Passo a passo: criando uma identidade para eventos corporativos, saiba sua importância

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Sejam palestras, workshops, feiras, convenções ou apenas uma comemoração de final de ano para os colaboradores, os eventos corporativos têm sido cada vez mais valorizados pelas empresas. E não é para menos! Quando bem planejados, podem gerar motivação e engajamento, alavancar e divulgar a marca, além de agregar parcerias extremamente importantes para o negócio.

Entretanto, para que o evento consiga realmente cumprir seus objetivos, alcançando os resultados esperados, é extremamente importante que ele passe uma imagem de profissionalismo, trazendo uma ideia de exclusividade e diferenciação. E é exatamente essa a finalidade da criação cuidadosa de uma identidade para o evento.

No post de hoje, preparamos um passo a passo com ações estratégicas que podem tornar a identidade do seu evento corporativo mais profissional e atrativa ao público. Continue a leitura e confira!

Tenha um objetivo bem traçado

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A elaboração de uma boa identidade está intimamente relacionada ao objetivo central do evento. Por isso, saber exatamente para que o evento está sendo organizado é essencial. Não importa se é um simples treinamento interno ou um grande congresso: as pessoas têm que enxergar e associar o evento à identidade criada especificamente para a ocasião.

Acredite: aspectos como a criação de um logotipo próprio, a escolha adequada das cores e a elaboração minuciosa de material gráfico possuem uma influência direta em como o público-alvo enxergará a ação e os propósitos pelos quais ela foi criada. Obviamente, tudo isso se reflete na adesão das pessoas ao evento.

Conheça o público-alvo

Para ser efetiva, a identidade de um evento tem que alinhar o propósito (citado no tópico anterior) e os interesses dos convidados. Dessa forma, com os participantes se identificando com a ação, acabam se sentindo mais motivados a participar.

Em função disso, é fundamental que, antes de definir a identidade do evento, você conheça a fundo o público-alvo para o qual ele está sendo desenvolvido. Quem são essas pessoas? Quais são seus interesses, hábitos e suas preferências? Ao ter essas questões respondidas, você terá uma noção bastante realista de suas expectativas em relação ao evento. E essa é a chave para o desenvolvimento de uma identidade marcante.

Escolha nome e tema adequados

Essa é uma questão extremamente importante! A temática principal do evento, bem como o nome escolhido para a ação possuem um impacto definitivo nas pessoas. Se o objetivo é organizar uma festa de confraternização para os colaboradores, por exemplo, por que não propor uma festa temática com um nome criativo?

Caso se trate de um seminário ou algo mais voltado ao desenvolvimento profissional, procure escolher uma linha de raciocínio a ser seguida em todas as atrações — como gestão de tempo ou alcance de metas, por exemplo. O importante é que, ao se inteirar do nome e do tema do evento, o participante já saiba, de antemão, o que o espera.

Considere os valores da empresa

Os eventos corporativos sempre são criados com o propósito final de trazerem benefícios à empresa organizadora, certo? Por isso, na hora de criar a identidade para seu evento, questões como missão e valores da empresa devem, obrigatoriamente, estar presentes, mesmo que sutilmente.

Se a empresa preza muito pelo formalismo e pela seriedade, por exemplo, escolher uma paleta de cores berrantes para a identidade do evento pode soar destoante da mensagem que o negócio gostaria de passar, não concorda? Da mesma forma, se o ambiente de trabalho é mais descontraído e informal, organizar uma confraternização de colaboradores distribuindo convites sóbrios demais pode causar uma impressão errada. Esteja atento a essa questão na hora de formular a identidade do evento, tendo muito claro o que a empresa representa no mercado e qual mensagem deseja passar.

Atente-se para a impressão inicial

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Se o evento for direcionado a pessoas que não conhecem o trabalho exercido em sua empresa (como potenciais clientes, fornecedores, patrocinadores e parceiros), reflita cuidadosamente sobre a impressão inicial que quer passar a esse público. Nesses casos, é necessário ter um cuidado redobrado: o nome precisa ser impactante, chamar a atenção e gerar curiosidade.

Do mesmo modo, criar sites e páginas descrevendo o evento na internet ajudam a aumentar a visibilidade da ação nas ferramentas de buscas e redes sociais. Mas atenção: a identidade criada para o evento deve ser aplicada também a todo o material publicado na internet! Além disso, crie páginas bastante explicativas, interessantes e, principalmente, fáceis de navegar.

Replicando a identidade em todos os materiais

Após definir a identidade do evento que você está organizando, é imprescindível espalhá-la em todo e qualquer material criado especificamente para a ação. Afinal, e-mails, páginas, folders, banners, crachás, camisetas, convites e qualquer tipo de peça publicitária fazem parte da estratégia de divulgação. Por isso, devem estar padronizados.

Esse tipo de ação não só marca o evento na memória do público como promove conceitos implícitos de qualidade, profissionalismo e confiança. E ainda facilita o seu trabalho, que só tem que adaptar uma excelente ideia para outros formatos!

Seja simples e direto

Na hora de criar a identidade de um evento, a máxima de que menos é mais cai como uma luva. Pense bem: para ser realmente eficiente, a mensagem que se deseja passar deve ser compreendida com rapidez e memorizada facilmente. Por isso, opte sempre por algo mais clean, sem muitos excessos e elementos de interpretação complexa. Dessa maneira, conseguirá uma interação mais emocional e íntima com o participante, deixando o evento mais marcante e vivo em sua memória.

A identidade de eventos corporativos funciona como uma referência da empresa diante dos convidados. Assim, estar atento a essa questão é essencial na hora demonstrar seriedade e comprometimento, fortalecendo, dessa maneira, a marca.

Pronto para seguir o passo a passo do post de hoje e passar a criar identidades para eventos corporativos super alinhadas e eficientes? É testar e comprovar! Antes, porém, comente aqui e nos conte quais são os critérios que você usa atualmente na hora de criar identidade para eventos corporativos! Qual você acha mais eficaz? Não deixe de dividir sua experiência conosco e enriquecer a discussão!

Sobre o autor

Formado em Administração Pública pela Unesp e Pós Graduação em Administração e Gestão de Eventos pelo Senac SP, Alexandre Kida é responsável pela área de eventos & incentivos na Copastur. Com experiência de 17 anos na área, é apaixonado pelo que faz, compromissado com a excelência na entrega dos serviços e satisfação plena dos clientes.

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