Por que sua empresa precisa do serviço de catering para eventos? Entenda

Compartilhe este conteúdo:
9 min restantes

Na organização e planejamentos de eventos, a alimentação é uma das grandes preocupações. Afinal, uma experiência negativa com o cardápio pode prejudicar a visão dos visitantes. Da mesma forma, uma refeição saborosa deixa os convidados mais satisfeitos e felizes. Por isso, o serviço de catering para eventos é fundamental para proporcionar este impacto positivo. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Vale destacar que conquistar o visitante é indispensável para o sucesso da conferência ou feira de negócios. Segundo pesquisa da Bizzabo, mais de 82% dos profissionais de marketing consideram o engajamento dos participantes um importante indicador-chave de desempenho do evento. 

Neste sentido, vários aspectos podem influenciar na experiência dos participantes nos eventos, incluindo a alimentação, o som, o ambiente, a decoração, os estandes, as palestras, entre outros.  

Mas como o catering pode ajudar na prática? Neste artigo, entenda o que é o serviço, qual sua importância e como escolher os fornecedores ideais para o evento da sua empresa. 

Leitura recomendada: Eventos corporativos: conheça as tendências globais para 2024 

O que significa catering? 

A origem de catering vem do inglês. Cater significa ‘comprar provisões, ou providenciar um suprimento de comida preparada’. Ou seja, é o serviço de fornecer refeições de forma coletiva.  

Podemos dizer que é um restaurante completo que pode ser contratado por empresas ou pessoas. Até porque engloba tudo relacionado à alimentação e oferece todos os insumos necessários, como ingredientes, equipamentos, mão de obra e até mesmo a limpeza. 

Dessa maneira, existem diversos tipos de catering. Veja os principais casos de utilização do serviço: 

  • Eventos: conferências, feiras de negócios, confraternizações, festas empresariais; 
  • Empresas: companhias aéreas, hospitais, indústrias, restaurantes corporativos etc. 
  • Entre outros: festas escolares, eventos esportivos, eventos particulares. 

E como funciona o catering para eventos? 

Como vimos, o catering é um modelo completo e também consegue atender a todos os tipos de eventos. O que envolve toda a preparação e o fornecimento de alimentos e bebidas para essas ocasiões especiais. Normalmente, as refeições são preparadas nas instalações da própria empresa, sendo entregue e finalizadas, aquecidas/resfriadas para serem servidas no local e no dia do evento.  

As características do catering incluem: 

  • Organização e preparativos do menu combinado com os gestores do evento; 
  • Transporte das refeições e bebidas, bem como de mobiliários, infraestrutura e utensílios para serem servidos; 
  • Instalação no local, com preparação da estação de quentes, frios e sobremesas para apoiar o serviço dos garçons e o controle da cozinha;  
  • Serviço durante o evento, podendo ser volante ou estações fixas para servirem aos convidados, de acordo com o contrato com a organização do evento; 
  • Finalização do evento, com o recolhimento de todos os utensílios e equipamentos, limpeza do local, armazenamento do lixo e descarte de maneira adequada conforme a legislação. 

Com todas essas atividades, o catering pode surpreender positivamente os convidados, conquistando o paladar deles, e garantir que os participantes tenham uma experiência gastronômica memorável. Tudo de modo adaptado às necessidades e preferências de cada evento. 

Assim, ao lidar com toda a organização e a logística da alimentação, a empresa de catering atua na negociação com fornecedores e faz todo o planejamento da entrega das refeições. Então, eliminando esses assuntos burocráticos, os gestores não precisam se preocupar com estes problemas e podem se focar em outras ações mais relevantes e estratégias do evento. 

É importante salientar que as empresas de catering devem possuir todos os alvarás e documentações necessárias para funcionamento e prestação dos serviços de acordo com os protocolos da Anvisa. 

Tipos de catering para eventos 

Assim como existe uma ampla gama de eventos, os serviços de catering também acompanham essas demandas, necessidades e tendências. É possível ter esse tipo de alimentação tanto para jantares de negócios, como para cafés da manhã horas antes de iniciar o encontro.  

Do mesmo modo, as empresas de catering podem oferecer gêneros gastronômicos específicos, como cardápios de massa por exemplo, ou ainda dietas especiais e opções mais naturais, vegetarianas ou veganas. De olho neste cenário, separamos algumas opções de serviços para os organizadores de eventos conhecerem: 

  • Brunch: este cardápio alia ingredientes do café da manhã com almoço; 
  • Coffee break: é uma parada durante o evento no meio da manhã ou da tarde com itens de um café; 
  • Finger food: esta opção conta com petiscos para eventos, servindo as pessoas em pé. 

