Live Marketing — O Que é, Como Funciona e Quais as Vantagens?

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Você com certeza já sabe da importância do marketing para as empresas. Porém, com tantas modalidades, estratégias, técnicas e ferramentas que surgem no mundo dos negócios, pode ser difícil identificar o que merece sua atenção. Por isso, talvez você ainda não conheça o Live Marketing.

Nesse artigo, você vai descobrir que conceito é esse e entender seu funcionamento e suas vantagens. Assim, a decisão de implementá-lo na sua empresa ficará mais fácil. Também vamos apresentar alguns cases de sucesso, para que você veja, na prática, os resultados que são possíveis de alcançar por meio dessa estratégia. Acompanhe!

O que é Live Marketing?

Live Marketing é a estratégia de marketing que utiliza interações “ao vivo” entre a empresa e seus parceiros, clientes, acionistas, colaboradores ou outros stakeholders. O termo é relativamente novo. Alguns afirmam que ele foi usado pela primeira vez no ano de 2013, quando foi organizado o 1º congresso nacional sobre o assunto.

Como funciona?

Para promover o contato direto entre a marca e seu público, como é a proposta do Live Marketing, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas.

Uma delas é a organização ou a participação em conferências, feiras e congressos, por exemplo. Até mesmo eventos corporativos internos são uma forma de Live Marketing para se conectar com os colaboradores.

Nessas situações, o público divide o espaço com pessoas que representam a empresa e podem conhecer seu discurso (missão, valores, cultura, visão do mercado, propostas, planos para o futuro) em primeira mão.

Outra técnica de Live Marketing é a promoção de oportunidades para que o público tenha uma experiência sensorial ao vivo com o produto ou serviço. Um exemplo bem simples são as demonstrações, degustações e distribuições de amostras grátis.

Também vale a pena comentar uma técnica que une o conceito ao marketing digital, para alcançar maior projeção no contato direto entre a marca e seu público. Inúmeras empresas estão adotando essa técnica, que são as transmissões ao vivo pelas redes sociais, como Facebook e YouTube. Elas permitem estabelecer um diálogo e aproximar a empresa de pessoas que, fisicamente, estão muito distantes.

Uma técnica curiosa que estava em alta há alguns anos era a organização de flashmobs. Multidões se encontravam para realizar alguma ação específica — por exemplo, uma apresentação de dança —, compartilhando um propósito por alguns minutos.

Marcas usaram as flashmobs para aproximar seus clientes e criar um sentimento de identidade entre aquelas pessoas que compram seus produtos ou serviços.

Quais são as vantagens do Live Marketing?

Sempre que uma empresa decide implementar uma nova estratégia ou desenvolver uma ação diferente, ela precisa responder uma questão fundamental: quais vantagens essa mudança trará? No caso do Live Marketing, a resposta envolve diversos pontos. Confira!

Permite várias técnicas

O fato de aceitar várias técnicas significa que o Live Marketing é bastante flexível, e pode ser adaptado conforme o perfil e os objetivos de cada negócio. Ele não é uma estratégia engessada, uma solução única ou reduzida.

Tem mais repercussão

O potencial de repercussão dessas ações é maior, particularmente quando se aplica à combinação de Live Marketing e marketing digital, que já foi comentada. Assim, é possível dar alcance global a uma ação local.

Muitos eventos têm sido organizados simultaneamente em versões presencial e on-line, para aproveitar os benefícios do contato cara a cara com o público, sem impedir a participação de quem estaria longe demais para comparecer.

Transmite mais confiança

O Live Marketing transmite uma imagem de mais transparência e confiança ao público. Pense em um comercial gravado dentro de um estúdio, onde ele pode ser refeito quantas vezes forem necessárias, até que o resultado final seja exatamente o desejado.

Uma transmissão ao vivo no Facebook é bem diferente, certo? Imprevistos e até erros acontecem e não podem ser disfarçados. A segunda opção dá ao público uma certeza mais forte de que estão vendo algo verdadeiro, que realmente representa a empresa.

Tem espaço para a criação

O espaço para usar a criatividade também é uma vantagem. O contato direto entre a marca e seu público é algo muito particular e a maneira como cada empresa o desenvolve deve refletir sua identidade.

Então, você fica livre para elaborar essa estratégia de forma criativa. Bons exemplos disso vêm da Apple e da Samsung, que realizam eventos anualmente para apresentar seus produtos ao público. E esses eventos são inconfundíveis, organizados nos mínimos detalhes para refletir por inteiro a identidade de cada marca.

Promove vínculo com o público

O relacionamento do cliente, parceiro, acionista e até mesmo do colaborador com a marca é mais forte quando o contato é direto.

A partir do momento em que ele tem uma experiência pessoal com a empresa, ele forma um vínculo que supera a relação de consumo. Esse vínculo é muito importante para manter a fidelidade e o engajamento dos stakeholders.

Cases de Live Marketing

No item anterior, mencionamos brevemente alguns cases famosos de Live Marketing: os eventos da Apple e da Samsung para revelação de novos produtos. Porém, existem vários outros exemplos de empresas que estão aplicando essa estratégia com sucesso.

Você já deve ter visto, por exemplo, vídeos no YouTube de marcas que promoveram ações especiais com pessoas comuns, por meio de interação social.

Tanto a ação em si quanto o vídeo publicado aproximam a empresa de seu público. A Dove, com sua campanha da real beleza, é uma campeã nesse tipo de iniciativa.

Outro case clássico são as empresas que organizam experiências para seus clientes, como sessões de cinema e concertos musicais exclusivos. A Sky, operadora de TV a cabo, organiza esse tipo de ação regularmente com os assinantes.

Quer mais um exemplo? As empresas que se envolvem diretamente em iniciativas voltadas a apoiar a comunidade, como a revitalização de espaços públicos. Colaboradores literalmente arregaçam as mangas e ajudam a transformar as propostas em realidade.

Uma empresa que já realizou esse tipo de ação foi a Heineken, na recuperação do Beco das Garrafas, um bar que é ponto histórico no Rio de Janeiro.

E então, está convencido do valor do Live Marketing? Agora, que tal começar a elaborar ações que sua empresa possa adotar para promover um contato ao vivo com seu público?

Para mais dicas deste tipo, confira o blog da Copastur!

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