8 Eventos Criativos Online e Presenciais Para se Inspirar

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Inovação e criatividade são as novas palavras-chave dos eventos corporativos de sucesso. No entanto, nem sempre é fácil encontrar soluções criativas para gerar engajamento entre funcionários, motivar o comparecimento de clientes e potenciais compradores, captar investidores ou fortalecer a marca. Se for online, o desafio é ainda maior.

O primeiro passo é se inspirar em eventos já realizados, observando novos pontos de vista. Assim, você consegue criar novas referências para atingir os objetivos da sua empresa ao planejar eventos criativos online de excelência.

Eventos criativos online

Os eventos online já existiam, mas o novo coronavírus acabou acelerando o processo de adaptação de todos os tipos de negócios que precisam realizar eventos. Por isso dizemos que é uma tendência que, mesmo tendo sido despejada no colo de muitos organizadores de eventos, chegou e veio para ficar.

A diversidade dos eventos digitais pode ser vista como uma oportunidade de exercitar seu poder de inovação, pensar fora da caixa e criar eventos criativos online sem grandes dificuldades (mas com planejamento!). Veja, a seguir, nossa lista de inspiração para você.

THU apresenta o Kanpai! Live

O evento Trojan Horse was a Unicorn criou uma versão 100% digital com uma série de shows ao vivo transmitidos pela internet. Além das tradicionais apresentações de música ao vivo, o evento incluiu na programação entrevistas, batalha de artes e até quadros de culinária, provando que mesmo de forma digital, todos os sentidos podem ser ativados através das telas.

SXSW Sessions Online

O SXSW, South by Southwest, é um evento que celebra a união da indústria cinematográfica, musical e interativa. O festival surgiu como um evento para divulgar nomes das artes e da música. A primeira edição foi um sucesso assim como as seguintes.

Com a COVID-19, os organizadores pensaram então em apresentar os palestrantes do evento de forma virtual com interação e perguntas respondidas ao vivo pelo público. Essas transmissões foram feitas semanalmente e os palestrantes compartilharam suas histórias.

O evento ainda disponibilizou um formulário de feedback em seu site para que todos pudessem relatar sua experiência digital. Tanto em relação ao conteúdo oferecido, como também à experiência e interação com a interface digital escolhida para o SXSW Online.

NRF Big Show

Esse evento é organizado pela National Retail Federation, uma organização que engloba diversas empresas varejistas do mercado americano. Durante o NRF Big Show, são envolvidos mais de 30 mil profissionais da área varejista online e offline, em uma maratona de quatro dias que incluem palestras, shows e apresentações de novos produtos e soluções para o mercado.

Sua importância é tão grande que existem pacotes turísticos vendidos em várias partes do mundo (inclusive no Brasil) para quem deseja ir a Nova York apenas para participar do evento.

Inspire-se também em eventos criativos presenciais

Reuniões, shows, palestras e outras convenções presenciais também servem para abrir horizontes e inspirar você a elaborar um evento criativo online para sua corporação.

Para sair das programações típicas de confraternização de fim de ano, palestras e workshops, veja alguns exemplos que potencializaram a área de atuação das empresas que os promovem. Pronto para ficar inspirado?

MECA Inhotim

Realizado no maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o evento mistura shows, workshops, exposições e talks, além de outras atrações e experiências durante o dia e noite. A última edição durou três dias diretos e contou com a participação de Jorge Ben Jor, Karol Conka, Lia Paris e Lumen Craft.

A inovação aparece na estrutura criada para o evento, além das atividades criativas proporcionadas, como aulas matinais de ioga, visitas guiadas exclusivas e até passeio de balão de ar quente para os convidados. Antes da pandemia, os participantes tinham a possibilidade de acampar no local, aproveitando cada instante.

Festival de Cannes

Ao falar de festival, não podemos deixar de abordar o Festival de Cannes, que já acontece há mais de 65 anos e é um dos mais prestigiados eventos da área do cinema. É realizado na cidade de Cannes, na França, e recebe artistas de todas as partes do mundo.

Em 2020, o Festival de Cannes se uniu aos festivais de Veneza, Berlim, Sundance e outros para o “We are one: A global film festival”, transmitido pelo Youtube, mostrando que unindo-se a parceiros, pode-se fazer eventos online criativos e com a mesma repercussão.

TED

O segredo do grande sucesso do TED envolve a escolha de palestrantes carismáticos e ótimos oradores que explicam inovações de modo envolvente. São abordados os mais diferentes assuntos, de ativismo a entretenimento. No site oficial, é possível conferir os vídeos das conferências já realizadas.

Campus Party

É impossível falarmos em eventos voltados para o mercado digital sem mencionar a Campus Party. Desde 2008, o evento é a principal referência no Brasil quando o assunto é tecnologia, inovação e cultura geek.

A Campus Party tem um evento principal que acontece anualmente, no qual personalidades da área de tecnologia, grandes empresas do setor e startups se encontram com os campuseiros (aqueles que literalmente acampam na sede da conferência) para dar início a uma série de palestras, workshops e apresentações de novos produtos.

Em abril de 2020, foi anunciada a Campus Party Digital Edition, 100% online e disponibilizada simultaneamente para 30 países, mostrando que o alcance de eventos digitais é realmente surpreendente.

RD Summit

Considerado o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina e idealizado pela empresa Resultados Digitais, o RD Summit é um evento que acontece anualmente em Florianópolis, capital de Santa Catarina e apontada como a Ilha do Silício. Hoje, é um dos principais eventos do setor no âmbito nacional.

A programação das palestras é bem delimitada e separada em temas. Os happy hours e as festas auxiliam na formação de conexões de maneira espontânea e descontraída. Em 2020 os organizadores criaram o Hostel by RD Summit, evento 100% online para profissionais e empresas.

Crie experiências únicas para os participantes do seu evento online

Deu para perceber que, para criar eventos criativos online, é preciso organização, recursos e um bom conhecimento da área.

Para ajudá-lo nessa missão, vale a pena contar com uma empresa especializada em eventos corporativos, que tem o know-how necessário para ajudar nos processos burocráticos, encontrar os melhores fornecedores e fazer com que os eventos criativos atinjam os resultados esperados.

Baixe agora o nosso e-book sobre como organizar um evento corporativo bem estruturado!

Por isso, a Copastur apresenta para você nossa plataforma 3D personalizável para evento digital de sucesso. Com ela, é possível gerir e acompanhar o evento full time, criar um layout especial para sua empresa e ter até áreas de relacionamento e stands. Saiba mais!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima