#58 – A política, além dos políticos

Você define seus candidatos com antecedência ou deixa pra decidir de última hora? Já sabe em quem votar ou recorre aos santinhos na rua? O que você entende de política?

Política é como um assunto proibido, como diz o ditado: “política, religião e futebol não se discutem!” Mas será mesmo?

A política é extremamente importante e está presente em tudo na nossa sociedade, deve sim ser discutida, mas de forma saudável. O regime do qual o Brasil está inserido é a democracia, que responde a vontade do povo, mas gera divergências de opiniões por se tratar de um acordo entre a maioria para eleger quem o representa.

É necessário ter certo conhecimento sobre política para que ela funcione de forma efetiva em favor da sociedade. Ao escolher as pessoas que irão representar e tomar decisões pelo seu povo é importantíssimo que você saiba sobre o posicionamento destes políticos, qual lado você se identifica mais (esquerda, direita ou centro) e quais são as ideologias que serão decisórias para identificação do seu voto.

Para compreender mais desse tema tão recorrente, complexo e que pode até mesmo decidir futuros, não perca o voo #58 do Saída de Emergência que traz o professor e doutor em Ciência Politica, Ivan Filipe Almeida Lopes Fernandes e o mestre e doutorando em Politicas Públicas Danilo Benedicto, para compartilhar seus conhecimentos e mostrarem todo o histórico da política até chegar nos dias de hoje.

botao deezer itunes spotifyyoutube

Se preferir, confira o podcast em vídeo:

Convidades

danilo-benedicto-podcast
Danilo Benedicto

Doutorando no programa de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC
Professor Assistente no CELACC/USP

Instagram – @dannbenedicto

LinkedIn – Danilo Benedicto

ivan-fernandes-podcast
Ivan Fernandes

Professor e coordenador do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas (PPGP) na Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e pesquisador visitante na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). Autor de dois livros: A democracia reduz a desigualdade econômica? e, Burocracia e Política. Publicou artigos em diversas revistas como Economics Letters, International Political Science Review, Foreign Policy Analysis, Brazilian Political Science Review, Revista de Administração Pública, Opinião Pública, entre outras.

Instagram – @ivan.almeidalopesfernandes

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima