Um caminho para a
bioeconomia na Amazônia
Pensando na conexão com o mundo, negócios e a busca do verdadeiro propósito, a Copastur faz parte da expedição BioConexão. Em colaboração com a Coomaru, vamos unir as nossas jornadas visando aquilo que realmente importa: todos os seres – as pessoas e a natureza.
Com a nossa expertise em negócios e conexões por meio de viagens, viabilizamos a oportunidade de trilhar caminhos transformadores e cheios de aprendizado em meio à natureza, escutando ativamente as comunidades locais e seus saberes junto à Coomaru.
Copastur e Coomaru
Em parceria com a Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini (Coomaru), o projeto BioConexão pretende organizar dez expedições até a COP 30, permitindo que os participantes vivenciem de perto a realidade da Amazônia e atraindo empresas interessadas em investir na região.
O projeto prevê um novo modelo de negócio, que vai muito além do assistencialismo ou de apenas deixar uma porcentagem da receita para a comunidade.
Renda Sustentável
A Coomaru tem o propósito de gerar renda sustentável local por meio da coleta e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade da floresta amazônica. A Cooperativa impacta diretamente 10 comunidades dentro da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Unini, bem como comunidades quilombolas e indígenas do entorno.
Como núcleo de negócios da Reserva, o objetivo da Coomaru é contribuir para a manutenção das famílias em seu lugar de origem com dignidade, preservando e conservando a natureza. Seus principais produtos são: castanha-do-brasil, Pirarucu manejado, óleos de Andiroba e Copaíba, entre outros.
COP 30: O planeta não tem plano B
O projeto BioConexão atua em dez comunidades ribeirinhas e indígenas. Mais do que uma iniciativa sustentável, é um chamado para unir forças na busca por um futuro em que a natureza, as pessoas e os negócios possam coexistir em harmonia. A Copastur e a Coomaru são sócias nessa missão, em uma colaboração com divisão igualitária de lucros.
Pretendemos organizar 10 expedições até a COP 30, permitindo que os participantes vivenciem de perto a realidade da Amazônia e atraindo empresas interessadas em investir na região.