#69 – Povos originários: cultura e repressão

Os povos indígenas habitam o Brasil antes mesmo da chegada dos portugueses aqui. Mas eles só foram reconhecidos quando a Constituição de 1988 assumiu a pluralidade étnica do país, evidenciando o direito de proteção a essas comunidades e estabelecendo prazo para que suas terras fossem demarcadas.

Atualmente, há mais de 900 mil indígenas no Brasil e cerca de 30 mil vivem geograficamente isolados em áreas de difícil acesso. Mesmo assim, comunidades como os Yanomamis são vítimas de verdadeiros horrores promovidos por garimpeiros, que devastaram seu espaço levando fome, violência, doenças, ataques e perseguições.

Essa herança da escravidão que ocorreu não só em território brasileiro, como em todo continente Americano, continua dizimando muitas comunidades. Porém, certos de seus direitos, eles seguem lutando pelo reconhecimento como povo originário que pertence e tem pertencimento das terras.

Para entender melhor essa dura batalha e resistência não só dos Yanomami, mas de todos os indígenas, embarque no voo #69 junto com a antropóloga e professora Lucia Helena Rangel, especialista no assunto. Ela fará uma viagem ao passado e também mostrará como é possível ajudar os povos indígenas a conquistar seus direitos!

Ouça “#69 – Povos originários: cultura e repressão” no Spreaker.

botao deezer itunes spotifyyoutube

Se preferir, confira o podcast em vídeo:

YouTube player

 

Convidada

   Lucia Helena Vitalli Rangel
Lucia Helena Vitalli Rangel

Lucia Helena é antropóloga, doutora em Antroplogia pela PUC de São Paulo, pós doutora em Ciências Sociais, Infâncias e Juventudes pela CLACSO; atualmente é coordenadora do curso de Ciências Socioambientais da PUC SP; pesquisadora na área de etnologia indígena, tendo pesquisado junto ao povo Jamamadi do estado do Amazonas e diversos povos do Acre, Roraima, Mato Grosso e Maranhão, além do povo Xukuru do Ororubá de Pernambuco, Maxakali de Minas Gerais e Kaingang e Terena de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Possui produção técnica e acadêmica sobre esses povos e artigos publicados. 

Instagram – @vitallirangel

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima