Invista em viagens corporativas para a integração da sua empresa

Sabia que os resultados positivos alcançados por uma empresa estão diretamente relacionados ao nível de sinergia existente entre os colaboradores? De fato, quando a estratégia da organização é bem definida, fica muito mais fácil alinhar os objetivos dos diversos setores que dela fazem parte. E como a integração é um fator fundamental para proporcionar um bom clima organizacional e impacta diretamente a produtividade, é por aí que se deve trilhar o caminho para o sucesso.

É um dos investimentos que mais tem dado retorno para as empresas nesse sentido é aquele feito em relação às viagens corporativas. Esses deslocamentos podem ter como propósito desde treinamentos específicos para uma empresa até grandes convenções de determinada cadeia produtiva, como fóruns, congressos e feiras. Além de proporcionarem conhecimento e networking, tais eventos também podem ajudar a integrar funcionários, gerentes e equipes, trazendo benefícios que vão desde a melhoria na comunicação interna até o aumento da eficiência dos processos em geral.

Quer saber mais sobre os inúmeros benefícios proporcionados pelas viagens corporativas? Então basta continuar lendo nosso post de hoje!

Equipes integradas

Dependendo principalmente do porte da empresa, a verdade é que funcionários dos mais diversos setores do negócio acabam sendo meros desconhecidos. Às vezes, nem sabem direito o que a outra área é responsável por fazer, não é mesmo? Pois uma viagem corporativa é o momento ideal para promover o engajamento coletivo dos colaboradores e alinhar o objetivo estratégico, que deve ser compartilhado.

A participação em feiras e congressos, por exemplo, exige que os representantes estejam bem afinados com os valores da organização. Assim, além de aproveitar melhor a viagem, o enviado acaba fazendo o papel de porta-voz da instituição. Com isso, pode reconhecer boas oportunidades de realizar um acordo ou uma parceria que venha a ser vantajosa para o empreendimento no futuro.

Se for voltado para apenas uma empresa, é importante que nesse tipo de deslocamento também sejam priorizadas atividades que estimulem a integração e o conhecimento total dos processos da organização. É bom deixar claro que, apensar de contar com alguns momentos de lazer, essa é uma viagem de trabalho. Assim, o comprometimento é fundamental para o sucesso do investimento.

Algumas atividades, como palestras e seminários, são indicadas para apresentar ou reforçar os valores, bem como a missão, a visão, os objetivos específicos, os desafios e o panorama do setor em que a instituição atua. Essas informações devem estar sempre na cabeça de todo colaborador. E uma viagem corporativa é o momento ideal para deixar tudo isso e muito mais bastante evidente.

Outro recurso interessante é a dinâmica em grupos de trabalho, principalmente quando são formados por pessoas de diferentes setores, graus diversos de tempo de casa, funções e responsabilidades variadas. Assim é possível garantir uma maior troca de experiências e interação.

No fim das contas, quem opta pelas viagens corporativas percebe que o estímulo à integração de toda equipe traz ótimos resultados, como a melhoria da performance e da eficiência da comunicação interna, além do alinhamento das metas.

Melhores resultados

Nada melhor que oferecer um momento de descontração ao funcionário para ele perceber que a empresa onde trabalha sabe valorizá-lo. Estamos em uma época em que as habilidades dos colaboradores são consideradas um tipo de bem. É o tesouro chamado capital humano. Descobriu-se, finalmente, que o talento, a experiência e o conhecimento das pessoas são absolutamente decisivos para impulsionar qualquer organização.

E as viagens corporativas são ótimas oportunidades para esses funcionários se sentirem valorizados pelo investimento neles feito. A empresa aposta no seu crescimento profissional para que continuem a gerar bons resultados e melhorar sua produtividade.

Se a participação for em um evento como um congresso, a interação com outras empresas do mesmo setor pode ser oportuna para a instituição se firmar como referência na área. Além disso, o colaborador adquire uma visão panorâmica mais eficiente do segmento econômico em que atua, reconhecendo com mais facilidade os gargalos, as oportunidades e as tendências mais atuais para tornar a organização cada vez mais competitiva.

Clima organizacional

O contato entre pessoas que desempenham funções diversas permite uma melhor compreensão do trabalho da empresa como um todo. Quando se cria uma espécie de coleguismo entre os colaboradores, os processos de comunicação certamente passam a fluir com mais celeridade. Como efeito, a produtividade e os resultados tendem a melhorar.

Vale ressaltar que alguns departamentos devem seguir sempre alinhados dentro de uma estratégia para não haver discrepâncias. É o caso do marketing e do financeiro, por exemplo, que precisam estar em sintonia para uma equipe saber das necessidades e possibilidades da outra. De toda forma, todos os setores devem ter familiaridade com as informações gerais sobre os produtos e serviços ofertados pelo negócio.

As viagens corporativas são instrumentos que reforçam a união de todo o grupo e melhoram as relações internas. Quando o clima organizacional se mostra positivo, pode-se concluir que há uma boa relação entre os funcionários e a organização. E isso mostra que os colaboradores estão motivados e, consequentemente, mais satisfeitos.

Planejamento cuidadoso

Mas a verdade é que apostar em viagens corporativas não é para qualquer instituição. É um investimento alto que deve ser bem realizado para não trazer prejuízos. É comum encontrar grandes empresas que já contam com algum setor específico para organizar viagens. Mas os negócios de pequeno e médio porte geralmente não estão preparados para planejar esse tipo de atividade.

Os deslocamentos a trabalho inclusive ocupam a terceira posição entre os gastos gerais das empresas que neles investem, perdendo apenas para os custos operacionais e a folha de pagamento. E aí está mais um motivo para os gestores ficarem atentos ao planejamento dessas viagens, que podem ficar bem mais baratas quando bem pensadas e administradas.

A solução ideal para esse problema é a contratação de uma empresa especializada em gestão de viagens corporativas, que fica responsável por praticamente tudo: compra de passagens aéreas, reservas de hotel, aluguel de veículos e até locação de espaços para eventos, se for preciso. O setor de turismo de negócios se profissionalizou exatamente para atender às novas necessidades dos contratantes e oferecer atendimento de excelência para otimizar o investimento.

Quer melhorar a performance da sua empresa? Que tal investir em viagens corporativas? Ainda não está seguro sobre a hora certa de apostar nessa forma de integração dos colaboradores? Deixe seu comentário com suas dúvidas e opiniões aqui e participe da conversa!

Copastur Simulador de Economia
Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima