Por que utilizar o QR code no credenciamento de eventos corporativos?

O credenciamento é uma das etapas mais importantes e trabalhosas de um evento. Caso algum elemento do sistema apresente problemas na hora errada, os frequentadores arcam com filas, o que estressa as equipes de atendimento e interfere na experiência do evento.

Além disso, informações importantes podem ficar comprometidas, o que traz transtornos para realizar contatos em casos de emergência ou de ações para a etapa de pós-evento. Para evitar esse tipo de problema, diversas empresas têm utilizado o QR Code em eventos corporativos.

Quer conhecer mais sobre essa tecnologia e como ela pode colaborar com o sucesso do seu evento? Acompanhe as nossas dicas e saiba como oferecer uma experiência ainda melhor para o seu público!

QR Code: agilidade na comunicação com segurança

Apesar de hoje ser muito popular com as tecnologias dos smartphones, o QR Code (ou Quick Response Code) não é tão novo assim. Ele foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave. O objetivo era que ele fosse rapidamente interpretado por equipamentos de leitura.

O QR Code consegue armazenar centenas de vezes mais dados do que os códigos de barras tradicionais, podendo direcionar o usuário para um site, uma geolocalização, um número de telefone, uma página da loja de aplicativos, uma imagem, entre outros.

O QR Code pode ser lido por qualquer dispositivo inteligente que tenha uma câmera e esteja conectado à internet, o que torna o uso desse tipo de tecnologia em eventos corporativos bastante atraente. Afinal, todos que participam da organização de eventos sabem que o controle de entrada, bem como o cadastramento, podem causar desconforto e insatisfação. Ninguém gosta de enfrentar filas e esperar, especialmente o público executivo, tão cheio de compromissos e responsabilidades!

O QR Code também pode ser aplicado em outras áreas de um evento, além da entrada. Ele auxilia na coleta de dados em estandes e nas salas de palestras e workshops, facilitando a mensuração de resultados e o contato com o participantes no pós-evento. Para criar uma experiência relevante para o público, fortalecendo a sua marca e o relacionamento dela com potenciais clientes e stakeholders, cuidar de detalhes como estes é fundamental.

Por que usar o QR code em eventos corporativos?

Essa tecnologia simples pode fornecer mais benefícios para o gerenciamento de seus eventos do que você poderia esperar! Continue acompanhando para saber mais!

Oferece mais rapidez no credenciamento

O credenciamento manual consome muito tempo de trabalho. Afinal, os atendentes precisam lidar com diversas listas de convidados, máquinas impressoras de etiquetas e conferência de dados, de modo que, posteriormente, possam levantar quem compareceu e quem não pôde ir ao evento. Vale lembrar que listas podem ser perdidas e isso dificulta a apuração de dados.

A tecnologia, mais uma vez, pode auxiliar nessa etapa. Ao fazer a inscrição para o evento, o participante recebe um QR Code, junto de seu ingresso. Ele pode imprimir esse QR Code ou levá-lo na tela do celular. Na hora de entrar no evento, ele apresenta o código ao responsável, que precisará apenas usar um leitor de QR Code para registrar a entrada. Com isso, o sistema dispensa a necessidade de uma lista de participantes no momento do credenciamento e agiliza a conferência de dados.

Auxilia no controle de dados e na elaboração de relatórios

Com o QR Code no credenciamento de eventos e na entrada dos participantes, você consegue saber não só quem esteve no evento, como também que horas o participante entrou e saiu, qual o número de pessoas, quantidade de visitantes nos estandes, quais perfis participaram de suas atividades, entre outros. Com essas informações sistematizadas, ficará mais fácil elaborar um relatório e estudar o público de seus eventos, o que auxilia no oferecimento de produtos e serviços mais relevantes.

Fornece apoio nas ações de marketing e comunicação do evento

O QR Code é um ótimo recurso para deixar seu evento mais interativo e facilitar a disseminação de informações. Em panfletos, anúncios de revista, crachás e em estandes, eles podem ser impressos para direcionar o participante para a página oficial do evento, aplicativos, hot sites, landing pages, conteúdo especializado online, jogos, entre outros. Assim, você tem uma forma de se comunicar e atualizar os seus participantes sobre as novidades, de maneira rápida, simples, acessível e interativa.

Pode ser usado como cartão de visita

O QR Code nos crachás pode facilitar o intercâmbio de contatos e fortalecer o networking. Assim, se um participante aproximar a câmera do crachá do colega, ele pode ter acesso aos dados de contato fornecidos pelo outro no momento de cadastro. Fica mais simples e sustentável manter o vínculo após o evento e os cartões de visitas não ficarão perdidos por aí!

É acessível

Gerar um QR Code é bastante simples. Diversas plataformas de eventos já contam com recursos acessíveis para a geração dos códigos, facilitando o gerenciamento de informações entre os diferentes dispositivos. Assim, você não terá de gastar muito dinheiro ou papel imprimindo listas de convidados e poderá coletar os dados de seus participantes com smartphones ou scanners simples. Os frequentadores também agradecem, uma vez que o QR Code dispensa a impressão de ingressos.

Reduz as chances de fraudes

Por permitir a verificação rápida entre os dados oferecidos no momento da inscrição e os apresentados no momento do credenciamento, o QR Code ajuda a reduzir as chances de fraudes em eventos corporativos.

O credenciamento é a porta de entrada de um evento. Quando o participante depara-se com problemas logo no início de suas atividades, a experiência dele sofre grandes danos, causando prejuízos para a imagem de sua empresa e para todos os envolvidos na organização do evento. Cuidar de cada um dos detalhes é essencial para que o evento gere os resultados esperados, e a tecnologia oferece muitos recursos acessíveis para viabilizar mais agilidade nas suas entregas.

O uso de QR Code em eventos corporativos é um ótimo exemplo disso. Ele recolhe dados e evita fraudes com agilidade, facilita o fluxo de informações e apoia ações de marketing e de comunicação de uma forma acessível, simplificando o gerenciamento de seu evento e o oferecimento de uma boa experiência para todos os participantes.

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