Leia também: 8 dicas para acertar na escolha do local de um evento corporativo 

O que levar em consideração na contratação do catering? 

Na contratação de uma empresa especializada, é preciso que seu negócio tenha um planejamento de eventos com antecipação. Isso porque 78% dos serviços de catering para eventos corporativos são reservados entre 3 e 5 meses de antecedência, conforme dados da Nuphoriq.  

Mas quais critérios analisar no momento de escolher o fornecedor ideal? Veja aqui 7 fatores! 

Definição do tipo de catering  

Com a escolha do objetivo, local, horário e público-alvo do evento, os organizadores podem pensar em qual a melhor opção de serviço de catering para atender à demanda. Lembre-se: o tipo de evento influencia diretamente a alimentação servida, já que a comida de um jantar de negócios não é a mesma para um evento com convidados em pé. 

Qualidade do serviço 

No catering, é preciso tomar conta de diversos processos e atividades para entregar a melhor alimentação no evento. Então, desde a elaboração do cardápio até a escolha dos alimentos, a realização das receitas e a entrega no dia do evento, todos os passos devem ser feitos de modo planejado e cuidadoso, com eficiência e qualidade, para garantir o sucesso no final. 

Além disso, é fundamental ter atenção à qualidade em toda a estrutura das empresas de catering, envolvendo: 

  • Infraestrutura móvel da cozinha, que chamamos de back de cozinha, para finalização e manuseio de alimentos e bebidas; 
  • Instalação dos equipamentos de cozinha com ponto de água e desagua; 
  • Energia para comportar os fornos de aquecimento e réchaud; 
  • Entre outros. 

Documentação correta e em dia 

Por lidarem com alimentos, os serviços de catering necessitam de licenças, documentações e alvarás de funcionamento conforme as regras da Anvisa, como por exemplo, a Resolução RDC nº 216/2004, com boas práticas para serviços de alimentação. 

Esses documentos ajudam a garantir o controle de qualidade dos produtos e das comidas, além de assegurar que os procedimentos de manuseio e descarte de todos os itens são feitos de forma condizente com a legislação, sem contaminar os alimentos. 

Reputação da empresa 

Antes de fechar qualquer tipo de negócio, avalie a reputação da empresa de catering em sites como o Reclame Aqui e em órgãos como o Procon e o Proteste. Isso ajuda a verificar possíveis queixas sobre atrasos, qualidade das refeições, entre outros problemas. 

Portfólio de clientes e eventos atendidos 

Solicite indicações de clientes atendidos e eventos realizados e converse com os organizadores dessas conferências e encontros para comprovar, realmente, a qualidade, a competência, a confiabilidade e o compromisso da empresa de catering em questão. 

Boas opções de cardápio 

Descubra se a empresa de catering conta com ingredientes de qualidade e planeja cardápios equilibrados. Estes aspectos são indispensáveis para que os convidados se sintam satisfeitos com a alimentação no evento, seja num coffee break, no almoço ou no happy hour do evento. 

Visitação do local da empresa 

Visite as instalações com a infraestrutura fixa de cozinha para observar o preparo, armazenagem e manuseio dos alimentos, assim como verificar o descarte dos alimentos. Observe se o local possui câmara fria para armazenar o lixo. Confira também a limpeza do local e o uniforme de proteção da equipe para não contaminar o alimento, incluindo o uso de tocas para prender cabelos. 

Degustação 

Outro ponto na hora de escolher o fornecedor dos serviços de catering para eventos é a realização de uma degustação. Experimente o cardápio que será oferecido aos participantes para avaliar os ingredientes. Se a empresa não disponibilizar uma degustação, desconfie. 

Personalização 

Por fim, é fundamental verificar a capacidade da empresa de catering de personalizar o cardápio e o serviço de acordo com as características específicas do seu evento. 

Como a Copastur pode ajudar com o catering e seu evento como um todo? 

Com mais de 50 anos de mercado, a Copastur tem total experiência e conhecimento para promover eventos de sucesso na sua empresa. Atuamos em toda a organização, planejamento e gestão dos eventos corporativos, incluindo até o pós-evento com pesquisas de satisfação com os participantes. 

Ao contratar os serviços da área de eventos da Copastur, a sua organização pode focar em pontos mais importantes e deixar os pormenores e as atividades burocráticas do evento conosco.  

Vale destacar que a Copastur possui uma extensa lista de fornecedores confiáveis, englobando também as empresas de catering. Assim, você não vai precisar se preocupar com esses detalhes. 

Conheça mais detalhes sobre os serviços da agência de eventos corporativos da Copastur e veja como podemos otimizar as operações da sua empresa realizando todo o planejamento dos seus eventos. 

Posts Relacionados

Rolar para cima