Visto mexicano para brasileiros voltará a ser eletrônico; entenda o que muda

Na prática, a medida irá permitir que brasileiros e mexicanos solicitem vistos para turismo e negócios pela internet, sem a necessidade de ir até o consulado ou embaixada.

O Brasil e o México anunciaram na terça-feira, 18, o retorno da emissão de vistos eletrônicos para as pessoas dos dois países. Na prática, a medida irá permitir que brasileiros e mexicanos solicitem vistos para turismo e negócios pela internet, sem a necessidade de ir até o consulado ou embaixada.

A novidade foi anunciada pelos ministros das relações exteriores dos dois países em um comunicado. O Itamaraty não detalhou o prazo para que a medida comece a valer para os viajantes. A nota apenas diz que mudança acontecerá “nos próximos meses”.

“Sem perder de vista o objetivo comum da retomada gradual do Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, a adoção conjunta de vistos eletrônicos permitirá que cidadãs e cidadãos brasileiros e mexicanos possam solicitar, de modo rápido, seguro e sem necessidade de deslocamento a repartições consulares, visto de visita para fins de turismo e negócios nos dois países”, disse os chanceleres na nota.

Até que o sistema esteja em funcionamento, o processo para viajar para o México continua o mesmo. É necessários de visto ou autorização física para viajar para o país, regra que se estende para Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e países do pspaço Schenguen, composto por 22 dos 28 países membros da União Europeia.

Visto eletrônico para o México

O anúncio representa um retorno ao sistema que funcionava até agosto de 2022, data que a embaixada do México voltar a exigir o visto físico para a entrada dos brasileiros. Na época, o governo mexicano não explicou os motivos da saída e gerou reclamações de viajantes brasileiros.

Precisa de visto para entrar no México?

Sim, é necessário emitir um visto. Segundo o Itamary, nos próximos meses, será possível gerar o visto pela internet.

Fonte: Exame

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima