Afinal, o que é um online booking tool?

No mundo globalizado e cada vez mais tecnológico em que vivemos, reuniões presenciais têm grande importância para as estratégias das empresas. A tecnologia aparece justamente na forma com que essas viagens são organizadas e gerenciadas — por meio de ferramentas como o online booking tool, por exemplo. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

O online booking tool, ou simplesmente OBT, é exatamente o que o nome indica. Trata-se de uma ferramenta para a gestão de passagens aéreas e reserva de hotéis, o que traz uma série de benefícios tanto para a empresa quanto para o profissional que vai viajar. 

Devido à importância do OBT e à diferença que o sistema faz para as viagens corporativas, preparamos este post. Assim, você pode entender melhor como funciona a ferramenta e quais vantagens ela traz. Continue a leitura! 

Por que as empresas decidem adotar o online booking tool

Empresas que fazem viagens corporativas com frequência precisam otimizar ao máximo esses momentos. Somente assim é possível organizar a logística, os compromissos, os gastos e todas as outras demandas derivadas das viagens. Indo além, uma gestão eficaz permite o máximo aproveitamento desses dias e a implementação regular de melhorias na própria gestão das viagens corporativas. 

Vale lembrar que, para uma melhor utilização dos OBTs, o ideal é optar por agências que trabalhem no formato multi OBT, como a Copastur, o que possibilita que a escolha seja do cliente, tendo apenas o papel consultivo na tomada de decisão de escolha durante o projeto de implantação.  

A utilização de um online booking tool permite ainda que os próprios solicitantes realizem suas reservas on-line e on-time aos portais das cias aéreas, hotéis e locadoras.  

Otimização dos processos de reserva

A gestão do tempo é um ponto muito importante na organização das viagens corporativas. Nesse sentido, o online booking tool mostra-se um forte aliado, por facilitar o planejamento e reunir, em um só lugar, a compra das passagens de avião e as reservas dos hotéis, otimizando o encontro dos melhores preços, promoções e condições de pagamento. 

Isso faz com que não seja necessário percorrer diversos sites diferentes para cada uma dessas demandas. Além disso, organizar os melhores horários para as passagens de acordo com os check-in dos hotéis, por exemplo, ou escolher o melhor lugar para se hospedar em relação ao local onde fica o aeroporto de desembarque torna-se muito mais fácil. 

Análise do sucesso de cada uma das viagens corporativas

O online booking tool integra-se perfeitamente às suas estratégias de Inteligência de Negócios e permite um aprimoramento constante das viagens corporativas da empresa. O sistema possibilita gerar relatórios precisos de cada viagem, detalhando os dados, indicadores, métricas e demais números relevantes para a gestão analisar o sucesso daquele deslocamento — e isso tudo de forma dinâmica, eficaz e automatizada. 

Dessa maneira, é possível tomar decisões mais certeiras para melhorar as próximas viagens e aproveitar ao máximo essas oportunidades de viajar para fazer reuniões presenciais com clientes, descobrir novas possibilidades de negócio, participar de eventos etc. 

GAMIFICATION Viagens Corporativas

Mais benefícios do OBT para as estratégias e a gestão do negócio

Já deu para perceber que implementar um online booking tool na sua gestão de viagens corporativas traz diversas vantagens. Mas ainda tem mais! Conheça agora outros benefícios do OBT. 

Gestão de tempo

Falamos anteriormente sobre o aumento da produtividade da equipe, que não vai mais precisar dedicar tanto tempo à compra de passagens e à reserva de hotéis. Entretanto, o online booking tool economiza também o tempo dos profissionais durante as próprias viagens. 

Além de poderem viajar com a tranquilidade de que passagens e hospedagem estão garantidos, o OBT permite decisões que façam mais sentido e tragam mais produtividade para a logística da viagem. Assim, é mais fácil escolher hotéis próximos aos aeroportos e que tenham horários de check-in que batam com os horários de chegada. 

Dessa forma, o tempo no destino pode ser mais aproveitado com o que realmente importa em uma viagem de negócios. 

Redução de custos

O aumento da produtividade na empresa e na viagem contribui para a otimização dos recursos financeiros por si só — afinal, tempo é dinheiro, não é mesmo? Mas falando diretamente da redução de custos, isso é possível com o OBT porque a ferramenta permite encontrar os melhores preços sem que você precise navegar por diversos sites em busca de promoções e comparando os valores.

Automação da demanda

Como falamos na introdução, o avanço da tecnologia não acabou com a importância das reuniões e eventos presenciais, mas certamente facilitou a logística e a organização das viagens corporativas que são necessárias para que esses encontros aconteçam. 

O online booking tool automatiza uma série de demandas da gestão de viagens. Isso contribui para a produtividade e a redução de custos, que já destacamos, e também para a eficácia das demandas. Além disso, auxilia na precisão dos relatórios produzidos, já que os processos são automatizados e menos suscetíveis a erros. 

Autonomia para o profissional

Utilizar o online booking tool facilita a viagem para o profissional que vai se deslocar, pois ele terá acesso a todas as informações necessárias em um único espaço. Além disso, como o OBT pode ser configurado com as regras da política de viagens corporativas da sua empresa, ele mesmo pode adquirir as passagens e fazer suas reservas de hotel, sem correr o risco de tomar decisões não autorizadas pela empresa. 

Com isso, o colaborador tem mais segurança e autonomia para organizar a própria viagem de negócios da forma que seja melhor e mais confortável para ele e, também, mais interessante para a companhia. 

Viu só? O online booking tool pode trazer grandes melhorias para a gestão de viagens corporativas da empresa e, consequentemente, para a equipe e para a organização como um todo. Portanto, não deixe de aproveitar os seus recursos e de otimizar essas demandas tão estrategicamente importantes. 

Gostou de entender melhor a importância e as vantagens de contar com um online booking tool para as viagens corporativas da sua empresa? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que o nosso conteúdo possa ajudar mais pessoas! 

tecnologia saving ebook
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima