Como utilizar o marketing de incentivo para engajar os colaboradores?

Existem vários tipos de campanhas que estão dentro da estratégia do marketing de incentivo, como o endomarketing, campanhas B2B (Business to Business), B2C (Business to Consumer), entre outras. Portanto, pensar em formas diferentes de utilizar esse método dentro das empresas é um desafio. 

No entanto, é algo que deve ser uma prioridade se a organização realmente deseja encontrar maneiras de garantir a satisfação da equipe. 

Confira neste artigo:

  • como funciona uma campanha de incentivo;
  • por que é importante desenvolver ações de marketing de incentivo?
  • quais ações de marketing de incentivo sua empresa pode utilizar;
  • quanto tempo dura uma campanha de incentivo;
  • quais os tipos de premiação e tipos de ativação.

Como funciona uma campanha de incentivo?

Uma campanha de incentivo reúne estratégias que são utilizadas para estimular os colaboradores, para que a relação entre eles e a organização seja positiva, harmoniosa e propensa a uma maior produtividade. 

Afinal, quanto mais satisfeito com o ambiente de trabalho e a comunicação com os demais, maior a probabilidade dos funcionários exercerem suas atividades com atenção e de maneira motivada. 

Mas como essas campanhas funcionam? Geralmente essas ações de marketing de incentivo precisam:

  • identificar as áreas da empresa que precisam de mais atenção;
  • estabelecer os objetivos da campanha;
  • desenvolver um regulamento para ela;
  • avaliar o desempenho com métricas qualitativas e quantitativas;
  • oferecer premiações;
  • dar e receber feedbacks dos colaboradores.

Por que é importante desenvolver ações de marketing de incentivo?

Um dos grandes objetivos do marketing de incentivo é favorecer a retenção de talentos na empresa. Além disso, a estratégia busca manter os colaboradores focados e satisfeitos, e quando eles ajudam a aumentar os resultados — ou atingir alguma meta — , são reconhecidos por isso e recebem prêmios.

Sendo assim, essa estratégia é muito importante para valorizar o trabalho dos colaboradores. Consequentemente, os profissionais ficam mais motivados em suas funções, gerando vantagens como: 

  • melhores índices de produtividade;
  • mais vendas;
  • clima organizacional positivo;
  • menor taxa de turnover (rotatividade de pessoal).

Quais as formas de incentivo?

Reunimos neste artigo alguns exemplos e dicas de marketing de incentivo que a sua empresa pode aplicar. Confira!

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1. Identificar áreas da empresa que precisam de mais incentivo

Claro que, se possível, todas as áreas devem receber campanhas de incentivo. No entanto, é fundamental identificar o que precisa ser melhorado com mais urgência. Para definir isso, pense não só em resultados financeiros (de vendas), mas também em quais setores têm mais atrasos, por exemplo, ou então áreas com mais turnover.

2. Criar um regulamento para a sua campanha

Toda campanha de marketing de incentivo precisa de um regulamento com todas as regras que os colaboradores devem seguir. Ou seja, é necessário definir em detalhes quais são:

  • as metas a serem atingidas;
  • quais métricas serão usadas;
  • prazos a serem cumpridos/quanto tempo de duração terá a campanha;
  • e quais serão as recompensas.

Todas as informações precisam estar bem claras para a equipe, assim todos saberão exatamente o que é necessário para receber a premiação estipulada. A comunicação deve ser direta, sem deixar dúvidas, para que assim a campanha tenha o engajamento dos participantes. 

3. Campanhas de ativação

As ações de campanhas de incentivo devem ser planejadas e implementadas de acordo com o perfil de cada setor, pois o que pode servir de motivação para um grupo, não necessariamente servirá para outro. 

Mas quais ativações podem ser usadas? A organização deve promover temáticas específicas e estratégicas para cada área e abordando diversos assuntos como questões sociais, diversidade, apresentação de novos contratados, saúde e segurança do trabalho, entre outras. 

Alguns dos tipos de ativações que podem ser utilizadas são:

  • eventos temáticos – tanto voltados para aprimoramento da equipe quanto para celebrar alguma data comemorativa;
  • brindes personalizados;
  • workshops, palestras e treinamentos em diversas áreas;
  • jogos empresariais (gamification);
  • intervenções artísticas e culturais;
  • premiações e reconhecimentos;
  • entre outras.
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4. Viagens de incentivo

Por falar em recompensas, um dos tipos de premiações que as empresas costumam oferecer é a viagem de incentivo. Assim como prêmios em dinheiro, folgas extras e bolsas de estudo, as viagens são um grande atrativo para os colaboradores. 

A Copastur acredita que durante uma viagem, as pessoas estão emocionalmente mais disponíveis para se conectar com outras, e assim, estabelecer vínculos mais duradouros com a sua empresa. Por isso, atuamos na criação, planejamento e execução de viagens de incentivo para oferecer os melhores momentos e torná-los memoráveis.

O colaborador além de se sentir reconhecido pelo esforço, poderá desfrutar de uma experiência única e a viagem será como um grande presente. Seja para outra cidade, estado ou país, este será um momento de descanso, diversão, estudo ou aprimoramento da pessoa. 

Para saber mais como aumentar a produtividade na sua empresa por meio de programas de incentivo, baixe o e-book “Guia da viagem corporativa em grupo” e proporcione aos seus colaboradores a chance de expandir conhecimentos, fazer novos contatos e encontrar boas oportunidades de negócio!

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