#72 – Emergências Climáticas

Compartilhe este conteúdo:
2 min restantes

Emergências climáticas é um dos temas de maior discussão no mundo nos últimos anos. De acordo com os relatórios divulgados pela comunidade científica internacional, os governos estão criando estratégias para frear o aquecimento global, mas ainda sem grande eficácia.

Neste episódio, vamos refletir sobre o papel dos Estados nessa luta e a importância da conscientização da sociedade sobre os perigos que corremos com as emissões de gases de efeito estufa e o lento processo de transição energética. Além da importância de utilizarmos a tecnologia como aliada, evitando derrubar florestas ou poluir a natureza.

Para discutir o assunto, conversamos com o médico Dr. Gilberto Natalini, que durante os 48 anos de exercício da profissão conciliou sua atuação político social na cidade de São Paulo. Também contamos com Rudã Fernandes, engenheiro de pesca, que atualmente trabalha com plantação de corais no litoral do nordeste brasileiro e nos relata a importância das comunidades locais e do turismo na
preservação ambiental.

Ficou curioso? Embarque com a gente nesse voo!

 

Ouça “#72 – Emergências Climáticas” no Spreaker.

botao deezer itunes spotifyyoutube

Se preferir, confira o podcast em vídeo:

YouTube player

 

Convidados

  Gilberto Nataline
Gilberto Natalini

Gilberto Natalini, médico (clínico e cirurgião), com 48 anos de experiência, formado na Escola Paulista de Medicina em 1975, e desde a época de estudante vem fazendo atuação político-social, em particular na cidade de São Paulo, onde foi vereador cinco vezes. Causas principais: qualidade de vida das pessoas, saúde pública. Primeiro a levantar a bandeira do SUS no Brasil e primeiro a levantar as causas ambientais. Para que as pessoas tenham saúde precisam de hábitos saudáveis e ambientes saudáveis. Faz um mix de saúde humana, saúde do planeta e a preservação dos recursos naturais. A luta de uma vida.

Instagram – @gilbertonatalinisp

 

Rudã Fernandes

Rudã Fernandes

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Para, mestrado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em manejo de organismos aquáticos com enfoque nos seguintes temas: pesca artesanal, aspectos sócio econômicos, bem estar animal, manejo, sanidade animal (parasitologia, histologia, hematologia e fisiologia), desempenho produtivo e nutrição. Atualmente é vinculado ao Laboratório de Enzimologia do Departamento de Bioquímica da UFPE, desenvolvendo atividades que buscam realizar aplicação de conceitos biotecnológicos na aquicultura, principalmente na nutrição de larvas de camarão e no cultivo de corais nativos brasileiros.

Instagram – @fernandesruda

Posts Relacionados

Rolar para cima