Paralisação no Aeroporto de Porto Alegre: operações estão suspensas até 10 de maio 

Compartilhe este conteúdo:

Por conta das fortes chuvas que provocaram a situação de catástrofe ambiental e calamidade pública no estado do Rio Grande do Sul, o Aeroporto de Porto Alegre está com as operações paralisadas desde o último sábado, 4 de maio. Diversas áreas do complexo do aeroporto Salgado Filho estão inundadas pela água do rio Guaíba, que atingiu uma cheia recorde. 

Segundo relatório do Ministério de Portos e Aeroportos e informações da Fraport, concessionária do aeroporto, a suspensão deve permanecer até o dia 10 de maio, sexta-feira. Com o alagamento, o aeroporto foi evacuado e está sem acesso por via terrestre. Somente um heliponto instalado no 8º andar do edifício garagem está funcionando para ações de resgate emergencial. 

“A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Seguimos em contato com a Defesa Civil, autoridades e companhias aéreas para acompanhamento e avaliação da situação. Não há previsão de retomada. Para segurança de todos, o Terminal de Passageiros está fechado, sem presença de passageiros. Permanecem apenas as equipes necessárias para a segurança e gestão do sítio aeroportuário”, comunicou a Fraport. 

portalcbncampinas.com .br aeroporto de porto alegre vai ficar fechado ate 6a voos em campinas sao afetados aeroporto salgado filho enchente

Cancelamentos de voos no Aeroporto de Porto Alegre 

Com a suspensão das operações no Aeroporto de Porto Alegre, as companhias aéreas, associadas da Abear, cancelaram os voos com origem e/ou destino para a capital do Rio Grande do Sul. As empresas também estão avisando aos passageiros sobre flexibilidade nas regras para remarcação, reembolso e cancelamento. 

Além disso, as companhias estão fazendo transporte solidário de profissionais para resgate de vítimas e mobilização com entidades de assistência social para transporte gratuito de doações. Veja o comunicado da Abear

AZUL: todos os voos cancelados até às 23h59 de quinta-feira (9) 

“A Azul informa que monitora, em tempo real, as fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A companhia atua, pontualmente, de acordo com a meteorologia, no momento das operações de cada voo na região. Por esse motivo, está cancelando todos os pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Salgado Filho, até as 23h59, de quinta-feira, dia 9 de maio. Informamos que nossos clientes evitem se deslocar para os aeroportos e devem ficar atentos às comunicações que serão disparadas e que também estarão disponíveis via site e aplicativo. Estamos oferecendo flexibilidade para todos os voos citados abaixo, podendo ser feita a autogestão com alterações de data e voo, sem multas e diferença tarifária, clicando aqui. A Azul se solidariza com todos os afetados pelas condições climáticas adversas no estado do Rio Grande do Sul.” 

GOL: todos os voos cancelados até às 23h30 de sexta-feira (10) 

“A GOL continua acompanhando de perto os desdobramentos da situação de calamidade pública na cidade de Porto Alegre (POA) e em todo o estado do Rio Grande do Sul. O aeroporto Salgado Filho segue fechado, e, por isso, para preservar a segurança de seus clientes, cancelamos todos nossos voos com partida ou chegada à capital gaúcha até as 23h30 da 6ª feira (10.mai). Tendo a segurança como prioridade, valor número 1 da GOL, seguiremos sem operações na localidade até 6ª feira (10.mai). A companhia reforça que seguirá informando os seus clientes e a população em geral –por meio dos seus canais de comunicação– sobre atualizações da operação da companhia em todo o estado. A GOL mantém o atendimento a todos os clientes afetados com as facilidades previstas e reforça que em virtude desta situação, desde a 4ª feira (1º.mai) até 31.mai, os clientes que desejarem remarcar seus voos chegando ou partindo dos aeroportos do Rio Grande do Sul –Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo e em Santa Catarina no aeroporto de Chapecó– poderão fazê-lo, com a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito com a companhia, sem a necessidade de pagamento da taxa de cancelamento. Havendo a necessidade de remarcação ou cancelamento, entre em contato com a nossa central de atendimento no número 0300 115 2121.” 

LATAM: todos os voos cancelados até às 23h59 de sexta-feira (10) 

“A Latam Airlines Brasil informa que todos os seus voos de/para Porto Alegre (POA) deste sábado (4 .mai) até as 23h59 de 6ª feira (10.mai) estão cancelados, com possibilidade de postergação, visto que o aeroporto local se encontra inoperante em função das fortes chuvas. A operação da companhia em Caxias do Sul (CXJ) e Passo Fundo (PFB) segue normal com a possibilidade de impactos em função das chuvas na região. A Latam orienta que os seus passageiros evitem se deslocar para o Aeroporto Salgado Filho (POA) e que consultem com antecedência o status de seus voos de/para Caxias do Sul e Passo Fundo em https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status. A companhia reforça que está oferecendo flexibilidade comercial para quem tem voos até o próximo domingo, 12 de maio, de/para as localidades sem multa ou diferença tarifária,e com possibilidade de reembolso. A autogestão para alterações dessas flexibilidades pode ser realizada diretamente na seção “Minhas Viagens” em latam.com. Se o cliente quiser solicitar o reembolso, é necessário preencher o formulário de solicitação de reembolsos, informando o seu código de reserva e o número do ticket.” 

Demais aeroportos do Rio Grande do Sul 

É importante destacar que os voos para outros aeroportos do Rio Grande do Sul permanecem marcados por enquanto. Inclusive, os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando normalmente por ora. Porém, vale a pena ficar de olho, pois eles podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado.  

Conte com o apoio da Copastur  

Em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul, nós, da Copastur, nos colocamos à disposição para verificar as possibilidades e condições e ajudar na remarcação de voos junto às companhias aéreas, com nosso atendimento emergencial 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Fontes: Abear, Fraport, Ministério de Portos e Aeroportos, Gol, Azul e Latam. 

Posts Relacionados

Rolar para cima