Turismo de Portugal já deve ultrapassar os níveis pré-pandemia em 2023

Compartilhe este conteúdo:

O Turismo de Portugal deve ultrapassar os níveis pré-pandemia já em 2023. A Pesquisa de Impacto Econômico (EIR) de 2023 do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) revelou que o setor deve contribuir com 40,4 bilhões de euros para a economia até o final do ano, superando a alta pré-pandemia de 2019 de 40,1 bilhões de euros. O WTTC também prevê que o setor criará cerca de 30 mil empregos este ano, apenas 68 mil abaixo de 2019 de pouco mais de um milhão, para atingir 950 mil colaboradores.

No ano passado, a contribuição do setor de Viagens & Turismo para o PIB cresceu 61,6%, atingindo quase € 38 bilhões, representando 15,8% da economia portuguesa. O setor também criou mais 83 mil empregos em relação ao ano anterior, chegando a 921 mil empregos em todo o país. O último relatório do órgão global de turismo mostra que o setor já recuperou mais de 90% do nível pré-pandêmico de empregos.

O ano passado também assistiu ao regresso de viajantes internacionais com destino a Portugal, com Espanha (16%), França (12%), Reino Unido (11%) e Alemanha e EUA (ambos com 8%) liderando como mercados de origem para chegadas internacionais. De acordo com os dados, em 2022, os gastos dos visitantes internacionais contribuíram com € 21,7 bilhões para a economia nacional, representando umcrescimento ano a ano de 80,4% e apenas 7,7% abaixo dos níveis de 2019.

“O setor de Viagens e Turismo em Portugal está se recuperando fortemente com a elevada procura de visitantes. E o futuro do setor é muito otimista. Até o final deste ano, a contribuição do setor ultrapassará os níveis de 2019 e, na próxima década, o crescimento ultrapassará o PIB nacional e criará 248 mil novos empregos ao longo da década, representando um em cada quatro empregos”, disse Julia Simpson, CEO do WTTC.

PRÓXIMA DÉCADA – A entidade global do turismo prevê que o setor aumente a sua contribuição para o PIB para 56,4 bilhões de euros até 2033, representando mais de um quinto (21,1%) da economia portuguesa. Na próxima década, o Turismo poderá empregar mais de 1,2 milhão de pessoas em todo o país, com uma em cada quatro pessoas trabalhando no setor.

Fonte: Mercado & Eventos

Posts Relacionados

Rolar para cima