Inovação em eventos: 13 tecnologias para eventos corporativos em alta

Em um mundo cada vez mais digital, a inovação em eventos corporativos é  indispensável. Com o constante avanço tecnológico, os eventos corporativos deixaram de ser apenas reuniões formais para se tornarem experiências imersivas e interativas. Para se destacar na multidão e criar eventos que sejam memoráveis, é essencial acompanhar as tendências e integrar as mais recentes tecnologias no planejamento e execução de eventos.

Imagine utilizar uma tecnologia para eventos que permita rastrear os passos dados pelos participantes entre os estandes e o tempo de permanência em cada um deles. A quantidade de dados qualificados gerada seria enorme, trazendo informações extremamente úteis para a elaboração de relatórios e a manutenção de um bom relacionamento pós-evento.

Neste artigo, vamos trazer dicas de como inovar na área de eventos, além de explorar 13 tecnologias emergentes que são tendências. Continue lendo o artigo para saber mais sobre o tema!

Como inovar na área de eventos?

Fazer eventos inovadores é um desafio que exige criatividade, planejamento e tecnologia. Para criar eventos que surpreendam e encantem os participantes, é preciso oferecer experiências únicas, interativas e memoráveis. Algumas dicas para fazer eventos inovadores são:

  • Escolher um local que tenha a ver com o tema e o público do evento, ou personalizar o espaço com cenografia, decoração e iluminação;
  • Elaborar uma programação atrativa, que inclua atividades extras, palestrantes renomados, atrações culturais e momentos de networking.

Além disso, um organizador de eventos pode inovar na área de eventos de diversas formas, algumas opções são:

Trabalhar o conceito de sustentabilidade

Trabalhar a sustentabilidade em eventos pode torná-los mais inovadores, pois demonstra uma preocupação com o meio ambiente, a sociedade e a economia, além de reduzir os impactos negativos dos eventos, as ações sustentáveis podem gerar benefícios para os organizadores, os participantes e as comunidades locais.

A incorporação de conceitos de sustentabilidade, como a utilização de materiais reciclados ou veganos, pode atrair um público mais consciente e eco-friendly.

Investir em eventos híbridos

Outra opção é apostar em eventos híbridos, que combinam elementos presenciais e digitais, permitindo assim uma maior flexibilidade e alcance de público. 

Personalização do evento

A personalização do evento de acordo com as preferências e necessidades dos participantes também pode ser uma estratégia inovadora para se destacar no mercado de eventos.

Tecnologia

A tecnologia permite criar experiências únicas e memoráveis para os participantes, além de otimizar e automatizar diversas etapas da produção. 

Por exemplo, um organizador pode usar plataformas de registro online, aplicativos de eventos, redes sociais e marketing digital, projeções interativas, realidade virtual e aumentada, entre outras soluções.

Ao inovar na área de eventos, o organizador se destaca da concorrência, aumenta a satisfação do público e gera mais resultados para o seu negócio.

Tecnologia para eventos corporativos

Confira a seguir a lista com as principais tendências que podem transformar confraternizações, congressos e demais eventos corporativos em ocasiões muito mais interessantes e interativas!

1. Beacons: crachás com geolocalização e geração de dados qualificados

As tecnologias beacon disponibilizam informações aos usuários a partir da configuração de bluetooth de celulares cadastrados por meio de geolocalização. Caso você esteja passando por uma loja que possua esse aparelho de proximidade, por exemplo, pode receber notificações de promoções direcionadas. 

Assim, a interação entre consumidor e anunciante se torna mais prática e rápida. Suas funções lembram as do QR code, embora apresentem mais possibilidades de uso — como o rastreamento.

Geralmente, para usar o beacon é necessário baixar um aplicativo, assim como no caso do QR code. Por isso, as empresas vêm criando novas tecnologias que permitem sua inserção em crachás de eventos, facilitando o recolhimento de informações valiosas.

Os beacons podem ser aproveitados para:

  • Automatizar o check-in dos convidados;
  • Promover networking;
  • Criar banco de dados;
  • Gerar relatórios;
  • Controlar o fluxo de tráfego dos participantes. 

Assim, as atividades podem ser rastreadas e as tomadas de decisão se tornam mais precisas.

Os convidados também são beneficiados por conseguirem visualizar rapidamente a programação, incluindo até possíveis mudanças no evento. Também dá para conferir resumos das conferências vistas e receber promoções exclusivas ao passar determinado tempo em um estande.

2. Pulseiras NFC

Você já reparou que cada vez mais pessoas vêm usando pulseiras de silicone em eventos? Versão mais simples dos beacons, as pulseiras Near Field Communication (NFC) também funcionam pela proximidade entre dispositivos conectados entre si, sendo bastante empregadas para obter informações de tráfego dos visitantes e criar uma espécie de mapa.

3. Totens interativos

Antes criados e disponibilizados apenas para carregamento de smartphones e tablets em eventos, os totens agora apresentam funcionalidades muito versáteis, que possibilitam experiências diferenciadas para os usuários. São ótimas opções para espaços de descanso, como forma de entretenimento. Ao final da interação com essa tecnologia para eventos, é possível obter informações do usuário para entrar em contato posteriormente. 

Outras alternativas possíveis da utilização dos totens são:

  • Quizz interativo;
  • Jogo com brindes e promoções;
  • Divulgação interativa da empresa e de seus produtos;
  • Transmissão simultânea de acontecimentos do evento;
  • Repetição de destaques.

É importante que os totens sejam espalhados pelos vários ambientes, evitando assim o acúmulo de pessoas em um único espaço, ao mesmo tempo em que facilita o aproveitamento de cada instante da programação.

4. Robôs

Outros tipos de tecnologia para eventos são os robôs display. Ao contrário do que muita gente ainda pensa, a interação com robôs não é restrita a filmes de ficção científica. Agora, é possível usá-los a favor do seu evento, seja como recepcionistas ou promotores de venda, por exemplo. Isso é possível por meio de aplicativos personalizados.

O robô display geralmente apresenta formato semelhante ao do corpo humano, possuindo até mesmo um rosto — virtual, claro. Imagine só estar no meio de um evento e ser abordado por um robô convidando para um jogo, ainda entregando brindes ao final da brincadeira? 

Quer maneira melhor de deixar os participantes do evento encantados com tamanha interatividade?

5. Realidades virtual e aumentada

Pensando em equipamentos que permitem tornar seu evento mais interativo, podemos citar duas tecnologias que parecem ter o mesmo significado, mas que, na verdade, apresentam aplicações diferentes: a realidade virtual e a realidade aumentada.

No caso da realidade virtual, o usuário entra em um mundo completamente novo, podendo participar de jogos ou interagir com aplicativos, propiciando uma experiência de imersão totalmente inovadora em cenários diversos.

Já a realidade aumentada possibilita a inserção de objetos e cenas virtuais no mundo palpável, no contexto em que o indivíduo se encontra. 

Com esse tipo de tecnologia para eventos, é possível criar atividades de entretenimento estilo caça ao tesouro, em que o usuário continua enxergando e ouvindo o mundo real, mas se relaciona ao mesmo tempo com os objetos virtuais. Na prática, basta lembrar de como funciona o jogo Pokémon Go ou então a novidade do Metaverso!

6. Drones: filmagem do evento sob novas perspectivas

Os dirigíveis voadores (mais conhecidos como drones) estão cada vez mais populares e mais fáceis de serem manipulados.

Um drone pode ser usado para filmar o evento de novas perspectivas e transmitir o vídeo ao vivo pelas redes sociais, por exemplo. Esse tipo de filmagem valoriza sua iniciativa, impactando positivamente os participantes.

Para usar o equipamento, há a opção tanto de contratar empresas especializadas que oferecem o serviço completo quanto de alugar drones. Se sua organização achar interessante, pode comprar um drone e treinar alguém da equipe para operá-lo. Com isso, não tenha dúvida de que as filmagens dos eventos ficarão bem mais dinâmicas e divertidas.

Uma dica extra de como utilizar essa tecnologia para eventos é realizar um show de drones! Sim, isso existe, e já é utilizado em alguns locais como maneira de substituir os fogos artifícios. Como isso funciona? 

Basicamente, uma grande quantidade de drones — que poderia variar de 300 a mais de 1000 — são controlados automaticamente para voar em diversas formações, criando um espetáculo luminoso no céu, mas sem o barulho dos fogos. Nas Olímpiadas de 2020, no Japão, por exemplo, essa tecnologia foi utilizada durante a cerimônia de abertura do evento.

7. Decoração hi-tech: luzes que interagem com os convidados

Em vez de gastar uma montanha de dinheiro com objetos, flores e outros adornos tradicionais, que tal fazer uma decoração hi-tech

A projeção mapeada, por exemplo, ajuda a lançar imagens nas paredes, sobre o piso e no teto, que interagem com os movimentos das pessoas. Dessa forma, você consegue exibir fotos e cenas em planos diferentes, além da possibilidade de refleti-las em espaços com obstáculos, como portas e biombos.

Depois do sucesso do uso desse tipo de projeção nas Olimpíadas 2016, as organizações passaram a investir pesado na inovação, criando projeções incríveis alinhadas com o propósito dos eventos. 

O mais interessante é que é possível personalizar tudo de acordo com o tema, o que facilita a manutenção da identidade visual. Sem contar que esse tipo de decoração não só é ecologicamente correta como encanta os convidados!

Outro tipo de equipamento de decoração hi-tech é o piso interativo. Com diferentes tipos de ilustração, a criatividade do evento fica ainda maior e as pessoas conseguem interagir com as imagens a partir de seus movimentos. 

Caso a escolha seja por uma simulação de campo de futebol, por exemplo, ao pisar na bola, ela se desloca, sendo possível até fazer gols. Caso represente um aquário, cardumes de peixe se deslocam de acordo com as pegadas dos convidados.

8. Plataformas digitais: rapidez e praticidade ao divulgar informações

As possibilidades oferecidas pelas redes sociais só aumentam — além de serem constantemente melhoradas. Por isso, é preciso estar em constante atualização para saber qual é a febre do momento de modo a não acabar usando ferramentas já obsoletas, que não produzirão engajamento.

No Instagram, por exemplo, a equipe de comunicação da empresa pode fazer uma live do evento ou postar pequenas pílulas de vídeo nos stories ou reels sobre a percepção dos convidados em relação às palestras e demonstrações. O uso de hashtags específicas continua sendo uma boa pedida para gerar visibilidade para a iniciativa.

A equipe de comunicação da empresa também pode lançar um perfil do evento nas redes sociais para permitir a publicação de textos rápidos, fotos e vídeos. Providencie um fotógrafo para percorrer os ambientes e fazer os registros oficiais. Já os posts dos participantes podem ser replicados. Isso dá um up na divulgação do evento e promove a interação entre os participantes.

Essa é uma tecnologia para eventos que, na verdade, já estamos mais do que acostumados. Afinal, as redes sociais são amplamente utilizadas pela população e a empresa deve marcar presença naquelas que mais fazem sentido para o seu público.

9. Hotsite

A criação de sites simples e objetivos para a divulgação dos eventos corporativos tem se mostrado uma estratégia com resultados muito positivos, como obtenção de maior relevância nos buscadores.

Assim, as principais informações do evento são reunidas em uma página de navegação intuitiva e de simples entendimento, permitindo que o visitante acesse tudo o que precisa saber em uma única plataforma. É possível, dessa forma, otimizar o número de inscrições e melhorar a divulgação.

Não se esqueça de que é necessário que o hotsite seja responsivo e mobile friendly, sem conteúdos que demorem demais a carregar nos dispositivos móveis.

E procure investir na valorização da identidade visual do evento, abusando de fontes e imagens chamativas para prender o olhar de quem acessa o site. Outras ações importantes são: 

  • Inserir informações sobre palestrantes;
  • Divulgar mapas do local;
  • Permitir a realização rápida de inscrições;
  • Apresentar patrocinadores;
  • Dar dicas de hotéis e restaurantes próximos;
  • Compartilhar em blogs, redes sociais (como o Instagram e TikTok) conteúdos valiosos.

10. Notificações push

Aquelas mensagens que aparecem na tela inicial do celular podem ser direcionadas de maneira útil para quem participa de um evento. Caso você decida criar um aplicativo exclusivo da empresa para a ocasião, o uso de notificações push para o envio de promoções imperdíveis ou brindes pode gerar bastante engajamento. 

O aplicativo pode ser configurado para oferecer determinada promoção ou brinde para as X primeiras pessoas que clicarem na mensagem, proporcionando envolvimento de qualidade, sem intromissão ou incômodo. Essa é uma tecnologia para eventos que beneficia a comunicação com o público.

Caso queira atingir só certos grupos ou apenas uma pessoa, basta configurar o app corretamente e personalizar a mensagem, tornando-a relevante para o destinatário. Quer uma chance melhor para usar técnicas de marketing one to one?

11. Holograma: palestrante presente sem realmente comparecer

Tecnicamente falando, os hologramas são imagens tridimensionais que contêm dados da intensidade e da fase da radiação refletida, difratada ou transmitida por objetos ou pessoas fotografados. Resumindo: é uma espécie de imagem ou vídeo em formato 3D.

Um palestrante importante perdeu o voo ou teve algum imprevisto? É possível que, ainda assim, ele consiga participar do evento sem nenhum prejuízo para a organização. Por meio da projeção holográfica, é como se a pessoa estivesse realmente ali. A partir de hoje, então, esqueça os problemas técnicos causados por transmissões simultâneas.

Devido a pandemia de Covid-19, esse recurso tornou-se ainda mais importante, possibilitando com que as pessoas pudessem estar em eventos, mesmo participando de suas casas por conta do isolamento social.

E não há limites para as ideias. Sua empresa pode projetar o presidente da corporação com uma mensagem importante ou até contratar uma celebridade para repassar mensagens, promover engajamento ou simplesmente entreter o público. Basta usar a imaginação e escolher uma empresa especializada no assunto!

12. Tablets e cardápios por QR Code

Que tal substituir os cardápios ou os blocos de anotações por tablets? Dependendo do tamanho do evento, é possível fazer essa substituição, tornando a experiência dos participantes ainda mais interessante. Essa é uma tecnologia utilizada para eventos, restaurantes, cafeterias e diversos outros negócios. 

Inserir fotografias de qualidade das refeições disponíveis no cardápio, por exemplo, é uma boa ideia para aguçar os sentidos dos convidados. Você ainda pode aproveitar para reforçar a imagem da empresa, criando planos de fundo com a identidade visual da organização. Menus por QR Code também se tornaram algo muito comum nos últimos anos.

Também é possível entregar tablets como brindes especiais, com um aplicativo da empresa já instalado, ou disponibilizar os equipamentos aos participantes apenas durante o evento. Para isso, não é preciso necessariamente comprar uma quantidade exorbitante de aparelhos, pois existem empresas que os alugam, sabia?

13. Impressora 3D e brindes exclusivos

Já se o objetivo é inovar de verdade, por que não presentear os participantes do evento usando um equipamento bastante moderno e que atiça a curiosidade de qualquer um? A impressora 3D pode atuar dessa maneira, além de apresentar a possibilidade de se transformar em uma atração à parte.

Como a impressão de um protótipo demanda um tempo considerável, o ideal é fazer várias cópias do item escolhido para distribuição, enquanto o equipamento realiza a demonstração. As cópias podem ser feitas de gesso, a partir de uma impressão, reduzindo custos do evento.

Pronto para planejar um evento corporativo inovador?

É preciso lembrar que o uso da tecnologia  para eventos corporativos é mais que inusitado. Na verdade, trata-se de atualização. Afinal, tais recursos permitem um número gigantesco de combinações que podem transformar simples eventos corporativos em momentos absolutamente memoráveis. 

É possível transmitir melhor as mensagens e, consequentemente, cumprir os objetivos da empresa com as pessoas efetivamente indo ao encontro do comportamento de hiperconexão tão difundido nos dias de hoje.

Na prática, estamos todos tão cercados pela tecnologia que o esperado é que ela esteja presente em todos os cantos. Empresas antenadas com essa nova realidade não devem perder a oportunidade de impactar a experiência de seus stakeholders com o que há de mais moderno no mercado.

Ficou animado com tantas possibilidades de uso da tecnologia para eventos e quer começar a utilizá-las o quanto antes, possibilitando experiências cada vez mais modernas e impactantes aos participantes? 

Nós podemos ajudar! Entre em contato com a Copastur e descubra quais tecnologias se encaixam melhor no objetivo do seu evento corporativo!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima