#56 – Insegurança Alimentar, Causas e Consequências

Você já ouviu falar sobre insegurança alimentar? E sobre fome?

Ultimamente vem sendo um assunto recorrente diante de toda a situação socioeconômica brasileira. Cada dia mais a população brasileira está sendo inserida nestes cenários, que até o fim 2020 o total girava em torno de 19 milhões de brasileiros em situação de fome. Já em 2022 esse número aumentou infelizmente para cerca de 35 milhões de pessoas que estão neste cenário.

Há uma diferença entre os dois conceitos, mas eles estão interligados, já que a insegurança alimentar se refere à condição de não ter acesso pleno e permanente a alimentos e/ou não se alimentar da forma adequada por falta de opção; já a fome é a situação em decorrência a insegurança alimentar, a forma mais grave disto, sendo um estágio que somente quem já passou ou passa consegue descrever a sensação.

Para saber mais a fundo sobre esse assunto que está impactando grande parte da sociedade brasileira, embarque no voo #56 do Saída de Emergência, que traz a nutricionista Luana Araújo e a psicóloga, também formada em direito, Edna Gottert. As duas compartilham seus conhecimentos por trabalharem em ações com pessoas em situação de vulnerabilidade e abordam situações que o Brasil está em enfrentando referente a esse triste cenário, mostrando como é possível reverter essa condição.

botao deezer itunes spotifyyoutube

Se preferir, confira o podcast em vídeo:

Convidades

Edna Moreira

Edna Moreira Santos Gottert, formada em psicologia e Direito, pós graduada em Direito Criminal e Pós graduanda em Métodos Alternativos de Conciliação de Conflitos pela Escola Paulista de Magistratura. Mestre em Políticas Públicas pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais/FLACSO. Atua como coordenadora de um Serviço de Acolhimento Institucional, Associação A Tenda de Cristo/Centro de Convivência e Cidadania Gente Feliz. Sua atuação é voltada para a área de direitos humanos, em especial, direitos humanos de crianças e adolescentes. Milita nos Conselhos de Políticas Públicas e Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA. Foi presidente por algumas vezes do CMDCA e do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social). É coordenadora do Fórum de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Carapicuiba/FÓRUM DCA e faz parte do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de São Paulo.

Instagram – @ednagott

LinkedIn – Edna Gottert

Luana Araújo

Bacharel em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu, Técnica em Nutrição e Dietética, nutricionista responsável técnica na ONG Banco de Alimentos, atuando no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Mestranda em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP

Instagram – @luanarochaar   @ongbancodealimentos

LinkedIn – Luana Rocha de Araújo   ONG Banco de Alimentos

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima