Aprenda a Deixar seu Evento Interativo e Conquistar o Público

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Já parou para pensar que empresas organizadoras de bons eventos na área em que atuam sempre são lembradas de maneira positiva? Por isso que os responsáveis pela sistematização e logística desse tipo de produção devem se atentar aos mínimos detalhes. Dentre essas particularidades está o desenvolvimento de estratégias para deixar o evento interativo.

Organizar um evento interativo, que permita que os participantes agreguem novos conhecimentos e ampliem seu networking, pode transformar a ocasião em um grande sucesso. Com isso, as vantagens para a empresa só aumentam!

Que tal aprender implementar a interatividade para feiras e eventos corporativos e conquistar de vez seu público-alvo? É só conferir nossas dicas neste post!

Foque no público participante do evento

Esse definitivamente precisa ser o primeiro passo. É simples: toda a organização do evento tem que ter a premissa de atrair e agradar o público-alvo. Mas quem são esses participantes? Qual é a faixa etária média? O que eles buscam ao se inscrever? Coletadas essas informações, fica muito mais fácil determinar como deve ser o evento.

Apenas mais um detalhe: tenha sempre em mente que toda e qualquer ação de interatividade contratada também precisa estar alinhada aos propósitos da empresa organizadora e à imagem que ela deseja passar.

Faça ações promocionais

Sabia que a interatividade pode estar presente até mesmo em ações pré-evento? É o caso da divulgação de conteúdo relevante para os prováveis participantes, por exemplo. A empresa pode criar campanhas de e-mail marketing com conteúdo interativo (com vídeos e dicas) e ter um site estruturado para fazer a divulgação.

Divulgar o evento interativo em publicações e na imprensa especializada da área também pode render bons frutos. É possível, inclusive, selar parcerias com as editoras especializadas, permitindo que elas montem um estande em troca da divulgação.

Contar com o apoio dessas parcerias, disponibilizando um local onde possam divulgar seus lançamentos e promover atividades interativas com o público é uma ótima pedida. Isso pode, inclusive, atrair mídia espontânea, dando maior visibilidade à empresa organizadora.

Escolha os meios para criar um evento interativo

Como já foi dito anteriormente, até mesmo a interatividade em eventos precisa estar alinhada aos propósitos e objetivos da empresa organizadora. As ações devem, portanto, transparecer a ideologia da empresa e apontar objetivos, além de mostrar afinidade com o público.

Antes de optar por uma ou outra alternativa, conheça bem o local onde o evento será sediado e quanto você dispõe no orçamento para esse ponto. Pense bem: de nada adianta contratar uma excelente banda, que demande uma grande área para montar o palco, se o espaço disponível para isso é insuficiente!

Para você não correr o risco de ficar sem ideias, listamos aqui algumas sugestões de entretenimento que, além de criativos, são ótimos para criar um evento interativo. Veja só:

Bandas

Bandas costumam ser o entretenimento mais comum em eventos corporativos. E não é para menos! Elas deixam as pessoas mais à vontade e, consequentemente, promovem uma maior interação entre os participantes.

Só vale ficar atento ao escolher o repertório e o tipo de música. Eles têm que estar alinhados com os gostos do público-alvo e também com a imagem que a empresa gostaria de passar.

Workshops e oficinas

Organizar workshops e oficinas interativas é uma ótima maneira de oferecer um conteúdo diferenciado aos participantes do evento. Por meio da orientação de profissionais e especialistas no assunto, as pessoas podem não só se divertir como aprender algo novo.

Shows de comédia

Os shows individuais de comédia (ou stand-ups) estão bastante em alta atualmente. Neles, os comediantes interagem com o público, conseguindo fazer humor sobre praticamente qualquer assunto. As grandes vantagens desse tipo de entretenimento é que ele realmente prende a atenção do público. Uma ótima forma de deixar seu evento interativo.

É importante lembrar que a empresa deve tomar cuidado na contratação do artista. Pois ele deve estar bem alinhado com os valores e cultura da empresa, tomando o cuidado para que o público não fique ofendido com certos assuntos.

A atenção deve ser com a contratação do artista. Ele deve receber orientações sobre os valores e a cultura da empresa, para evitar abordagem de assuntos polêmicos e ofensivos.

Cabines fotográficas e caricaturas

Apesar de esses tipos de entretenimento não abrangerem todos os participantes ao mesmo tempo e terem uma duração curta, podem render um contrato de longo prazo para a divulgação do evento.

Isso porque, ao tirar fotos na cabine ou se sentar para ser desenhado por um caricaturista, o participante acaba levando para casa uma lembrança física do evento, que pode servir como uma divulgação da empresa ou como uma reafirmação da marca ou do produto.

Teatro de improviso

Assim como os shows de comédia, o teatro de improviso é uma excelente maneira de manter o público atento e promover a empresa organizadora. Nesse tipo de espetáculo, um grupo de teatro cria cenas improvisadas tendo como temas assuntos sugeridos pela própria plateia.

Isso acaba criando uma conscientização do público sobre questões importantes e recorrentes no ambiente corporativo de uma maneira lúdica e divertida. Se o evento corporativo em questão for um treinamento interno, por exemplo, o teatro de improviso pode ser utilizado como uma forma sutil de trabalhar questões importantes para a empresa.

Ao organizar um evento interativo, tenha sempre em mente que a mensagem passada precisa ser global e representar a empresa. Pronto então para garantir a interatividade para feiras e eventos da sua empresa?

Continue acompanhando o blog da Copastur para mais dicas como essas!

 

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