O que são ações de endomarketing e para que servem?

Criar um clima laboral saudável, com profissionais felizes com a carreira, ao mesmo tempo em que garante produtividade: alcançar essa façanha depende de várias estratégias, estando as ações de endomarketing entre as possibilidades. Como o próprio nome já sugere, trata-se basicamente do marketing aplicado ao interior da empresa. O propósito? Conquistar engajamento e fidelização por parte dos colaboradores. Mas, afinal, por que investir em endomarketing e que tipo de ações podem ser realizadas? É o que você vai descobrir agora!

O que exatamente é esse tal de endomarketing?

Antes de mais nada, vale ressaltar que comunicação interna e endomarketing são estratégias distintas. A comunicação interna é voltada para a socialização da informação dentro da empresa, visando manter os colaboradores a par do que acontece na organização. Seu cunho é, portanto, social. O endomarketing, por sua vez, é a comunicação mercadológica aplicada ao público interno. Seu maior objetivo é construir defensores da marca de dentro para fora. Tem, assim, um viés mais motivacional.

Por que investir em ações de endomarketing?

Existe uma enorme discussão a respeito da motivação das pessoas no ambiente de trabalho. Há quem pense que os colaboradores devem ser automotivados, enquanto outros defendem a ideia de que a empresa tem grande participação no engajamento do público interno. Considerando que a empresa que se preocupa com os profissionais que trabalham com ela tem mais chances de crescer e faturar, a segunda proposta parece mais sensata, não concorda?

Na visão do endomarketing, os colaboradores são vistos como clientes internos, que precisam, tanto quanto os clientes externos, de uma experiência incrível com a marca para se sentirem realmente parte da empresa. Sentindo-se valorizados, eles refletirão sua satisfação no atendimento que oferecem, melhorando o desempenho da empresa. De fato, as estatísticas comprovam essa teoria: a valorização faz com que 78% dos colaboradores se sintam mais motivados, com 65% deles trabalhando mais e 51% se mantendo fiéis à organização.

Outros efeitos positivos da implementação de ações de endomarketing na empresa são: melhoria do clima laboral, redução do turnover, diminuição significativa do absenteísmo, atração e retenção de talentos e redução dos custos com encargos trabalhistas por desligamentos e afastamentos. Está ficando cada vez mais interessante, não acha?

Que tipo de ações de endomarketing implementar?

Até mesmo as empresas menores podem implementar ações de endomarketing. Para isso, basta que consigam conciliar orçamento disponível e ideias criativas. Imagine então quem já tem um departamento de marketing estruturado e um orçamento próprio para incentivar os colaboradores! Aí não existe desculpa cabível para adiar a decisão. Confira algumas ideias e as adapte à sua realidade!

Crie redes sociais corporativas

As redes sociais caíram no gosto de todas as gerações, não é mesmo? Pois isso pode ser usado por sua empresa para estimular a interação entre os colaboradores. Assim, em vez de proibir o acesso a essas plataformas no ambiente de trabalho, crie uma rede exclusiva para seu time! Por si só, o sentimento de exclusividade já motiva a participação. E se a plataforma for inteligente, proporcionando trocas reais de conhecimento, nada melhor para fomentar a integração em torno dos valores que a empresa considera importantes!

Engaje com o marketing de conteúdo

Se o marketing de conteúdo é efetivo para engajar seus clientes externos, por que não surtiria o mesmo efeito com os clientes internos? Tudo o que você precisa fazer é identificar os interesses da sua audiência e transformá-los em conteúdos de qualidade, que se mostrem relevantes para os colaboradores. Coloque esse conteúdo em um blog corporativo e fomente os comentários! Você pode inclusive montar um time editorial e transformar os funcionários em produtores de conteúdo, estimulando a disseminação de conhecimento.

Estipule metas e recompensas

As ações de endomarketing servem para impulsionar o desempenho da sua equipe para que a satisfação do consumidor final seja atingida com excelência. Contudo, para saber como anda a performance do seu time, é preciso definir metas e indicadores de desempenho. Com base na avaliação realizada pela gestão de pessoas, estipule metas individuais e coletivas, comunicando-as a todos. Em seguida, crie um programa de incentivo para quem alcançar esses objetivos.

Entre as possíveis recompensas, você pode oferecer viagens de incentivo, passeios, experienciais, brindes, ingressos para shows, dias de folga ou até mesmo uma participação nos lucros do período. O mais importante é alinhar as recompensas ao que seus colaboradores valorizam, conseguindo assim a motivação necessária para que realmente corram atrás.

Promova eventos

Os eventos são ações de endomarketing normalmente muito bem recebidas pelo público interno. Grandes empresas (como Mondelez, Petrobras e Philip Morris) usam essa estratégia para motivar e engajar os colaboradores. Você pode fazer desde eventos pequenos, como um café da manhã, até celebrações de grande porte, como shows exclusivos para o time. Lembre-se de fazer uma pesquisa interna para saber quais atrações são interessantes os colaboradores e como eles se envolvem com esse tipo de ação.

Estimule a competição saudável

Especialmente no ambiente de trabalho, uma pequena disputa não tem como fazer mal. Para aproveitar esse espírito na empresa, crie competições saudáveis entre departamentos! Você pode, por exemplo, estipular metas globais de redução de custos e premiar aqueles setores que economizarem mais. Também pode oferecer viagens de incentivo pagas com o valor que deixou de ser gasto com itens supérfluos. E anote: se o destino puder ser escolhido pelo time vencedor, a motivação para cortar gastos se tornará ainda maior!

Ouça sua audiência

Muitas empresas falham em suas ações de endomarketing simplesmente por não ouvirem sua audiência, determinando o que será feito sem considerar o perfil do público interno. É preciso ter em mente que, assim como no marketing externo, o endomarketing deve segmentar seu público, fazer pesquisas, identificar hábitos e necessidades, além de definir objetivos e indicadores de performance. Portanto, antes de implementar qualquer ação, procure saber o que será eficaz! E isso só pode ser determinado ouvindo quem trabalha lá.

Na prática, crie canais de comunicação que viabilizem o feedback e fique atento às reações da sua equipe a cada ação de endomarketing executada. Faça pesquisas de satisfação e aceite as críticas, tudo para melhorar suas estratégias dia após dia.

Incentivar os colaboradores é o primeiro passo para uma empresa de sucesso. Mas que tal motivar todos os públicos da sua empresa? Saiba como implementar o marketing de incentivo!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima