Com o avanço da vacinação contra covid-19, o setor de turismo corporativo demonstra uma crescente recuperação, inclusive para destinos internacionais. De acordo com a Abracorp, as viagens corporativas cresceram 96% em setembro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo um faturamento de R$ 453,4 milhões.
Esse número tende a aumentar ainda mais em 2022. Continue lendo para saber quais países já estão recebendo viajantes.
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Quais são os melhores destinos internacionais para viagens corporativas atualmente?
Um estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC) apontou que as viagens corporativas estão passando por um crescimento modesto, com gastos globais em cerca de 26% este ano, seguidos por um aumento previsto de 34% em 2022.
Os destinos internacionais que estão avançando mais na retomada de viagens corporativas são:
- Oriente Médio (+49%);
- Europa (+36%);
- África (+36%);
- Ásia-Pacífico (+32%);
- e Américas (+14%).
Países para viajar a negócios e protocolos necessários
Entre os locais com fronteiras abertas para brasileiros estão países europeus como:
- Alemanha;
- Bélgica;
- Croácia;
- Espanha;
- Finlândia;
- França;
- Portugal;
- Reino Unido;
- Suíça;
- Turquia;
- Ucrânia;
- entre outros.
Cada um desses destinos internacionais apresenta diferentes protocolos de controle. Geralmente pedem comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias (de diversos imunizantes como: Pfizer, AstraZeneca, Janssen, Moderna e CoronaVac). É muito importante verificar antes de agendar a viagem se o país reconhece a vacina que você tomou.
Também é comum pedirem um teste de RT-PCR com resultado negativo, de 96 horas antes da chegada e a contratação de um seguro de saúde com cobertura para COVID-19.
Já entre os países nas Américas que estão recebendo viagens internacionais sem muitas restrições, estão:
- Estados Unidos,
- Argentina,
- Bahamas;
- Barbados;
- Bolívia;
- Canadá;
- Colômbia,
- Equador;
- Guatemala;
- Jamaica;
- México;
- Panamá,
- Paraguai;
- Uruguai;
- Venezuela;
- entre outros.
Esses países também exigem comprovante de vacinação contra covid-19, que deve estar completa a pelo menos 14 dias antes da chegada. Alguns países não reconhecem a CoronaVac como imunizante válido, portanto é fundamental verificar antes. Também é solicitado resultado negativo para um teste RT-PCR 72 horas antes da chegada; assim como o seguro de saúde com cobertura para o coronavírus.
A expectativa com o avanço da vacinação é que mais países abram as fronteiras e as viagens corporativas, assim como os eventos, ocorram com mais frequência. Devido a isso, esse é o melhor momento para revisitar seus contratos de viagem corporativa.
Quer saber mais sobre o setor e atualizar as políticas de viagem da sua empresa? Continue lendo o blog da Copastur!