Como evitar prejuízo em viagem corporativa?

Você por acaso tem a impressão que, muitas vezes, os deslocamentos a negócios acabam gerando gastos excessivos para a empresa? Não acha que isso pode se dever à inexistência de um controle efetivo sobre os recursos investidos nessas iniciativas? Não tem mistério: para evitar o prejuízo em viagem corporativa, é necessário otimizar o investimento, sempre levando em conta as oportunidades que podem ser fechadas.

Mas como fazer o gerenciamento desses recursos da maneira certa e, assim, evitar prejuízos financeiros? Confira as dicas que preparamos para você!

O que gera gastos nas viagens a trabalho?

Geralmente, as decisões de última hora e a falta de planejamento são os fatores que geram mais despesas para qualquer organização no que se refere às viagens corporativas. Entenda melhor esse contexto a partir de agora!

Compra de passagens em cima da hora

Ao deixar para comprar a passagem perto demais da data da viagem, os gestores acabam arcando com um custo muito maior. Nesse ponto, para evitar o gasto excessivo no orçamento, o ideal é se programar para adquirir os bilhetes entre 60 e 90 dias antes da data da viagem. Além disso, você ainda pode evitar os horários e dias de maior movimento, gerando mais economia para o negócio.

Falta de seguro

Infelizmente, não é possível prever todos os problemas que podem surgir durante uma viagem corporativa. É imprescindível, portanto, sempre contratar seguros para os colaboradores que se deslocam em nome da empresa. O seguro é responsável por arcar com despesas médicas, extravios de bagagem, roubos e demais eventualidades comuns a qualquer viagem. É um cuidado essencial para o negócio, já que sua ausência pode gerar gastos bem maiores que os previstos.

Descuidos com a documentação

A falta de atenção com detalhes relativos à documentação pode gerar bastante confusão na hora do embarque para um voo. Casos simples, como erros de grafia, trocando M por N, por exemplo, já podem até mesmo impedir o embarque de um passageiro, sabia? Por isso, é essencial conferir tudo com antecedência. Assim, se perceber um erro, terá tempo suficiente para fazer as correções necessárias!

Excesso de bagagem

Cada vez mais, as companhias aéreas estão limitando o peso da bagagem dos passageiros. De acordo com as novas regras aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias agora podem cobrar pelas bagagens despachadas. Portanto, é fundamental orientar os funcionários para que fiquem atentos ao limite determinado pela empresa, a fim de evitar gastos desnecessários.

Como evitar prejuízo em viagem corporativa?

Para evitar gastos além da conta, as organizações devem estabelecer regras para as viagens a negócios. Acompanhe algumas sugestões e comece a se preparar desde já!

gestão corporativa banner

Elabore uma política de viagens corporativas

Esse documento informa todos os detalhes sobre as viagens realizadas pelos colaboradores em nome da empresa. Traz, assim, orientações sobre a compra de bilhetes e a reserva de hospedagem, bem como sobre gastos com alimentação e deslocamentos. A política de viagens também deve estabelecer normas para autorização e aprovação dos deslocamentos corporativos, incluindo a possibilidade (ou não) de adiantamento, prazo para reembolso e todas as regras para a prestação de contas.

É importante, por exemplo, que os valores disponibilizados para as diárias sejam adequados ao padrão de viagem, diferenciando os limites para trajetos nacionais e internacionais. Assim devem ser tratados todos os demais assuntos envolvendo as viagens corporativas, com riqueza de detalhes, sem permitir ambiguidades. Cria-se, desse modo, uma sistemática para a organização e a padronização dos procedimentos, evitando mal-entendidos e prejuízo em viagem corporativa.

Conte com um bom planejamento

Na hora de organizar a viagem de um colaborador, é fundamental ter um planejamento. Fazer uma checklist minuciosa das tarefas a serem cumpridas pode ajudar bastante nessa etapa, evitando o esquecimento de algum item importante.

Lembre-se: para diminuir os custos das viagens a trabalho, é necessário adquirir as passagens e reservar o hotel com antecedência, calcular o tempo necessário entre uma conexão e outra, verificar os meios de transporte disponíveis na localidade de destino, entre outras diversas possibilidades. Além disso, é imprescindível informar o colaborador com antecedência. Desse modo, ele pode verificar a necessidade de atualizar algum documento importante, como carteira de identidade ou passaporte.

Pense nos horários de trabalho

Se o local de destino tiver um fuso muito diferente do praticado na sede da empresa, será preciso entrar em um consenso para definir o horário de trabalho do colaborador por lá. Afinal, ele até pode cumprir a carga horária exercida nos dias normais, mas provavelmente não conseguirá estar disponível no período padrão. Imagine: ficaria bem desconfortável iniciar a jornada cedo ou tarde demais só para atender ao horário do país de origem! Também deve haver um limite de cobrança em relação ao colaborador, visto que, se ele excede a jornada de trabalho, continua tendo direito a hora extra.

Dê informações detalhadas sobre o destino

Na hora de estabelecer o destino da viagem a negócio, é imprescindível pesquisar informações sobre a região, avaliando a temperatura média, por exemplo, para saber o tipo de roupa que deve ser levada na mala. Também é bom saber se o padrão das tomadas é diferente, bem como conhecer minimamente os hábitos locais, o idioma e os costumes. Assim, o colaborador evita passar apertos e também ter gastos desnecessários — comprando um adaptador de tomada ou um casaco de última hora, por exemplo.

Emita a CAT em casos de acidentes

Como imprevistos sempre podem acontecer, é imprescindível contratar um seguro viagem e emitir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) se acontecer algum desastre com o funcionário durante o deslocamento. Caso contrário, a empresa poderá ser multada, gerando prejuízos financeiros. Para fugir de situações perigosas, a organização pode solicitar que o funcionário evite atividades arriscadas durante a viagem, mesmo que em suas horas livres — como a prática de esportes radicais.

Contrate uma empresa para ajudá-lo

Mesmo que o gestor tenha tempo para planejar os detalhes da viagem corporativa, o ideal mesmo é contratar uma empresa terceirizada para ajudar na organização. Desse modo, você não só tem a certeza de que não se esquecerá de nenhum detalhe importante como pode economizar uma boa quantia para os cofres do negócio. Muitas empresas da área possuem parceiros e fornecedores que podem oferecer preços especiais na aquisição de passagens ou reserva de hospedagens, por exemplo. Aproveite!

Como você viu, é essencial criar uma política específica para os deslocamentos a trabalho, fazer um planejamento cuidadoso e reunir informações sobre o destino para evitar prejuízo em viagem corporativa. Quer saber como reduzir os custos para sua empresa? Aproveite então para conferir nosso post sobre política de viagens e o que é preciso para gerar economia!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima