Litoral Norte de São Paulo atrai turistas com temporada de avistamento de baleias

Compartilhe este conteúdo:

Todos os anos, entre junho e novembro as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que compõem o Circuito Litoral Norte, registram números crescentes de avistamentos de baleias e golfinhos a cada temporada. Ilhabela, no ano passado, registrou mais de 780 avistamentos de baleias, o que aumenta a expectativa para a temporada de 2024.

Desde 2021, a cidade vem trabalhando na estruturação desta atividade, investimento em educação ambiental, qualificação do trade de turismo e promoção, envolvendo importantes parceiros: Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia a Vista e VIVA Instituto Verde Azul. Neste ano, inclusive, haverá o lançamento do selo “Cidade Amiga das Baleias”, destinado a empresas que adotam boas práticas nesse segmento.

“O turismo de observação de baleias e golfinhos é essencial para a baixa temporada, estamos atuando de forma sustentável para entregar qualidade ao turista e garantir a continuidade das baleias por aqui”, acrescenta o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Harry Finger.

Em São Sebastião, até agora, já apareceram as primeiras jubartes juvenis, que ficaram pouco tempo aqui e, agora, espera-se a chegada das baleias adultas, que passam pelo nosso canal em busca da reprodução. Na cidade, os principais pontos de observação são a costa Sul, o Canal de São Sebastião e os arredores da Ilha Montão de Trigo.

“É, sem dúvida, um espetáculo que a maioria das pessoas gostaria de presenciar. É uma atração turística cujo interesse está crescendo e que nos orgulhamos de desenvolver com sustentabilidade. Tanto que no final do ano passado ganhamos o Prêmio Braztoa pela implementação bem-sucedida do turismo de observação de baleias que preza pela preservação ambiental”, destaca a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Fonte: Mercado&Eventos

Posts Relacionados

Rolar para cima