Viagem de intercâmbio: o investimento que impulsiona sua carreira

Você já pensou em transformar o sonho de conhecer novas culturas em uma poderosa ferramenta para o seu sucesso profissional? Investir em uma viagem de intercâmbio no exterior pode ser a chave para impulsionar a sua carreira. Além de circular por novos lugares, você terá a oportunidade de conquistar fluência em um novo idioma enquanto constrói redes de contatos globais e desenvolve habilidades valiosas que farão você se destacar no mercado de trabalho.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Neste conteúdo exclusivo, vamos explorar tudo o que precisa saber sobre intercâmbio de idiomas e as vantagens de investir nessa experiência transformadora. Prepare-se para descobrir como uma viagem de intercâmbio pode abrir portas para novas oportunidades profissionais, ampliar sua visão de mundo e proporcionar experiências inesquecíveis.

Confira também as histórias de três profissionais que mudaram seus destinos após estudarem no exterior e dicas para fazer uma viagem personalizada. Continue lendo este artigo!

Descubra as vantagens da viagem de intercâmbio

A possibilidade de realizar um intercâmbio no exterior para impulsionar a trajetória profissional é algo que vale a pena considerar. Afinal, o mercado corporativo está cada vez mais competitivo e globalizado, exigindo habilidades interpessoais, além do domínio técnico. É nesse contexto que o intercâmbio cultural se torna uma ferramenta poderosa.

Pesquisas recentes comprovam o impacto positivo do intercâmbio na trajetória profissional dos participantes. Segundo dados da Selo Intercâmbio, 97% dos de estudantes de intercâmbio relatam ter melhorado suas perspectivas de carreira após a experiência. Além disso, um estudo da Fundação Estudar revelou que 70% desses alunos conseguem um novo emprego ou promoção em até 1 ano após o retorno. O intercâmbio não apenas aprimora habilidades linguísticas, mas também desenvolve competências globais essenciais, como comunicação intercultural, resolução de problemas e pensamento crítico, conforme aponta relatório da UNESCO.

Foi exatamente o que aconteceu com Nyrmala Barbosa, 33 anos, que trocou o ensino médio no Brasil pelo High School na Bélgica e, em seguida, embarcou para os Países Baixos, onde aprendeu o holandês. Segundo ela, essa jornada foi bastante desafiadora, mas uma oportunidade única para que conseguisse se preparar para o mercado global. “O intercâmbio mudou minha vida, expandiu meus horizontes para melhor compreensão do mundo e das pessoas. Não é apenas uma viagem ou um curso, é uma experiência transformadora. Hoje, aceito e compreendo novas formas de trabalho e visões de estratégias diferentes do que estamos acostumados. O intercâmbio abre a mente da gente”, pondera.

Em 2011, Nyrmala Barbosa participou de um programa de intercâmbio Au Pair – onde o estudante mora em uma casa de família, ajuda a cuidar das crianças, em troca de salário, moradia e refeições – nos EUA. “Nessa época, eu já era bem mais madura e busquei melhorar o nível do meu inglês. Isso alavancou demais a minha carreira. Não apenas pela fluência, mas por saber me posicionar, ter jogo de cintura e olhar crítico aguçado.”

Intercâmbio: desafios fortalecem o viajante

viagem de intercambio1

                                                                                          Estudantes circulam no campus universitário

A imersão em uma nova cultura também tem um impacto significativo no bem-estar psicológico dos viajantes. Estudos mostram que a exposição a diferentes perspectivas e valores pode reduzir o estresse, aumentar a felicidade e promover uma melhor saúde mental. Além disso, ao lidar com situações desafiadoras longe do conforto familiar, é possível fortalecer a resiliência e a confiança, habilidades essenciais tanto para o sucesso profissional quanto para uma vida pessoal satisfatória.

Nesse contexto, assim que terminou o ensino médio, Carla Jacovani embarcou para Auckland, na Nova Zelândia, para enfrentar uma jornada que representou um divisor em sua vida. Em três meses longe de casa, ela trocou a timidez por uma boa dose de autoconfiança, conquistou fluência em inglês, entrou em contato com uma nova cultura, conheceu lugares diferentes e aprimorou habilidades relevantes para a carreira, como comunicação, flexibilidade e relacionamento interpessoal. “Sempre digo que o intercâmbio é um investimento em você mesmo, com benefícios que vão além do idioma. Ele te prepara para a vida, para o mercado de trabalho globalizado e te ajuda a descobrir o seu potencial”, pondera Jacovani.

O aprimoramento em um novo idioma expandiu os horizontes de Carla Jacovani, abrindo portas para experiências profissionais únicas e enriquecedoras. Participar de um programa de trabalho na Walt Disney World e acompanhar um grupo de adolescentes na Inglaterra foram apenas alguns dos benefícios que a fluência em um idioma proporcionou à sua carreira. As habilidades que ela desenvolveu durante essas experiências a tornaram uma profissional mais completa e preparada para o mercado de trabalho global. “Essas oportunidades profissionais foram enriquecedoras e marcaram demais a minha trajetória”.

Viagem de intercâmbio é a grande tendência entre profissionais

A procura por viagem de intercâmbio é uma tendência global que vem sendo impulsionada por fatores como a globalização, a valorização da internacionalização e o desejo por experiências transformadoras. Em 2022, cerca de 4,4 milhões de pessoas matricularam-se em cursos de idiomas em outros países, um aumento de 13% em relação a 2021. Essa tendência de crescimento é impulsionada pela demanda por experiências imersivas e aprendizado de idiomas, que permitem que os profissionais se destaquem no mercado de trabalho global.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) projeta que o número de viagens de intercâmbio internacionais crescerá 4,4% ao ano até 2030. Essa estimativa reforça a importância do intercâmbio como uma oportunidade valiosa para aprimorar habilidades, impulsionar a carreira e conhecer novas culturas.

Aos 27 anos, ele pediu afastamento da empresa para frequentar o curso de Customer Experience, na Toronto School Management, no Canadá, durante 10 meses. Durante o intercâmbio, ele não apenas recuperou a fluência do inglês e aprofundou seus conhecimentos em CX, como também desenvolveu habilidades de comunicação intercultural, adaptabilidade e trabalho em equipe. A partir dessa evolução, ele recebeu propostas de trabalho em startups canadenses e para atuar em eventos locais. “O intercâmbio nos mostra que podemos atuar em qualquer lugar do mundo. Ele nos encoraja, apresenta novas culturas, olhares. Eu precisava desse tempo sozinho, para me conectar com a minha essência e encontrar o meu caminho. Voltei para o Brasil com uma nova percepção sobre o mercado e o futuro”, completa Alves.

Semanas após retornar ao Brasil, Pedro Alves foi convidado para um novo desafio profissional. Sua trajetória se soma às estatísticas dos especialistas que comprovam o sucesso das viagens de intercâmbio. 

Confira abaixo algumas pesquisas realizadas nos últimos anos por entidades renomadas no mercado, que comprovam o sucesso das viagens de intercâmbio:

Empregabilidade

Pesquisa da SIES (Sindicato das Empresas de Intercâmbio Cultural e Educacional): em 2022, 82% dos viajantes brasileiros encontraram emprego em até 6 meses após o retorno de suas viagens de intercâmbio.

Salário e promoções

Pesquisa da Fundação Estudar (2021): estudantes de intercâmbio ganham, em média, 22% a mais do que aqueles que não realizaram intercâmbio.

Estudo da Quero Intercâmbio (2020)

65% dos intercambistas relataram ter recebido aumento salarial ou promoção após o retorno.

Desenvolvimento pessoal

Pesquisa da World Education News + Reviews (2022): 72% dos intercambistas relataram aumento na autoconfiança após o intercâmbio.

Estudo da AFS Interculturais (2018)

87% dos intercambistas afirmaram ter desenvolvido habilidades interpessoais e de comunicação.

    Você conhece o Change Programs by Copastur?

    Se você deseja realizar uma viagem de intercâmbio com total segurança – pessoal e financeira – precisa conhecer o Change Programs by Copastur. A marca de viagem especializada em programas de intercâmbio conta com a expertise da Copastur, a primeira biosfera de marcas do país, que há mais de cinco décadas cuida de pessoas que circulam pelo mundo.

    Confira abaixo o vídeo e conheça melhor os benefícios do Change:

    Está pronto para embarcar em uma jornada de aprendizado e descoberta? Então, escolha o destino e comece a planejar uma experiência inesquecível, seja para aprimorar um novo idioma, mergulhar em outra cultura ou explorar as belezas de um país desconhecido. Gostou da ideia? Não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo. Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo em todas as suas dúvidas.

    Compartilhe este conteúdo:

    Posts Relacionados

    Rolar para cima