Conheça 5 tipos de eventos que sua empresa pode oferecer

Quem não trabalha diretamente com marketing e RH pode até ficar surpreso em saber que existem vários tipos de eventos que uma empresa pode organizar para se fortalecer junto aos colaboradores. Se isso é novidade para você, fique atento! No post de hoje, vamos apresentar 5 tipos de eventos e o que você precisa para organizar cada um deles. Boa leitura!

1. Confraternização

A confraternização é o tipo de evento interno mais conhecido e também o mais comumente praticado. Trata-se de um evento com propósito básico de integração. De maneira geral, a empresa leva os colaboradores a um local diferente, afastando-os do local de trabalho para que possam se divertir e se conhecer de maneira mais informal.

É um bom evento para fortalecer a união da equipe e dissipar eventuais conflitos que surgem devido à pressão do escritório. Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado para que a liberdade dessa situação não leve os colaboradores a agir de maneira inadequada. Do contrário, ao voltar à rotina de trabalho, vão aparecer algumas “saias justas”.

Os elementos básicos para uma boa confraternização são:

  • o local adequado: que pode variar conforme o perfil dos colaboradores: uma chácara ou um buffet, por exemplo;
  • música;
  • comida e bebida: com especial atenção à questão de servir bebidas alcoólicas ou não;
  • atividades recreativas: como jogos, esportes, karaokê, amigo secreto.

2. Evento de lançamento

Geralmente organizado no formato de um coquetel, um evento de lançamento tem como foco trazer o reconhecimento à equipe pelo trabalho realizado. A empresa organiza essa comemoração para prestigiar a equipe, que se empenhou para criar o novo produto e colocá-lo no mercado com sucesso.

É uma forma inteligente de aumentar a motivação para o trabalho, já que reconhecimento é um dos fatores que levam o profissional a sentir-se realizado. O nível de formalidade do evento pode variar conforme o perfil da empresa — o importante é simplesmente que ele traga ao seu colaborador a certeza de que ele está sendo devidamente observado e apreciado em seus esforços.

Para um bom evento de lançamento, o elemento mais essencial é a participação dos gestores da empresa. Por exemplo, se o CEO estiver presente, ele pode fazer uma fala de agradecimento à equipe, e até mesmo uma menção aos colaboradores envolvidos mais diretamente no projeto. Nesse tipo de evento, que possui um caráter de homenagem, também é aceitável que os colaboradores tragam familiares.

3. Palestra

A palestra é um evento corporativo que pode ter dois objetivos diferentes: motivar ou informar. A escolha de uma ou outra deve levar em consideração o que sua equipe precisa no momento. Tenha em mente que isso vai alterar a escolha do palestrante.

Para organizar uma palestra, é preciso de:

  • um local adequado, que possa acomodar todos os participantes sentados e tenha boa acústica;
  • o palestrante, cuja fala deve estar alinhada com a cultura da empresa. Cuidado para não contratar um palestrante que vai contradizer os valores e práticas da organização.

4. Workshop

O workshop tem mais ou menos as mesmas funções da palestra, porém, com um elemento distinto: a participação ativa da sua equipe. É um dos tipos de eventos mais interativos, pois, enquanto aprendem, os colaboradores aplicam esse conhecimento na prática. Pode ser uma boa alternativa para promover um momento de relaxamento para aquelas equipes que trabalham sob alta pressão.

E aqui vai um ponto interessante: o workshop nem sequer precisa estar relacionado ao trabalho. Se a intenção é aliviar o nível de estresse dos colaboradores, é até melhor realizar um workshop sobre outro tema completamente diferente.

Para organizar o workshop, você precisa providenciar:

  • o espaço, que pode ser a própria empresa, desde que tenha as condições necessárias para abrigar a atividade que será desenvolvida;
  • o responsável por ministrar o workshop;
  • os materiais necessários para que sua equipe possa realizar as práticas propostas.

Algumas empresas investem em promover workshops ministrados por seus próprios colaboradores. Assim, cada um tem a oportunidade de ensinar algo que sabe aos colegas. Essa alternativa também é ideal para aproximar os membros da equipe e aumentar o engajamento.

5. Visita à empresa

Um evento externo como a organização de visitas à empresa também pode ser uma forma de fortalecer a imagem do empreendimento junto aos colaboradores. Muitos funcionários — especialmente em cargos operacionais — não têm uma perspectiva clara do que a empresa faz e de como ela se relaciona com os clientes.

Ao trazer esses clientes para dentro dela, o colaborador passa a ter consciência da importância do seu próprio trabalho e do que significa fazer parte dessa organização. Porém, ao mesmo tempo, um evento desse tipo exige uma organização impecável. Afinal de contas, o cliente está envolvido.

Portanto, tudo que acontece durante a visita também impacta a imagem que ele tem da sua empresa. Imagine o que poderia acontecer se, durante uma visita de clientes a uma fábrica, um dos operários sofresse um acidente de trabalho? Isso poderia afetar negativamente sua posição no mercado.

Tendo isso em vista, para realizar um evento desse tipo, é preciso garantir que:

  • todos os colaboradores estejam trajados adequadamente e, se for o caso, usando os EPIs (embora, é claro, isso deva acontecer independentemente da visita);
  • os espaços de trabalho estejam limpos e organizados;
  • a equipe esteja trabalhando de maneira eficiente, para transmitir segurança aos clientes.

Antes de encerrar esse post, não se esqueça de que os elementos apontados para organizar cada evento são apenas o mínimo necessário. Ou seja, um bom evento corporativo precisa de muitos outros detalhes: elaboração da agenda, seleção de fornecedores, divulgação adequada, cuidados com a segurança dos participantes. E, no caso dos eventos externos, o nível de exigências é ainda mais alto.

O que você achou dos 5 tipos de eventos que apresentamos neste post? Esse é apenas o começo de uma lista bem maior. Mas, seja qual for o evento que você pretende organizar na sua empresa, tenha em mente que ele vai se refletir na imagem da sua empresa — diante dos colaboradores, dos clientes, dos fornecedores, dos acionistas…

Por esse motivo, é importante conhecer maneiras de garantir o sucesso de qualquer evento. Quer saber como isso é possível? Baixe agora mesmo o nosso e-book “Tecnologia em eventos empresariais: o guia para inovar e garantir o sucesso” e descubra!

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