Acessibilidade em Eventos Corporativos — 4 Detalhes Para Sair do Básico!

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Investir em acessibilidade em eventos corporativos é essencial, não só para trazer mais público para o local e oferecer um tratamento melhor, mas também para mostrar que a empresa se preocupa com a participação e inclusão dos visitantes.

Para se destacar nesse sentido e receber toda a credibilidade possível, além de atender a todos com igualdade e eficiência, o melhor é ir além do que já é comum e oferecer diferenciais nesse quesito. Neste artigo falaremos sobre isso. Confira!

Como garantir a acessibilidade em eventos?

Garantir a acessibilidade em eventos é, hoje, uma obrigação.

Um evento acessível não diz respeito somente a quem tem mobilidade reduzida ou audição/fala prejudicada.

Deve-se compreender, acima de tudo, que um evento precisa ser inclusivo e entregar a mesma experiência para os estrangeiros ou para quem não entende totalmente do assunto tratado.

Para que tudo isso seja feito, o melhor é contar com serviços especiais e fornecedores que já têm experiência no segmento. Nisso, uma empresa de gestão especializada pode ajudar, pois terá acesso a muito mais opções do mercado.

Veja abaixo algumas dicas inovadoras para a acessibilidade em eventos corporativos:

1. Audiodescrição

Muitos eventos trabalham com a audiodescrição em palestras, pelo uso de fones de ouvido. Essa ideia é principalmente focada em quem tem alguma deficiência visual.

Entretanto, a audiodescrição pode ir além disso, e oferecer conteúdos em outros idiomas!

Que tal adicionar dispositivos que ofereçam a descrição em áudio já traduzida em todos os locais do evento, como a praça de alimentação, os próprios stands e as exposições?

Contrate equipes que possam oferecer um atendimento especializado para apoiar esse detalhe, e você tornará seu evento muito mais interativo e inclusivo.

2. Mesas e cadeiras

Apesar das rampas e dos banheiros especiais para cadeirantes, muitas vezes as mesas e cadeiras são esquecidas. Procure colocar nos locais de convivência e alimentação itens com altura diferenciada e espaço suficiente para movimentação de cadeira de rodas.

O melhor é separar uma área para isso, com mais espaço livre, mas é uma boa ideia também mesclar algumas mesas para que aqueles que não são cadeirantes possam se sentar junto dos que são.

Isso se estende, claro, aos outros locais do evento. Banheiros e entradas devem estar totalmente prontos para receber pessoas com mobilidade reduzida, tendo à disposição rampas e espaços determinados para tal.

3. Intérpretes de LIBRAS

Com a popularização dos eventos on-line e híbridos, os intérpretes de LIBRAS ganharam uma boa visibilidade. Isso pode, sim, ser levado aos eventos presenciais!

Contratar um profissional como esse para tornar acessível o conteúdo de uma palestra é uma ótima ideia. Você pode colocar um telão com a imagem dividida, por exemplo, e mostrar o trabalho do intérprete na tela além do palestrante.

4. Escrita em Braille

Em termos de acessibilidade em eventos, adicionar a escrita em Braille aos locais pode ser algo comum. Porém, é possível ir mais longe nisso e colocar mais placas e totens com indicações de locais do evento ou atrações.

Além do Braille, eles podem ter também uma comunicação em diferentes idiomas, para tornar tudo ainda mais acessível.

Gostou de saber mais sobre acessibilidade? Aproveite e confira como os serviços da Copastur podem auxiliá-lo na hora de produzir um evento completamente inclusivo!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima