Brasil e Japão anunciam isenção recíproca de vistos para turistas

O Ministério das Relações Exteriores acaba de informar que os governos do Brasil e do Japão chegaram a um entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias. A isenção terá validade inicial de três anos, e vigorará a partir de 30 de setembro. Com a medida, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.

“O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados”, informou o MRE.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reniu com Fumio Kishida para tratar deste e de outros assuntos em maio. Na reunião, Fumio disse que o Japão iria começar os procecimentos para isentar vistos de curta duração para brasileiros que visitam o país. A decisão de isenção de vistos acontece após o governo Lula decidir pela volta da exigência de vistos para japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, a partir de outubro.

Fonte: Mercado & Eventos

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima