Inteligência artificial: como ela impactará o mercado de viagens corporativas?

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Você sabe o que é inteligência artificial? Produções como o filme homônimo de Steven Spielberg fazem com que tenhamos noções bastante fantasiosas sobre essa tecnologia, que se tornou tão presente em nossos cotidianos. Não precisamos, afinal, de um robô com um rosto humano para interagirmos com máquinas bastante “inteligentes”.

Sergey Brin, cofundador da Google, afirmou recentemente que a Inteligência Artificial é uma parte vital de todos os projetos da empresa, que também se importa com os impactos desse tipo de tecnologia sobre a geração de empregos. Stephen Hawking também afirmava, continuamente, que nossas vidas seriam transformadas pela IA, já que ela poderia nos ajudar a prevenir problemas de saúde, mas também fazer com que muitas habilidades fossem descartadas.

Se você quer saber mais sobre inteligência artificial e o que ela pode trazer para o mercado de viagens corporativas, acompanhe o que preparamos a seguir!

Quais são os impactos da inteligência artificial no atendimento ao cliente?

Um dos grandes impactos trazidos pela inteligência artificial é o aprendizado de máquina. Graças a ela, é possível automatizar uma série de processos, reduzindo a necessidade de trabalho manual e a margem de erros.

Contrariando especulações, contudo, a tendência de utilização da inteligência artificial não reduz a necessidade de capital humano. Na verdade, os colaboradores passam a se ocupar de funções mais estratégicas, com tomada de decisões mais elaboradas. As tarefas repetitivas e burocráticas é que passam a ser facilitadas pelo uso da IA, conforme demonstramos a seguir.

Quais são os benefícios da inteligência artificial para o mercado de viagens corporativas?

Pesquisas apontam que o uso de inteligência artificial poderá duplicar as taxas de crescimento econômico até 2035. No setor de viagens corporativas, ela traz uma série de benefícios para os gestores, colaboradores e fornecedores. Acompanhe o que reunimos a seguir!

Maior autonomia para os colaboradores

O uso da inteligência artificial permite que os colaboradores tenham maior autonomia para fazer escolhas sem infringir as políticas internas da empresa. A tecnologia, afinal, é um grande facilitador de processos, garantindo mais agilidade nos deslocamentos e reduzindo a margem de erros.

Se, por exemplo, um colaborador reservar um voo sem o transporte, o aplicativo de gerenciamento o notifica sobre o esquecimento, evitando que ele passe por imprevistos desagradáveis. O mesmo para reservas de hotéis, restaurantes etc.

Rastreamento de gastos efetivo

Com a inteligência artificial, você faz um monitoramento efetivo dos gastos, garantindo que os recursos da companhia serão usados de maneira adequada. Com a IA você pode, por exemplo, detectar despesas ocultadas. Tudo isso graças ao cruzamento de dados em recibos e de informações apresentadas em sites.

A inteligência artificial também pode identificar comportamentos incomuns, encontrando pistas sobre a alocação de recursos com fins diferentes dos que foram definidos pela empresa. Outro uso efetivo da IA na gestão de viagens corporativas é a redução de custos, já que os pagamentos passam a ser rastreados, evitando, assim, a cobrança de taxas adicionais.

A inteligência artificial também permite rastrear atualizações ilícitas nas políticas de viagens e realizar auditorias em tempo real. Dessa forma, gestores recebem alertas quando são constatados uso de recursos em desacordo com o que foi combinado na política de viagens.

Agilidade em um atendimento humanizado

O aprendizado de máquina facilita e humaniza o atendimento em diversas situações. Em alguns setores e atividades, viabilizar um atendimento mais personalizado pode custar muito e fazer com que todo o processo fique mais moroso. Hoje, as empresas utilizam a Inteligência Artificial para entender, simular e reagir de acordo com o comportamento e os dados registrados no sistema até o momento.

Algumas funcionalidades de machine learning transformam a relação entre os seres humanos e as tecnologias. Pense na Siri ou na Cortana, por exemplo, que oferecem, em um tom de voz gentil e prestativo, ajuda para nossas buscas. No âmbito das viagens corporativas, esses mecanismos de machine learning serão usados para antecipar as demandas dos clientes.

Facilidades para o compliance

As tecnologias de machine learning e inteligência artificial podem ser alinhadas às regras do negócio e às políticas de despesas do colaborador nas viagens corporativas. Com uma política de viagens bem-estruturada, você pode programar o aplicativo/plataforma para facilitar o atendimento das regras estabelecidas.

Centralização e visualização de serviços em uma única plataforma

Pense em quantos aspectos estão envolvidos na organização de uma viagem corporativa. Se fornecedores usam uma plataforma, seus colaboradores outra e os gestores utilizam uma outra, é fácil deduzir que erros de comunicação acontecem. Com uma plataforma centralizada, a inteligência artificial permite que esses 3 agentes se comuniquem por um único canal, o que contribui com a economia de tempo e a tomada de decisões mais inteligentes.

Hoje, desenvolvedores preocupam-se em oferecer soluções integradas, evitando que o colaborador/fornecedor/gestor use diversos aplicativos para manejar um único aspecto da viagem. Dessa maneira, com um tipo de concierge digital, as agências de viagens corporativas oferecem seus produtos e serviços de uma forma integrada e dentro das suas especificações. Isso significa que, além de aprimorar a experiência dos usuários e visualizar melhor todos os aspectos da viagem corporativa, você também fortalece a sua política de viagens, as diretrizes e a imagem de sua empresa.

Antecipar demandas

Reunindo dados sobre o histórico de compras do colaborador, a inteligência artificial ajuda a antecipar demandas. Isso porque os bancos de dados ajudam a identificar padrões, o que pode ser útil para monitorar picos de gastos, em quais áreas são aplicadas maiores despesas, o que pode ser otimizado e o que não pode ser dispensado.

Com base nas informações apresentadas e no acompanhamento de empresas aéreas, a inteligência artificial também pode ser programada para identificar períodos de queda no preço das passagens, promoções nos trechos mais voados e quais destinos são mais dispendiosos para sua empresa. Para um gestor de compras, as boas notícias não param!

Pensar em inovação tecnológica no âmbito corporativo não é uma tarefa fácil, dado que não basta apenas adquirir novos aparelhos e implantar aplicativos que de nada auxiliam nos objetivos de sua empresa. Contudo, no âmbito das viagens corporativas, a tecnologia traz uma série de vantagens para facilitar o acompanhamento dos colaboradores, a organização das viagens e o cumprimento das estratégias de negócios. A inteligência artificial ajuda na compilação de dados, na antecipação de demandas e na construção de estratégias eficientes de negócios.

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