87 – Sintropia: a chave para um futuro sustentável

Você sabe o que é Sintropia? Trata-se da capacidade de organização de um sistema em busca de maior organização, diferenciação e integração. No episódio #87, vamos falar sobre uma abordagem agrícola criada pelo suíço Ernst Gotsch, que procura imitar os processos naturais dos ecossistemas florestais para promover o desenvolvimento sustentável.

O tema, que vem sendo discutido na novela Renascer, da Globo, é o foco do nosso bate-papo com Dayana Andrade, doutora em ciências ambientais, Felipe Passini, jornalista especializado em pesquisa agrícola, e Edmara Barbosa, escritora.

Aperte o cinto! Juntos, vamos desvendar os segredos dessa abordagem ecológica incrível.

Ouça “#87 – Sintropia: a chave para um futuro sustentável” no Spreaker.

botao deezer itunes spotify youtube

Se preferir, confira o podcast em vídeo:

Edmara Barbosa

Filha do autor Benedito Ruy Barbosa, Edmara Barbosa iniciou sua carreira na TV Cultura e foi colaboradora e pesquisadora pela TV Globo de 1981 até 2004, quando se lançou como autora com o remake de “Cabocla”. Em 2006 assinou o remake “Sinhá Moça”, indicada ao prêmio Emmy, sendo responsável pela criação da categoria “novelas” no referido prêmio. Em 2015 lançou sua primeira novela autoral, “Velho Chico”, inserindo dentro do enredo da novela a discussão sobre o uso abusivo dos agrotóxicos na produção de frutas na região do médio São Francisco, e os impactos da agricultura convencional sobre o meio ambiente. Em suas pesquisas conheceu o modelo de agricultura conhecido como Agricultura Sintrópica, fundamental para a construção da história de um de seus personagens. Velho Chico foi indicada ao prêmio Emmy, levantando durante a premiação a discussão do tema. Em 2019, Edmara fundou a Rede de Comunicação “Nós Fazemos o Clima” para discutir o tema, apresentar os problemas e buscar soluções. Atualmente a autora segue carreira solo, como produtora e escritora, tratando do tema sustentabilidade e inclusão social em todos os seus projetos.

Instagram – @edmaraoficial

felipe e dayana

Dayana e Felipe compartilham uma trajetória dedicada ao estudo teórico, à experimentação prática e à difusão da agricultura sintrópica tanto no Brasil quanto no exterior. Ambos possuem formação em Jornalismo e pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação pela UFRJ. Na TV Globo foram os consultores ambientais das novelas “Velho Chico” (2016) e “Pantanal” (2022) e atualmente trabalham em “Renascer”, que irá ao ar em 2024. São autores do livro “Vida em Sintropia: a agricultura sintrópica de Ernst Gotsch explicada”. Os dois vivem hoje no sul da Itália, onde trabalham com recuperação de áreas degradadas em uma tradicional região de oliveiras.

Instagram –@felipe_pasini e @dayana_andd

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima