Previsto para maio, visto eletrônico para visitar o México é novamente adiado

Compartilhe este conteúdo:

O presidente do Conselho Hoteleiro do Caribe Mexicano, Jesús Almaguer Salazar, confirmou que o processo de vistos eletrônicos para brasileiros que desejam visitar o México não terá início agora no começo de maio, como já tinha sido adiantado por uma série de líderes do Turismo do México, em abril, como a própria governadora de Quintana Roo. Segundo Jesús, a implementação do sistema foi adiada mais uma vez puramente por “pressão diplomática”.

Ele disse que a decisão afeta as relações já estabelecidas para promoção e recuperação do mercado, em meio a uma certa pressão dos Estados Unidos. “O que sabemos é que, por ora, os vistos eletrônicos não estarão disponíveis. O processo continuará sendo apenas presencial, o que continuará contribuindo para um declínio contínuo do público brasileiro. O objetivo (com o visto eletrônico neste mês) era aumentar os fluxos perdidos desde o ano passado”, explicou ele.

“O que sabemos é que, por ora, os vistos eletrônicos não estarão disponíveis. O processo continuará sendo apenas presencial, o que continuará contribuindo para um declínio contínuo do público brasileiro”

Os esforços do governo do estado junto ao Itamaraty levaram ao anúncio da volta do visto eletrônico para o dia 9 de maio, mas não foi isso que aconteceu. “Enquanto se apertam as medidas de admissão ao México, o país vizinho (EUA) faz promoções para conquistar o mercado brasileiro, e segue promovendo Orlando, na Flórida. É algo que está dando resultados, já que cada vez mais brasileiros estão viajando para este país”, explicou.

Brasil e México anunciaram, em julho de 2023, um acordo para o estabelecimento do sistema de vistos eletrônicos. Sendo assim, os brasileiros não precisarão mais de vistos físicos para entrar no México, uma decisão que foi retomada em 2022. No entanto, isso ainda não em data para acontecer. Em 2022, o Brasil foi o quinto mercado que mais enviou turistas ao Caribe mexicano, com 141,1 mil passageiros. Já no primeiro bimestre, de 2024 foram contabilizados 16 mil viajantes.

Enquanto se apertam as medidas de admissão ao México, o país vizinho (EUA) faz promoções para conquistar o mercado brasileiro, e segue promovendo Orlando”

A este respeito, Bernardo Cueto Riestra, secretário de Turismo de Quintana Roo, explicou que os destinos estão promovendo estratégias promocionais para atrair visitantes brasileiros, através do visto norte-americano (uma vez que mais de 6 milhões de brasileiros que hoje têm o visto norte-americano podem entrar no México sem precisar do visto mexicano), e aguardam as definições do governo federal para concretizar a questão visto eletrônico.

NOVO FORMULÁRIO PARA VISTO FÍSICO – Enquanto o visto eletrônico não entra em vigor, o Consulado do México em São Paulo anunciou que o governo adotou um novo formulário para o visto físico mexicano. Em postagem em sua conta oficial nas redes sociais, o Consulado afirma que o novo formulário entra em vigor nesta segunda-feira (15). O novo formulário pode ser baixado neste link https://consulmex.sre.gob.mx/saopaulo/images/SAO_PAULO_FORMATO_SOLICITUD_DE_VISA_2024.pdf. O documento pode ser preenchido manualmente ou pelo computador e deve ser enviado com foto e outros documentos.

Fonte: Mercado&Eventos

Posts Relacionados

Rolar para cima