#93 – Emergência Climática: Rio Grande do Sul

Compartilhe este conteúdo:

A crise climática está se tornando cada vez mais evidente em todo o mundo. Estamos testemunhando as consequências do aquecimento global, com as mudanças climáticas desencadeando eventos meteorológicos extremos e tragédias. Recentemente, no Rio Grande do Sul, chuvas intensas e inundações devastaram várias cidades, deixando milhares de pessoas desabrigadas e causando uma destruição significativa na infraestrutura local.

Segundo a Defesa Civil Estadual, as inundações no Rio Grande do Sul afetaram a vida de 2,34 milhões de moradores de 463 municípios. Deixando 806 feridos, 161 mortos e 82 pessoas desaparecidas. Mais de 580 mil pessoas desalojadas, e 68 mil em situação de abrigo. As perdas materiais são estimadas em bilhões de reais, com danos à infraestrutura,
à agricultura e ao comércio.*

No episódio #93, recebemos Mariana Ferreira dos Santos, advogada, empreendedora e ativista social gaúcha. Discutimos o panorama atual do Rio Grande do Sul, as perspectivas para o futuro e, principalmente, as redes de solidariedade e as formas de contribuir para a reconstrução do estado.

*Dados atualizados em 22/05 às 9h.

Ouça “#93 – Emergência Climática: Rio Grande do Sul” no Spreaker.

botao deezer itunes spotify youtube

Se preferir, confira o podcast em vídeo:

 

convidada podcast mariana ferreira

 Mariana Ferreira dos Santos

Advogada especialista em Direito dos Negócios, certificações nas áreas ESG e Sustentabilidade – CPESG | C2S | C2A | IFRS. Fellow do International Visitor Leadership Program – IVLP, programa do Departamento de Estados Norte Americano voltado a Desmantelar a Injustiça Social e Racial na América. Fundadora das associações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo negro: Odabá – Associação de Afroempreendedorismo e  REAFRO – rede brasil de afroempreendedores, membro da Frente Nacional Antirracista. Atua como conselheira empresarial, auditora e consultora independente, professora universitária e speaker nas temáticas relacionadas a Compliance Sustentável, Diversidade & Inclusão, Gestão de Riscos ESG. Co-coordenadora do Fórum ESG/RS e membro da Comissão Nacional de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Governança Coorporativa. Diretora Jurídica da Associação Gaúcha de Startups (AGS) e Diretora de ESG e Sustentabilidade do Instituto Ibero-americano de Compliance. 

Posts Relacionados

Rolar para cima