#60 – Síndrome do Impostor

Você já teve síndrome do impostor? Já se desqualificou ou se sentiu uma fraude? Você credita suas vitórias a si mesmo?

Quando nos encontramos em uma situação desafiadora ou que elevem nossa exposição, já começamos a pensar em tudo o que pode dar errado. Temos tendência de atribuir nossas conquistas a fatores externos. Os questionamentos sobre a própria capacidade atingem todos, mas principalmente as mulheres que, por sempre se depararem com uma desigualdade na área profissional e ter que se esforçar o dobro dos homens em suas carreiras, têm a maior tendência de duvidar de si mesmas.

Há uma série de sabotadores (gremlins) que contribuem para essa síndrome e aparecem de formas diferentes como procrastinação, críticas excessivas e o sentimento de querer agradar a todos com o intuito de esconder seus erros. Esses sabotadores vêm sendo implantados desde a infância, seja por cobranças pelos pais ou até mesmo pela escola, ou no encorajamento de se desafiar (como no caso das mulheres, pois os homens sempre foram mais encorajados a se aventurar mais). Tudo isso impede o desenvolvimento humano e acaba com o simples ato de tentar.

Há diversos caminhos para combater e evitar a Síndrome do Impostor, embarque no voo #60 do Saída de Emergência que traz a passageira Julia Teixeira, formada em comunicação social e especializada em inteligência emocional para identificar essa síndrome e mostrar práticas ou
ações de como tirar ela da rotina!

Ouça “#60 – Síndrome do Impostor” no Spreaker.

botao deezer itunes spotifyyoutube

Se preferir, confira o podcast em vídeo:

YouTube player

Convidada

Julia Teixeira
Julia Teixeira

Formada em comunicação social (ESPM), trabalhou por mais de 10 anos em agências de publicidade.

Em determinado momento da vida entendeu que queria trabalhar diretamente com desenvolvimento humano: sua grande paixão.

Então se especializou em inteligência emocional pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional e está se pós graduando em Psicologia Positiva, ciência do Bem-estar (PUCRS).

Hoje passou a seguir seu propósito que é ajudar as pessoas a terem mais consciência, bem-estar e sucesso. Desenvolvendo suas competências socioemocionais, através das mentorias individuais e trabalho que faz na empresa de educação Learn to fly.

Instagram – @julia.pteixeira

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima