Menu

Se você planeja viajar aos Estados Unidos e precisa solicitar o visto pela primeira vez ou quer renovar um visto que ainda esteja válido ou que tenha expirado há menos de 12 meses, deve seguir os seguintes passos:

– Preencher o formulário online no site https://ceac.state.gov/genniv/
– Fazer o cadastro no site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv do agendamento, gerar o boleto e efetuar o pagamento.

Após compensação, retornar ao site para agendar sua entrevista.

– No dia da entrevista, compareça à Embaixada ou ao Consulado com todos os documentos e formulários necessários e recomendados;

Renovação de Vistos

Se você irá renovar seu visto e não possui mais o passaporte anterior com o visto expirado (por exemplo, a Polícia Federal reteve seu passaporte quando lhe entregou o novo), favor trazer para a entrevista agendada uma fotocópia do passaporte anterior, se possível, (preferencialmente de todas as páginas, ou pelo menos da página com o visto anterior). Sem uma cópia do visto expirado, o processo de renovação pode levar mais tempo.

Pessoas renovando o visto por outro do mesmo tipo que ainda esteja válido ou que tenha expirado há menos de 12 meses poderão não precisar de uma entrevista com o Oficial Consular, mas terão que fazer o agendamento para a coleta eletrônica de informações biométricas (digitais).

Entrevistas de Visto

As entrevistas de visto ocorrem de segunda a sexta-feira durante os horários estabelecidos para essa finalidade. Favor verificar a página de Horários e Informações de Contato para certificar-se do endereço e horário apropriados do posto consular para onde agendou sua entrevista:

https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

Todas as pessoas interessadas em solicitar um visto e que não se encaixem nos critérios de isenção de entrevista devem agendar a mesma através do Serviço de Informação de Vistos.

Para obter informações sobre os procedimentos relacionados à solicitação do visto e fazer o agendamento para o pedido do visto, o público poderá entrar em contato com o Serviço de Informação e Agendamento de Entrevistas.

Para obter informações e marcar uma entrevista online, você deve escolher uma opção de pagamento online. Essas opções incluem todos os principais cartões de crédito, cartões de débito ou boletos bancários. No entanto, os solicitantes que escolherem a opção do boleto somente conseguirão acessar as informações necessárias para a solicitação de visto e marcar sua entrevista no dia útil seguinte ao pagamento do boleto.

Familiares Imediatos

Todos os membros da família que não se encaixem nos critérios de isenção de entrevista deverão comparecer pessoalmente para a mesma.

Documentos Necessários

Todo solicitante deve trazer:

– Formulário DS-156;
– Passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de viagem;

O formulário e o comprovante de agendamento devem ser impressos e levados no dia da entrevista.

Além dos documentos descritos acima, os solicitantes para certas categorias de visto deverão levar documentos específicos. Em caso de dúvida entre em contato com a Copastur no tel.: 55 11 3218-7300

Documentos Adicionais

De acordo com a Lei de Imigração e Naturalização dos EUA, todos os solicitantes devem mostrar que possuem fortes vínculos com seu país de residência e que pretendem deixar os Estados Unidos após uma visita temporária. Embora não exista nenhuma lista de documentos específicos a serem apresentados para demonstrar vínculos fortes fora dos EUA, muitos solicitantes gostariam de trazer documentos adicionais para demonstrar tais vínculos.  Tais documentos podem incluir os seguintes:

– Carteira de trabalho, declaração de imposto de renda da pessoa física, contracheques, certidão de casamento/nascimento, extratos bancários, documento de carro, documento de bens, declaração da escola, declaração do empregador e, no caso de empresários ou sócios, imposto de renda da pessoa jurídica, certidão recente do CNPJ, etc.;

– Passaportes vencidos assim como passaportes atuais e vencidos de outras pessoas que irão viajar com você, especialmente se forem membros da família;

– Passaportes atuais e vencidos para membros da família ainda que não estejam viajando com você podem ajudar também.  Se você for renovar seu passaporte e acredita que o passaporte antigo poderá ser retido pela Polícia Federal, é aconselhável que tire uma cópia completa do passaporte antigo antes de solicitar o novo, e que traga a cópia à entrevista;

– Qualquer visto americano anterior contido no seu passaporte atual ou vencido, ou uma cópia do mesmo, especialmente se você estiver renovando o visto por outro do mesmo tipo que ainda esteja válido ou que tenha expirado há menos de 12 meses (através de programas de renovação de vistos);

Uma Nota Especial Sobre Documentos

Lembramos que a apresentação de documentos alterados ou falsos para a solicitação do visto resultará na recusa do pedido de visto e/ou na declaração permanente do solicitante como inelegível para o visto. Além da fraude de documentos ser um crime federal no Brasil. A Embaixada e os Consulados Americanos costumam entregar às autoridades brasileiras (incluindo a Receita Federal) os documentos falsos dos solicitantes ao visto para que estes sejam investigados e indiciados.

Nota Especial Para os Solicitantes a Vistos de Estudantes (F ou M) e de Intercâmbio (J)

De acordo com as normas do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS), os solicitantes a vistos de não-imigrante F, M, ou J não terão os mesmos emitidos a não ser que tenham sido registrados pela escola no Sistema de Registro do DHS, denominado SEVIS.

Normas determinam ainda que os possuidores de visto F, M, ou J não serão admitidos nos Estados Unidos por um período superior a 30 dias antes da data de início do programa de estudos ou de intercâmbio determinada no formulário I-20 (vistos F e M) ou DS-2019 (para vistos J). Sugerimos que planeje a data de sua viagem aos Estados Unidos cuidadosamente, levando em consideração estes regulamentos. Por exemplo, se a data de início do seu programa é 1º de maio, você só poderá viajar para os Estados Unidos a partir de 2 de abril. Para mais informações sobre estes requisitos, favor clicar aqui).

Devolução de Passaportes

Os passaportes são devolvidos entre dez a quinze dias após a entrevista, através do serviço de entrega.

Os passaportes serão devolvidos no endereço fornecido no agendamento da entrevista.

https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv
https://ceac.state.gov/genniv/

Veja mais em nosso Blog