Gestão de viagens offshore: por que fazer a terceirização?

Compartilhe este conteúdo:

As inovações e tendências tecnológicas trazem novas perspectivas para a gestão de viagens offshore. Surgem alternativas mais eficazes para os colaboradores e para o sucesso do projeto. Contudo, para usufruir dos benefícios e alcançar os seus objetivos, é necessário contar com o auxílio de uma empresa especializada no segmento. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

 

Na prática, as empresas especializadas em offshore precisam de ajuda para gerenciar os deslocamentos dos seus trabalhadores — da plataforma de extração em alto mar para a terra e vice-versa. Dessa forma, a gestão interna pode focar em solucionar outras questões como:

  • a inspeção autônoma em tanques de armazenamento de serviço;
  • avaliações do estado de integridade de uma série de equipamentos;
  • a qualidade dos dados coletados em todas as fases de produção;
  • auxílio para aprimorar as instalações em campos de petróleo e gás;
  • entre outras. 

Entenda, a seguir, como funciona a terceirização de viagens em empresas offshore, as vantagens desse serviço e como a Copastur pode ajudar a sua companhia nesse processo!

Como funciona a terceirização da gestão de viagens offshore?

Vale ressaltar que o mercado offshore tem uma série de características específicas para a gestão de viagens. É preciso, portanto, que a empresa terceirizada compreenda as metas da organização e saiba traçar um planejamento de atividades em conformidade com as suas necessidades, assim atuando com uma extensão corporativa do cliente.

Afinal, as plataformas estão em lugares de difícil acesso, ou seja, em alto-mar. Portanto, toda a logística de transporte dos colaboradores, por exemplo, precisa ser feita com cuidado e de forma específica para evitar imprevistos. Fatores externos também influenciam isso, como atraso de voos ou tempestades.

As opções de mobilidade corporativa são limitadas nesse setor: não dá para ir de carro ou ônibus, é necessário utilizar meios como barcos e helicópteros para realizar os trajetos.

Cada prestadora de serviços opera de uma forma. Nós, da Copastur — uma Travel Management Company (TMC) — oferecemos apoio em:

Ou seja, nossos serviços abrangem todo o processo de gestão de viagens offshore, de modo que a sua empresa tenha todo o suporte necessário à logística de trocas de turma. Também partimos do princípio de oferecer um atendimento personalizado para a realidade do setor embarcado, contribuindo para que a gestão seja realizada com mais praticidade. 

 

Quais as principais vantagens de terceirizar a gestão de viagens offshore?

A gestão de viagens offshore demanda experiência e estrutura tecnológica para lidar com as condições próprias de logística em alto mar e elaborar estratégias de negociação. Conheça as vantagens de contar com o apoio de uma empresa especializada, como a Copastur!

Aumento na produtividade

Durante a Rio Oil & Gas Expo Conference, Cláudio Vianna, na ocasião gerente geral da Petrobrás, afirmou que os problemas de baixa produtividade eram resultado da falta de maturidade dos projetos, o que causava falhas de logística e atraso nas obras. Segundo ele, 75% do tempo da jornada de trabalho era aplicado em preparação, transporte e resolução de problemas.

Com o apoio de uma empresa especializada, você economiza tempo e recursos com a logística de transporte de colaboradores. Dessa forma, os gestores terão mais tempo para se dedicar aos negócios. 

Economia na gestão de custos e gastos

O apoio de uma empresa terceirizada e especializada em serviços offshore ajuda muito na redução de custos. A terceirização de gestão de viagens em offshore permite que você reduza a pulverização de acordos, especialmente no âmbito das hospedagens. 

Estudando a localidade mais próxima onde a sua empresa vai atuar e entendendo as necessidades dela, a prestadora de serviços confirma o número de reservas que serão necessárias e propõe acordos mais competitivos.

modernizar processos offshore

Para cumprir esse objetivo, a terceirizada cria diretórios específicos para cada região e aciona a sua rede de parceiros. Dessa forma, sua organização fecha uma série de acordos na mesma cidade, oferecendo mais vantagens para os parceiros e alcançando os melhores  preços para você.

Experiência para lidar com os prazos apertados

Em geral, no offshore, as solicitações são feitas “em cima da hora” e existem muitas alterações devido a fatores externos, como clima, disponibilidade de colaboradores e equipamentos, entre outros.

Um exemplo é o da reserva de helicópteros. É comum que as equipes estejam com uma programação fechada de saída de helicóptero. Então, por causa de alterações climáticas causadas pelo vento ou pela aproximação de chuvas, a aeronave precisa retornar para garantir a segurança de todas as pessoas. .

Quando uma situação como essa acontece, a equipe responsável precisa refazer toda a logística anteriormente combinada para encaixá-la nas novas demandas da equipe. Há profissionais que se encarregam de:

  • hotel;
  • transfer;
  • alimentação;
  • grade de atividades;
  • e muitas outras tarefas. 

Todos eles precisam se movimentar, em sinergia, para que o projeto tenha êxito, mesmo diante das circunstâncias emergenciais.

Os fatores externos exercem grande influência nos projetos offshore, por isso, é preciso que a sua empresa conte com uma parceira capacitada para remanejar o planejamento em tempo hábil, reduzindo o impacto de imprevistos. 

Elaboração de relatórios

A terceirização de serviços para empresas offshore também traz vantagens para a gestão, pois essas empresas contam com ferramentas eficazes para providenciar relatórios que ajudam no monitoramento do orçamento e dos resultados da viagem. Com esses aspectos categorizados, a organização de novos deslocamentos e a formulação de estratégias tornam-se tarefas mais eficazes.

Gestão de viagens offshore: como a Copastur pode ajudar?

Encontrar profissionais com know-how para atuar na indústria offshore é uma tarefa realmente desafiadora no Brasil. Por ser um segmento relativamente novo no mercado, as instituições educacionais ainda não se estruturaram suficientemente para oferecer o aporte teórico e prático necessário para que os profissionais conheçam as dinâmicas das operações em uma plataforma.

Todos os tipos de atividades (operações, comerciais, entre outros) ganham diferenciais no setor, dado que eles passam a lidar com os desafios do offshore para operar em alto mar.

A Copastur auxilia as empresas com uma equipe altamente capacitada para atender o segmento offshore, capaz de dialogar com os diferentes profissionais de sua empresa e orientá-los apropriadamente, prestando consultoria em todas as etapas do planejamento da viagem

Além disso, oferecemos ferramentas tecnológicas que facilitam a tarefa dos gestores, tal como o selfbooking (Online Booking Tools ou OBT). Essa ferramenta permite que sejam inseridas orientações relacionadas à política de viagens da empresa e ao controle de gastos. Dessa forma, fica mais fácil identificar o que pode ou não ser contratado. 

Assim, por mais complexa que seja a logística de sua empresa, você consegue coordená-la com maior facilidade. Contamos ainda com recursos para fazer o tracking de passageiros, detectando fatores que representem riscos à segurança da plataforma.

A Copastur também ajuda essas empresas nos processos offline, como:

  • as reemissões que pedem cálculos;
  • o contato com companhias aéreas em casos de complicações com regras tarifárias;
  • exames e certificados para os profissionais embarcarem;
  • organização da troca de turmas;
  • entre outros.

A gestão de viagens offshore é um dos pontos cruciais para empresas que têm operações longe da costa brasileira

Com o mercado fortalecido pelas novas tecnologias para exploração de gás natural, óleos e petróleo, encontrar soluções inteligentes de hospedagem e deslocamento que caibam no orçamento do projeto e proporcionem boas experiências aos funcionários tornou-se essencial. Daí a importância de recorrer aos serviços de uma empresa que ajude a fazer esse controle e compreenda as suas metas, como a Copastur.

Se você busca por apoio especializado em gestão de viagens em offshore, conte conosco! Montamos o planejamento de acordo com as suas necessidades, oferecendo uma parceria para o alcance das suas metas. Entre em contato com a Copastur e converse com a nossa equipe de especialistas.

revista offshore estruturação viagens

Posts Relacionados

Rolar para cima