Seguro de viagem nacional: entenda como funciona e qual a sua importância

Hoje em dia, contratar um seguro para viajar para o exterior, seja a trabalho ou a lazer, é simplesmente essencial. Afinal, essa é uma ótima forma de evitar desgastes relacionados ao extravio de malas, bem como de contar com um bom atendimento médico no caso de uma emergência ou um acidente, isso sem falar nos diversos outros tipos de suporte necessários quando se está longe de casa. Mas e quando a viagem é nacional? Os riscos não são basicamente os mesmos? Como se prevenir? Confira algumas informações sobre o seguro de viagem nacional e saiba por que ele é tão importante para o mundo corporativo!

Como funciona o seguro de viagem nacional?

O seguro de viagem nacional funciona da mesma forma que o seguro internacional. A parte interessada em segurar uma viagem, seja ela pessoa física ou jurídica, procura uma empresa especializada e escolhe, entre uma variedade de coberturas, aquela que mais se adequa a suas necessidades.

Na prática, diferentes tipos de viagem exigem diferentes tipos de cobertura. Um retiro corporativo de final de semana ou uma viagem de incentivo para um local em que serão praticados esportes radicais, por exemplo, exige um tipo de seguro que proteja seus empregados dessas situações de risco. Afinal de contas, nesses contextos, acidentes são sim mais comuns e têm um maior potencial de lesão para os participantes das atividades.

De toda forma, alguns tipos de proteção são comuns a qualquer viagem, como a necessidade de cobrir o extravio ou o furto de bagagens e até mesmo acidentes pessoais. Lembre-se: esses itens devem sempre constar na apólice. Por isso é tão importante trabalhar com uma empresa de confiança e respaldo no mercado para fechar a contratação do seguro.

Quais são as vantagens para o mundo corporativo?

Já citamos brevemente no tópico anterior alguns dos benefícios relacionados à contratação de um seguro pelas empresas. Levando em conta que as viagens corporativas fazem cada vez mais parte do dia a dia de milhares de colaboradores no Brasil, essa é mesmo uma providência fundamental. Confira algumas das principais vantagens desse tipo de proteção!

Atendimento médico de emergência

Essa costuma ser citada como a principal vantagem relacionada à contratação de um seguro de viagem nacional. Afinal, hoje em dia não é possível confiar apenas na rede pública de atendimento no caso de uma emergência. Pensando nisso, proteger seus colaboradores por meio de um seguro viagem pode ser simplesmente essencial.

Não se esqueça que, na prática, essas emergências podem surgir a qualquer momento, independentemente do lugar onde o segurado esteja. Nesse contexto, quando não há cobertura de um seguro, os gastos com consultas médicas, exames e atendimentos na rede particular de saúde podem ser exorbitantes — e, mais cedo ou mais tarde, serão todos cobrados da empresa.

Furto ou extravio de bagagens

Independentemente do destino da viagem, de ela ser nacional ou internacional, a verdade é uma só: há diversos casos de furtos e extravios de bagagens no cotidiano de quem viaja. Os sistemas de conferência de destinos e segurança do patrimônio dos passageiros de muitas companhias aéreas são completamente desorganizados. Então nada de contar com a sorte: é melhor prevenir que lidar com os custos desse tipo de perda posteriormente.

Suporte no caso de acidentes

Por sua própria definição, acidentes são eventos inesperados e indesejáveis. Ninguém os planeja e eles podem acontecer a qualquer momento, seja no local de hospedagem, entre uma reunião e outra ou atravessando a rua. Por que então não contar com o apoio de um seguro para essas ocasiões?

Seguros viagem oferecem suporte no caso de acidentes pessoais também em território nacional, sabia? Seja para o atendimento médico necessário nesse momento ou para os danos materiais decorrentes dele, é importante contar com algum tipo de proteção nesse tipo de situação.

Segurança para gestores e colaboradores

Todos esses tipos de cobertura são extremamente importantes no ambiente corporativo, porque asseguram uma maior segurança para gestores e colaboradores. Com isso, os gestores se certificam de que seus funcionários estarão em boas mãos no caso de qualquer situação inesperada. Já os colaboradores podem viajar com maior tranquilidade, pois contarão com o devido suporte no caso de qualquer eventualidade.

Em termos mais gerais, a empresa também ganha com a prevenção, já que os custos envolvidos com um bom suporte, com cuidados médicos e até mesmo com uma possível indenização a um empregado que se acidenta durante a viagem corporativa podem ser enormes. Investir em seguros de viagem pode, portanto, ser uma escolha estratégica.

Opção para a falta de cobertura nacional no plano de saúde

Muitos planos de saúde não cobrem acidentes e emergências ocorridos fora do estado ou da cidade de residência de seus segurados. Normalmente, o segurado acaba dependendo de algum acordo entre seguradoras ou até mesmo da liberação, caso a caso, para esses atendimentos. E é claro que isso pode ser prejudicial sua saúde e seu bem-estar.

Caso os funcionários da sua empresa se enquadrem nesse tipo de cobertura mais limitado, torna-se ainda mais importante contratar um seguro de viagem quando eles se deslocam dentro do território nacional.

Assistência farmacêutica e suporte odontológico

Dependendo do tipo de apólice de seguro contratada, existe também a possibilidade de contar com alguns tipos de cobertura menos comuns no dia a dia de apólices, como assistência farmacêutica e suporte em emergências odontológicas.

Assim como acidentes pessoais, furtos e outras emergências, essas coberturas são importantes para situações inesperadas que podem envolver muitos gastos — seja para a empresa ou para seus colaboradores. Para mitigar esses riscos e garantir a assistência em situações de emergência, vale a pena conferir se a cobertura desses itens também está descrita em sua apólice de seguro de viagem nacional.

Qual é a melhor forma de contratar?

Independentemente do tipo de necessidade da empresa em relação às viagens corporativas dos colaboradores, é imprescindível contar com a ajuda de uma empresa especializada na gestão de viagens. Ao analisar o perfil do deslocamento, os riscos envolvidos e as vantagens e desvantagens de cada tipo de cobertura, esses profissionais poderão indicar a opção que mais se adequa a suas necessidades.

Além de ser um investimento estratégico, esse tipo de orientação também contribui para o bem-estar e a produtividade dos colaboradores, assim como para a tranquilidade de suas viagens.

E sua empresa, por acaso tem contratado seguro de viagem nacional para seus colaboradores? Comente aqui e nos conte! E aproveite para seguir a Copastur no Facebook e no Twitter e continuar a receber informações sobre o assunto!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima