Como os eventos corporativos ajudam a firmar a imagem da marca?

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Uma ótima forma de consolidar a imagem da sua empresa no mercado e aumentar o respaldo da marca é por meio da realização de eventos corporativos — de alta qualidade, claro. Para isso, é imprescindível contar com boa estrutura e organização, a fim de evitar críticas e demais prejuízos à imagem corporativa. Mas, afinal, como os eventos corporativos ajudam a firmar a imagem de uma marca? Confira e descubra!

Relacionamento com o público

A comunicação entre uma empresa e seu público pode se dar de várias formas, por diversas mídias e em diferentes momentos. A organização de um evento corporativo é uma dessas formas de se relacionar com o público e apresenta algumas vantagens importantes, que definitivamente devem ser consideradas por gestores e CEOs.

Para começar, esses eventos proporcionam um contato mais próximo com clientes (em potencial e efetivos), já que se desenrolam em ambientes produzidos pela empresa, livres de formalismos e entraves desnecessários. Assim, os clientes que se dispõem a participar dessas confraternizações normalmente já estão mais abertos para receber ofertas de produtos e serviços, ser apresentados à cultura organizacional da empresa ou o que mais for compartilhado.

Oportunidade de divulgação

Já que falamos em oferta de produtos e serviços, vale lembrar que os eventos corporativos são ótimas oportunidades para divulgar eventuais lançamentos da empresa. Ao estabelecer um primeiro contato de proximidade com os clientes, você garante que ao menos será ouvido por seu público-alvo. E, convenhamos, isso já pode ser bem difícil de acontecer hoje em dia, em um contexto cada vez mais competitivo e de grande oferta.

Credibilidade da marca

Eventos corporativos também ajudam a consolidar a marca da empresa no mercado. Por meio de festas de lançamento, conferências, palestras, feiras e outros tipos de evento, um negócio pode ser visto não apenas por clientes em potencial, mas também por concorrentes e possíveis colaboradores. Essa é uma ótima forma de se estabelecer entre competidores e ocupar mais um espaço importante de divulgação!

Confirmação da identidade visual

A maioria das empresas gasta muito tempo e energia à procura de uma identidade visual que efetivamente corresponda a seus valores e à sua cultura organizacional. É preciso manter a coerência em relação a essa imagem. Afinal, logo, fonte, sonoridade do nome e até mesmo as diferentes aplicações dessa identidade visual afetam sim a percepção que os consumidores têm sobre a empresa.

Aí é que entram os eventos corporativos, como mais uma forma de consolidar e refletir essa identidade visual. Ao contrário das mídias tradicionais e de outras plataformas limitadas de divulgação visual, um evento é uma tela completamente em branco para quem deseja atrair novos negócios. Basta usar a imaginação e contar com uma equipe qualificada para traduzir todos os valores e ideais da empresa em uma reunião de sucesso!

Motivação de colaboradores internos

Outra vantagem relacionada à realização de eventos corporativos é a consequente motivação dos colaboradores internos. Afinal de contas, uma marca também precisa consolidar sua imagem perante os próprios funcionários para gerar engajamento e fazer com que eles efetivamente vistam a camisa da empresa.

A lógica não é nada complicada: durante esses eventos, os funcionários podem fugir da rotina, lançando-se em novos desafios, assumindo mais responsabilidades e colocando em prática suas habilidades de produção, organização e networking. Por tudo isso e muito mais, eles aproveitam bem os benefícios de cada evento, o que os motiva a fazer além do que é esperado, superando expectativas.

Integração da equipe

Ainda em relação à imagem da empresa junto a seus colaboradores, os eventos corporativos também ajudam na integração geral da equipe. Para usufruir dessa consequência pra lá de positiva, no entanto, é preciso demonstrar a importância dessas oportunidades para funcionários dos mais variados setores, de forma a incentivá-los a trabalhar em benefício de um mesmo propósito: o sucesso do evento.

Assim, esses eventos ajudam a fortalecer a integração dos colaboradores, promovendo a superação conjunta de desafios e a formação de equipes muito mais cooperativas. Sem dúvida, essa é mais uma excelente forma de engajar seus colaboradores no clima organizacional da empresa!

Oportunidade de comunicação externa

Pode acreditar: poucas oportunidades de comunicação com o público-alvo são tão efetivas quanto os eventos corporativos. Eles proporcionam um ambiente de maior receptividade para uma plateia de clientes em potencial, colaboradores e até outros agentes de mercado. E esses contatos podem vir a ser bastante relevantes para sua estratégia de negócio.

Além disso, são ambientes controlados, escolhidos por você, de exclusividade para ações comerciais e de marketing, sem a típica (e estressante) concorrência por atenção que normalmente toma as feiras de negócios e outros meios de comunicação. Nesse caso, portanto, você tem a certeza de que sua imagem será a única na mente do público, podendo controlar como essa história será contada, quais ações são mais adequadas, entre outros inúmeros aspectos.

Ciclo virtuoso de negócios

Eventos corporativos também são ótimas forma de alimentar um ciclo virtuoso de negócios para sua empresa. Primeiramente, eles representam uma oportunidade de networking e apresentação dos produtos e serviços mais adequados para a audiência do evento. Muitos novos clientes podem ser recebidos e prospectados nessas ocasiões.

Além de prospectar clientes em potencial, os eventos ainda podem servir para reforçar laços comerciais já existentes, fidelizando esses parceiros. Uma cartela de clientes regulares precisa ser não só mantida, mas fortalecida por meio de contatos constantes e canais abertos de comunicação com representantes de sua empresa. Forma-se, com os eventos corporativos, um ciclo que se retroalimenta.

Divulgação da cultura organizacional

Finalmente, outro aspecto fundamental para a realização de eventos corporativos e a consolidação da marca da empresa é a divulgação da cultura organizacional. Além de motivar e engajar colaboradores internos, esse aspecto também deve ser transmitido ao público-alvo do negócio e a seus parceiros comerciais.

Os valores essenciais do empreendimento, sua visão e sua missão representam o núcleo essencial de trabalho da empresa, que determina como serão seus hábitos, comportamentos, políticas, crenças e processos cotidianos. Como isso diz respeito à sua forma de fazer negócios, nada melhor que apostar em sua divulgação como parte indissociável da imagem da sua marca, não concorda?

Mas e a sua empresa, por acaso tem investido em eventos corporativos como forma de consolidar sua imagem no mercado? Para entender mais sobre esse assunto, aproveite para conferir também como usar eventos corporativos como estratégia de marketing!

About the author

Formado em Administração Pública pela Unesp e Pós Graduação em Administração e Gestão de Eventos pelo Senac SP, Alexandre Kida é responsável pela área de eventos & incentivos na Copastur. Com experiência de 17 anos na área, é apaixonado pelo que faz, compromissado com a excelência na entrega dos serviços e satisfação plena dos clientes.

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