendedores podem estar presentes. Nesse caso, você pode transmitir o evento pela internet, envolvendo grande parte do seu público.

Visibilidade

A transmissão ao vivo dá visibilidade para sua marca — ainda mais se você estiver fazendo isso em uma rede social. Imagine se, em uma promoção para fazer girar seu estoque, você transmite toda a movimentação do setor de logística da empresa, passa informações em tempo real relativas a produtos esgotados, metas atingidas e novas ofertas.

Qual é a finalidade disso? Despertar senso de urgência e mostrar para quem compra de você que logo pode perder tantas vantagens. Dessa maneira, é possível envolver mais o público, criando um vínculo que vai além da pura relação comercial.

Humanização

Criar um comercial ou preparar um vídeo para ser veiculado na internet tem todo um trabalho de retoque final que diz claramente que sua mensagem foi ensaiada e editada. Em contrapartida, a live streaming transmite o aqui e o agora, sem edições, tornando o evento mais real para quem está assistindo.

Economia

Em vez de investir em uma infraestrutura enorme para receber todos os seus convidados, é possível reduzir custos e manter a qualidade do evento com a live streaming.

Mas se você pode transmitir ao vivo e contar com a participação das pessoas por meio de chats e redes sociais, os eventos podem se tornar mais frequentes e atender a demandas específicas dos seus stakeholders, fortalecendo a comunicação e o relacionamento.

Perenidade

Quando você faz uma live streaming, pode gravar a transmissão para que ela seja assistida depois, aumentando ainda mais a participação no seu evento. Assim, quem não conseguiu estar presente nem assistir no horário agendado, pode acessar o vídeo depois e obter o mesmo conhecimento que os demais participantes.

Essa característica pode ser usada para treinamentos de distribuidores e representantes, por exemplo. No lançamento de um novo produto, você pode repassar todas as informações, tirar dúvidas e criar um canal de comunicação ágil e eficaz, além de perene.

Desvantagens da live streaming

A tecnologia avança a passos largos e facilita bastante as nossas vidas, mas, às vezes, também tem desvantagens. No caso da transmissão ao vivo, essas desvantagens estão ligadas à infraestrutura e a um ponto crucial para qualquer marca: o relacionamento com o cliente.

Câmera

Para que seu evento seja um sucesso, você precisa transmiti-lo com qualidade e isso exige uma boa câmera. Pode até ser uma webcam, mas você deve verificar como a imagem ficará em um local mais distante e com a pior conexão de internet possível. Só assim poderá realmente se preparar para se comunicar com quem quer que seja.

Captura

O vídeo que está sendo gravado pela câmera deve ser convertido para possibilitar a transmissão via internet. Esse processo precisa de uma placa de captura que fará a conversão. Você deve ter um computador equipado com tal equipamento ou contar com uma placa que possa ser conectada ao computador e à câmera ao mesmo tempo.

Conexão

Um dos principais pontos para se tomar cuidado é com a conexão de internet. Para fazer uma boa transmissão, você deve ter um sinal forte e sem interrupções.

Evite usar wi-fi na transmissão do evento, pois ele está sujeito a falhas e bloqueios por paredes ou obstáculos. Mas não se trata apenas de você! Quem vai assistir a seu evento também deve ter uma boa conexão de internet, caso contrário, a visualização pode ficar prejudicada.

Velocidade

Uma transmissão com qualidade HD exige uma velocidade de internet de pelo menos 5 Mbps. Caso você queira uma transmissão em 3D, esse mínimo sobe para 12 Mbps.

É como ver um vídeo na Netflix, por exemplo. Dependendo da qualidade da banda larga, fica muito difícil transmitir com a certeza de que quem está assistindo vai receber o vídeo tal qual o evento está ocorrendo.

Exclusividade

Outro fator que pode ser visto como uma desvantagem da live streaming é que somente pessoas que estão conectadas à internet terão acesso à transmissão. Por mais que a maioria das pessoas use smartphones com acesso a dados, nem sempre a rede da companhia telefônica permite assistir a um vídeo de alta qualidade com conexões 3G ou 4G.

Relacionamento

Outro problema da live streaming é o relacionamento. Se, por um lado, ele facilita muitas coisas, por outro, impede aquele contato mais próximo com os clientes.

Ao transmitir eventos por meio de live streaming, você deixa de conversar cara a cara com o público, quando poderia fazer a leitura de suas reações e estabelecer um relacionamento de qualidade.

Esse distanciamento pode afetar futuras negociações e abrir espaço para que concorrentes captem a atenção dos clientes com estratégias que demonstrem uma maior valorização — como os eventos presenciais.

Quer saber mais sobre como você pode preparar um evento on-line ou presencial? Veja os outros conteúdos da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima