Motivação de Funcionários — Por Que Bônus Não é a Única Forma?

Se o objetivo final é alcançar o sucesso, é fundamental contar com uma equipe engajada. E aí é que entra o detalhe: manter a motivação de funcionários é um verdadeiro desafio para as empresas — principalmente em tempos de crise.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

As bonificações em dinheiro nem sempre são as melhores pedidas para motivar pessoas. São diversas as possibilidades de investir na qualidade de vida dos colaboradores, deixando-os mais satisfeitos com o trabalho e, consequentemente, tornando-os mais produtivos.

Qual a importância de uma política de benefícios?

Os colaboradores formam a verdadeira força motriz de qualquer empresa. São eles, afinal, que junto da liderança tornam reais os sonhos e as metas do empreendedor.

Por essas e outras é tão importante desenvolver estratégias de gestão de pessoas para fomentar o espírito de dedicação e entusiasmo nos funcionários. Assim, eles também se sentem responsáveis pelo sucesso da organização.

Para que isso aconteça, no entanto, eles têm que estar satisfeitos com as condições de trabalho oferecidas e devem se sentir respeitados e valorizados pelo empregador.

Pensando nisso, cada vez mais gestores têm atentado para a necessidade de criar um programa de benefícios empresariais a fim de proporcionar determinadas vantagens ou comodidades a seus colaboradores.

Além de aumentar a motivação de funcionários, essa conduta ainda é capaz de reduzir o índice de rotatividade!

Atualmente, os trabalhadores (principalmente aqueles da chamada Geração Y) não almejam exclusivamente receber bons salários. É preciso, assim, oferecer algo a mais. Anote aí: o ideal é que os benefícios empresariais não se restrinjam apenas à questão financeira, devendo servir também para demonstrar preocupação e zelo da organização por seu pessoal.

No fim das contas, portanto, não basta oferecer mais do mesmo. É necessário superar os paradigmas e ir além, investindo na conquista e no engajamento do seu público interno.

Contar com uma política de benefícios variados representa, assim, uma importante estratégia empresarial para estimular a dedicação e a motivação de funcionários.

Como ir além das bonificações em dinheiro?

É inegável que todo profissional quer ser bem remunerado por seus serviços, mas saiba: existem outros fatores que interferem na qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho.

Aliás, são justamente esses fatores os principais responsáveis pela motivação e pelo engajamento de uma equipe.

Pense bem: se o principal motivo pelo qual uma pessoa permanece em determinado emprego é o dinheiro, basta encontrar outra empresa que pague um pouco mais ou até o mesmo tanto para migrar para a concorrência.

Lembre-se de que, com o tempo, o profissional acaba se acomodando no emprego. Chega uma hora que o desejo por novas oportunidades bate à porta. Para evitar o turnover, o gestor não pode pensar somente em dinheiro. É preciso agregar mais valor à relação de trabalho, oferecendo vantagens intangíveis, diferenciadas.

guia programa incentivo ebook

Pronto para enxergar além das bonificações financeiras como formas de manter a motivação de funcionários? Então confira agora mesmo algumas dicas!

Cuide do clima organizacional

Tenha sempre em mente que as pessoas passam grande parte dos seus dias no trabalho. Por isso, é importante fazer com que esse ambiente seja agradável, organizado e tranquilo.

Além de favorecer o rendimento dos colaboradores, um bom clima organizacional também propicia o desenvolvimento de ações criativas, inovadoras e cooperativas entre eles.

Procure dar feedbacks

A prática de feedbacks é vista como um benefício empresarial. Afinal, é natural querer saber se suas ações vêm obtendo o retorno esperado e se você está indo pelo caminho certo. O feedback fornece parâmetros para o colaborador verificar os resultados do seu trabalho, averiguando como está seu desempenho.

Com isso, além de ter mais segurança na execução das tarefas sob sua responsabilidade, o profissional também toma conhecimento de quais mudanças são necessárias para adequar seu serviço à conduta esperada pelo gestor.

Recompense o bom desempenho

Outra excelente maneira de contribuir para a motivação da equipe é recompensando os colaboradores pelo bom desempenho alcançado.

Novamente, não estamos nos referindo apenas a recompensas em dinheiro, ok? Mais que simplesmente ganhar um bom salário ou obter um aumento no final do mês, o trabalhador deseja ser reconhecido pelo que faz.

Um elogio caprichado no momento oportuno, a concessão de folgas, a flexibilização de horários ou a possibilidade de ascender na carreira são ótimas formas de motivar os funcionários a continuar trabalhando com eficiência e a dar seu melhor em prol do sucesso da empresa.

Conceda benefícios diferenciados

Outra excelente maneira de engajar a equipe é por meio da concessão de benefícios empresariais diferenciados. Podemos falar de experiências, por exemplo. Estas vivências ficam na memória e ainda podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador.

O importante aqui é entender que fugir do lugar comum certamente abre uma porta bem larga para o sucesso no quesito motivação de funcionários.

Para tanto, uma boa dica é apostar em benefícios que possam ser usufruídos coletivamente pelos colaboradores, como eventos e viagens de incentivo.

Os eventos propiciam excelentes oportunidades de integração, entrosamento e diversão para os colaboradores, além de aproximá-los da cultura e do clima da organização.

As viagens de incentivo, por sua vez, são prêmios inesquecíveis. Poder desfrutar de momentos de lazer e tranquilidade na companhia da família ou dos colegas fará seus funcionários mais felizes e satisfeitos no emprego.

Isso os motivará a querer contribuir cada vez mais para o sucesso do negócio, além de fidelizá-los à organização.

No atual cenário de competitividade da economia, contar com profissionais motivados e focados em alcançar os objetivos da organização é um importante diferencial. Por isso, investir em benefícios é uma excelente estratégia para assegurar o êxito do empreendimento.

Afinal, como os trabalhadores são os principais responsáveis pelos resultados do negócio, sem sua colaboração é impossível chegar ao topo!

Gostou das nossas dicas sobre motivação de funcionários? Confira outros artigos sobre o tema aqui no blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima