Atestado Médico para Viagem Internacional com a Empresa — Como funciona?

Compartilhe este conteúdo:

Para viajar de avião, é necessário providenciar uma série de documentos. No caso de voos internacionais, dependendo da situação do passageiro, a companhia só autoriza o embarque caso ele tenha um atestado médico para viagem.

Mesmo em viagens com a empresa, o documento pode ser solicitado. Por isso, se você é responsável por organizar o transporte dos funcionários ou irá viajar em breve, é importante prestar atenção!

Quando é necessário apresentar o atestado médico para viagem internacional?

O atestado médico para viagem serve para que a companhia ateste que, apesar de o paciente ter uma condição especial, ele pode voar normalmente em segurança. O documento também é importante para o caso em que o viajante precise de algum atendimento específico.

Caso a tripulação não saiba dessa informação, será mais difícil prestar a assistência necessária.

A apresentação do atestado médico para viagem pode ser feita já no momento da compra da passagem. Nesse momento, além de enviar o laudo, é preciso preencher um formulário com perguntas médicas (MEDIF – Medical Information Form).

Confira algumas situações de saúde que necessitam desse procedimento:

  • cirurgia recente;
  • condição instável;
  • enfermidade ou incapacidade que prejudique o próprio bem-estar e o de outros passageiros;
  • necessidade de acompanhamento ou equipamentos durante a viagem;
  • gravidez;

Por quanto tempo o atestado médico para viagem é válido?

O atestado médico para viagem é válido por 30 dias, a contar da resposta da companhia aérea. Além disso, o laudo precisa ter data de, no máximo, 30 dias antes do embarque

No caso do preenchimento de informações médicas, ele pode ser realizado até 72 horas antes da viagem no site da companhia. Vale notar que a apresentação desses dados não garante que a companhia irá autorizar o transporte do passageiro.

Para evitar problemas, é aconselhável providenciar todos os documentos o quanto antes. Até porque, as empresas aéreas costumam responder em até dois dias.

Ao organizar o transporte internacional de uma equipe profissional, é normal ter muitas dúvidas. Quem tem uma colaboradora gestante, por exemplo, pode não saber que é necessário apresentar o atestado médico para viagem.

Caso essa seja a sua situação, confira os outros conteúdos que tem no blog da Copastur. E mantenha-se informado sobre as viagens corporativas!

Posts Relacionados

Rolar para cima