Saiba como divulgar um evento de relacionamento para clientes?

Um evento de relacionamento é um recurso estratégico para o marketing da empresa, pois pode ajudar o negócio a fidelizar clientes, a estabelecer parcerias valiosas com fornecedores, a melhorar sua prospecção de talentos e, claro, a fortalecer sua reputação perante o mercado! Mas nada disso acontece se o evento não tiver um bom índice de comparecimento ou for restrito apenas a funcionários e fornecedores! Para não acabar com um evento vazio, é preciso pensar em uma divulgação de excelência. Quer saber como trazer clientes para essas ocasiões? Então siga nossas dicas!

Mantenha uma boa base de contatos

Para garantir que seu evento seja um sucesso, é preciso convidar as pessoas certas. Com uma boa gestão de contatos, a empresa consegue visualizar o perfil dos seus clientes, fornecedores e parceiros para, assim, desenhar o tipo de evento que pode atrair esse público. Lembrando que uma boa base de contatos deve incluir informações relevantes sobre as pessoas, como telefone, e-mail ou endereço. Portanto, manter esses dados atualizados é o mínimo que sua empresa precisa fazer para garantir que o convite perfeito chegue no alvo adequado no tempo e no momento certos.

Use as redes sociais a seu favor

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o bom uso das redes sociais não é traduzido apenas no número de seguidores que sua página institucional tem. Na verdade, essa estratégia exige interação constante com o público, a fim de construir diariamente um relacionamento que pode ser concretizado com a realização do evento.

Nessas horas, vale divulgar a realização do evento da empresa no Twitter, criar um convite no Facebook e distribuir ingressos nas próprias redes sociais. Além disso, essas plataformas também costumam oferecer opções pagas ou não de divulgação, aumentando a capacidade da empresa em atingir um público elevado. Também vale criar ações especiais para a internet, oferecendo atrações ou ingressos a mais para seus seguidores nas redes ou atrelando a entrada no evento a curtidas na página ou ao compartilhamento do link na página pessoal, por exemplo.

Defina com cuidado seu público-alvo

Sempre é bom lembrar que qualidade é muito diferente de pura quantidade. Pense bem: pouco adianta ver a sala de convenções da sua empresa lotada de estudantes da graduação se o evento que você está promovendo tem como objetivo atrair grandes investidores para o negócio. Focar no público-alvo que você deseja atrair para seu curso, sua conferência ou seu treinamento ajuda a desenhar a identidade do evento e seu planejamento estratégico de divulgação, o que influencia desde a escolha de meios para a promoção, passando pela linguagem usada até chegar à forma de envio dos convites.

Se você precisa atrair jovens, por exemplo, pode investir em estratégias de divulgação mais ligadas às redes sociais — como Instagram, Facebook ou Snapchat. Já se sua clientela é mais conservadora, vale o e-mail marketing e, em alguns casos, até a entrega tradicional de convites, com papel e selo. A divulgação assertiva diminui os custos, garante a agilidade do processo e dá ao evento um clima de exclusividade que fará com que seus convidados se sintam requisitados e prestigiados simplesmente por serem lembrados pela empresa.

Mostre os diferenciais do evento

Por que o evento da sua empresa merece ser prestigiado? O curso oferecido vai contar com um palestrante conhecido? A conferência também será uma oportunidade para que mostre um produto diferenciado? É simples: um evento de sucesso precisa de atrações para fisgar o público-alvo. E esses diferenciais devem estar claros em cada peça de divulgação! Durante o período de envio de convites, mostre que o participante sairá do curso, da palestra ou do workshop oferecido por sua empresa com um ganho real de conhecimento e experiência.

Com o direcionamento certo, você também pode salientar que aquele evento foi pensado exclusivamente para atender às necessidades dos convidados, que terão uma oportunidade única de crescimento profissional por meio do conhecimento adquirido, ainda tendo a oportunidade de turbinar seu networking ao conviver com profissionais qualificados que têm os mesmos interesses que eles!

Cultive uma certa sensação de urgência

Para que um evento seja concorrido, é preciso, antes de mais nada, que ele pareça ser concorrido. É importante fazer com que o convidado sinta que precisa garantir logo sua presença ou acabará ficando de fora. Existem algumas táticas para garantir essa sensação de urgência, que vão desde a liberação de lotes controlados, que podem inclusive ter um preço ascendente, até o uso de promoções para confirmações antecipadas, garantindo descontos para os primeiros a confirmar. No caso, isso vale para eventos pagos.

Mas em outras circunstâncias também é possível dar vantagens para os convidados que agilizarem o aceite do seu convite, viu? Isso pode acontecer por meio de brindes ou de condições especiais, como um bom posicionamento nas mesas de palestras, uma conversa direta com um dos principais palestrantes ou descontos em compras posteriores de produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Agradeça pela participação

Você destinou grandes recursos e bastante esforço para promover e realizar um evento institucional, certo? Mas não se engane ao achar que a atuação da sua equipe acaba quando todos os convidados vão embora! Na verdade, aí começa uma nova fase: é preciso cuidar dos passos seguintes, garantindo o retorno dos clientes para as próximas ações da empresa.

A maneira mais simples de fazer isso é enviando agradecimentos para o público, seja via e-mail marketing ou das redes sociais. Também é importante que você divulgue o que aconteceu para quem não foi! Fotos no site institucional, blogs e sites são boas maneiras de cumprir essa etapa. Outra boa estratégia pedir feedbacks para o público, seja por meio de pesquisas tradicionais, com a solicitação do preenchimento de um questionário rápido, ou por meio de avaliações nas redes sociais.

O convidado que divulga suas impressões sobre um evento no Facebook, por exemplo, não apenas dá um retorno necessário para que sua empresa continue melhorando, mas ajuda a divulgar de maneira orgânica as ações do seu negócio, incentivando seus contados a acompanhar os passos da instituição e ficar atentos aos eventos seguintes promovidos pela empresa.

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