#09 – Edição Especial: Vozes Negras Importam

Você sabia que a escravidão foi abolida oficialmente no Brasil somente em 1888?

Foram 338 anos de escravidão, mais de 3 séculos, e temos somente 132 anos de liberdade. Liberdade essa, que ainda não vivemos. Somos a maior parte da população do Brasil e a maior parte desempregada, encarcerada e marginalizada.

Black Lives Matter foi um movimento que se iniciou em 2013 nos EUA, após a morte de um jovem negro por um vigilante. E em meio a uma pandemia, esse movimento voltou com força total após o assassinato filmado de George Floyd por um policial branco, gerando uma onda de protestos ao redor do mundo.

Por isso, neste episódio especial do Podcast Saída de Emergência, vamos ter um bate-papo, abordando alguns tópicos como: Conceito de racismo estrutural, Diferença do racismo no Brasil e outros países estrangeiros e a Desigualdade social no Brasil.

Para gravar esse podcast especial, chamamos dois colaboradores da Copastur que possuem lugar de fala para conduzir este assunto.

Apresentadores Convidados

mauricio santos
Maurício Santos

Casado com a Pate e Pai do Theo, tem 25 anos e vive na Cohab Juscelino, em Guaianases extremo leste de São Paulo. Formado em Gestão de Turismo, trabalha na área a 6 anos desde quando se formou. Atualmente trabalha na Copastur onde faz parte do time Comercial, aos finais de semana atua com projetos pessoais, como Guia de Turismo na Bate Volta Roots, uma agência de Ecoturismo e Aventura e no Cine Quebrada, um projeto de cinema popular infantil gratuito, que leva lazer, cultura e entretenimento para crianças da periferia.

Marina Souza
Marina Souza

Tem 25 anos, moradora da Baixada Fluminense. Venceu muitas barreiras para hoje ser formada em Turismo e atuar há 07 anos no ramo de viagens corporativas.

Nossos Convidados

Bárbara Santos
Bárbara Campos

Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Trabalha no Projeto Jaguaré Caminhos, no bairro do Jaguaré com crianças e adolescentes com deficiência, problemas de inclusão ou vulnerabilidade social. Também atua como psicóloga de referência na CEI Vila Nova Jaguaré. Voluntária na Escoteiros do Brasil onde executou diferentes projetos ligados à Diversidades.

yo yao
Yó YAO

Filho e filha de seus ancestrais. Homem negro –não binário! Mensagem principal: quando julgamos não temos tempo para amor e analisar o quanto somos plurais dentro de um universo cósmico. Formação : artes e corpos Afroturísticos brasileiros. LGBTQIAP+

Márcio Silva
Marcio Silva

Pai da Isabela (Isa), 48 anos e divorciado, vive em Taboa da Serra zona oste de Sampa, curso superior de Gestão Comercial incompleto e que pretende retomar, tem aproximadamente 30 anos de turismo, sempre em atendimento ou operações e atualmente trabalha na Copastur. Nos últimos 04 anos descobriu um novo amor, a fotografia, e tem buscado através de cursos e praticas, aprimorar esta nova técnica.

Ouça “#09 – Edição Especial – Vozes Negras Importam” no Spreaker.

botao deezer itunes spotify youtube

Ou se preferir, assista ao nosso podcast em vídeo!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima