#49 – Povos Indígenas – A luta continua

As lutas dos povos indígenas, principalmente por demarcação de terras, teve seu início no período da colonização, e mesmo assim nunca houve leis e medidas permanentes que protegessem de fato os direitos desses povos sobre o que lhes pertencia. De acordo com a PL 490, os indígenas só começaram a existir a partir da data da constituição de 1988, indo na contramão da historia do Brasil na qual os indígenas são originários do país.

No Brasil comemora-se no dia 19 de abril o dia dos Povos Indígenas, que tem como principal motivo dar visibilidade às lutas que estes povos enfrentam diariamente, seja contra os principais invasores de suas terras, que são madeireiros e garimpeiros no intuito da exploração de matéria prima, ou em busca de respeito, quebra de estereótipos e para levar conhecimento ao resto de seus povos sobre as pautas discutidas acerca deles. Para entender melhor sobre qual termo utilizar ao se referir a estes povos, suas lutas e a importância da preservação deles para o meio ambiente e para a sociedade, convidamos todos a ouvirem o voo #49 que traz a ativista dos movimentos de Juventude, mulheres e LGBTQIAP+ Indígena, Kelly Cristina Bone Aires, que contou sobre sua vivência estando inserida nos movimentos indígenas.

Ouça “#49 – Povos Indígenas – A luta continua” no Spreaker.

botao deezer itunes spotifyyoutube

Se preferir, confira o podcast em vídeo:

Convidade

foto convidados blog e site 1
Kelly Bone Guajajara

Sou Kelly Bone Guajajara, sobrinha da grande Liderança Indígena Sônia Guajajara e sobrinha de Erisvan Bone fundador da Rede Mídia Índia.
Hoje atuo como Social Mídia na Rede Mídia Índia, estou ativa nos movimentos de Juventude, Mulheres e LGBTQIA+ Indígena.

Instagram – @kellyboneguajajara

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima