10 dicas para implementar um marketing de incentivo eficiente

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Somando o cenário econômico abalado ao acirramento da concorrência em diversos setores do mundo corporativo, torna-se essencial pensar em saídas mais efetivas. Por isso, não são poucas as empresas que vêm investindo em campanhas de marketing de incentivo como uma maneira de engajar e motivar colaboradores, parceiros e fornecedores.

Essa é uma maneira inteligente e autossustentável (já que os custos da ação são supridos pelos próprios resultados alcançados) de fortalecer o espírito de equipe, modificar ou manter comportamentos e bater metas estipuladas no planejamento estratégico. É simples: o marketing de incentivo pode ajudar bastante quando o assunto é equilibrar resultados e motivação.

Entretanto, para que a ação seja realmente eficiente e consiga alcançar os objetivos inicialmente traçados, é preciso que a empresa fique atenta a pontos-chave bastante importantes no sucesso da empreitada. Com isso, evita que o investimento seja desperdiçado em iniciativas que não levarão a qualquer melhoria.

Pensando nisso, trouxemos para o post de hoje 10 dicas preciosas para implementar um marketing de incentivo que realmente cumpra seu papel dentro da empresa. Então vamos lá?

Conheça o público-alvo

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Antes de mais nada, é essencial saber exatamente para quem a ação será desenvolvida. Para colaboradores? Se sim, de qual setor? Pode ser também que o objetivo seja motivar algum fornecedor ou até mesmo parceiros da empresa em determinada área. Não tem segredo: mapeie muito bem quem é o público-alvo da campanha, entendendo quem são os participantes e o que esperam desse tipo de ação. Simples assim.

Faça um bom diagnóstico

Além de saber para quem, é importante determinar o porquê da criação da ação. Qual o motivo de tudo? Para isso, é necessário conhecer bem o mercado, entender a fundo a cultura da empresa e até analisar a concorrência, fazendo um diagnóstico detalhado, que ajudará a formar um briefing mais que completo.

Planeje com atenção

Essa é a dica mais importante! É na fase de planejamento que os objetivos da ação são delineados em detalhe, bem como as metas que se deseja atingir, o regulamento da campanha, a premiação, as métricas de avaliação, o cronograma e as estratégias de engajamento do público-alvo. Resumindo: estabelece-se como a ação será desenvolvida do início ao fim. Essa etapa deve ser realizada com extremo cuidado, pois só assim será possível criar uma campanha que realmente engaje e incentive as pessoas.

É importante salientar que as metas estipuladas durante esse processo devem ser realistas, possíveis de serem alcançadas, ok? Do contrário, ao se depararem com objetivos inalcançáveis, a tendência é que o tiro saia pela culatra, com as pessoas acabando por se sentir desmotivadas a participar.

Promova uma ação de lançamento

Esse é o momento crucial na hora de verdadeiramente engajar o público-alvo. O lançamento da campanha deve ser impactante e conquistar as pessoas, fazendo-as perceber o quanto a empresa investe, valoriza e aposta em suas equipes. Dentro desse contexto, organizar um evento de lançamento sempre surge como uma boa opção. Assim é possível conseguir um excelente nível de engajamento dos participantes desde o princípio.

Mantenha o estímulo

Crie alguma maneira de, durante o tempo de duração da campanha de marketing de incentivo, realmente motivar os participantes. Estimule-os a continuarem em busca dos resultados até a data de encerramento da ação. Essa fase é essencial. Dar feedbacks constantes, orientando e direcionando a estratégia durante o desenrolar da ação também costuma gerar excelentes resultados.

Cuide também do encerramento

Assim como o lançamento, o encerramento da ação também merece bastante bastante atenção. Que tal organizar um evento que promova a entrega dos prêmios e a apresentação dos resultados obtidos? Essa costuma ser a estratégia certeira.

Pense na qualidade dos prêmios

Aqui vai uma dica crucial: de nada adianta criar uma ação de marketing de incentivo extremamente bem elaborada se os prêmios oferecidos não forem atraentes para o público-alvo. Obviamente, cada empresa dispõe de determinado orçamento para investir nessa questão, mas é preciso ter sempre em mente que, quando bem-sucedido, os resultados desse tipo de campanha tendem a superar os investimentos.

Bens duráveis ou bens de consumo costumam funcionar bem. Um exemplo típico de premiação muito valorizada pelas pessoas é uma viagem, que proporciona experiências inesquecíveis. Outra estratégia habitualmente muito bem vista é permitir que o premiado escolha seu próprio prêmio, por meio da oferta de cartões ou vouchers.

Colha feedbacks

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Para que as campanhas de marketing de incentivo de sua empresa sejam cada vez mais efetivas, é primordial que você, após o término de alguma ação, colha feedbacks e impressões de todos os participantes. Para tanto, envie formulários simples, questionando sobre o que as pessoas gostaram ou não e se têm opiniões, sugestões ou críticas a fazer. Dessa maneira, você constrói uma base de dados que poderá ser usada no direcionamento das próximas campanhas.

Analise o resultado final

Após o encerramento, chega a hora de analisar quais foram os resultados obtidos. Os objetivos foram alcançados? O que a empresa efetivamente ganhou com a ação? Avalie as métricas descritas na fase de planejamento e monte um relatório final, que servirá como base para a montagem das próximas ações.

Conte com o auxílio de especialistas

A adequação ao público-alvo e o alinhamento do todo aos objetivos da empresa são questões essenciais na hora de criar e planejar campanhas de marketing de incentivo realmente efetivas. Afinal, não adianta muito estabelecer metas praticamente impossíveis de serem batidas ou oferecer prêmios pelos quais ninguém se interessa.

Por isso, boas campanhas devem sempre ser pautadas pelo bom senso dos gestores responsáveis. Se há alguma dificuldade ou inexperiência no planejamento desse tipo de iniciativa, saiba que é possível recorrer ao auxílio de empresas ou profissionais especializados no assunto, diminuindo sensivelmente os riscos de a ação não proporcionar os resultados desejados.

Seguindo essas 10 valiosas dicas de como implementar um marketing de incentivo eficiente em sua empresa, você certamente será capaz de motivar e engajar seu público-alvo, consequentemente alavancando os resultados do negócio. É testar e comprovar!

E se ainda restou alguma dúvida ou questionamento referente a esse assunto, não deixe de entrar em contato conosco!

Sobre o autor

Formado em Administração de empresas e MBA em marketing, possui 15 anos de experiencia no mercado de viagens e ampla vivencia internacional.

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