#52 – Ecoturismo

O Ecoturismo, também chamado de turismo de natureza ou ecológico, é um segmento do turismo que visa utilizar o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, cuidando da conservação e promovendo uma maior conexão e interação com a natureza.

É uma das áreas do turismo que mais cresce, tendo o potencial de gerar até 1 milhão de empregos na retomada da pandemia. Em 2021, as buscas na internet sobre ecoturismo cresceram 133%.

Além de proporcionar entretenimento em meio a natureza, o turismo ecológico tem o objetivo de cumprir um papel social, levando renda a zonas pouco desenvolvidas. É uma excelente alternativa para garantir a preservação sem deixar de lado o desenvolvimento econômico.

Você há de concordar que entrar em contato com a natureza em uma viagem é um prazer sem igual, mas já pensou em como aproveitar sem afetar o meio ambiente? Existe um lema a ser seguido nos destinos de ecoturismo: “Da natureza nada se tira a não ser fotos. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se leva a não ser recordações”.

Captou a mensagem?

No voo #52 convidamos Fernando Tortato, Biólogo, Doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e pesquisador associado a ONG PANTHERA, para colocar luz e trazer mais conhecimento sobre o tema.

Ouça “#52 – Ecoturismo” no Spreaker.

botao deezer itunes spotifyyoutube

Se preferir, confira o podcast em vídeo:

Convidade

Fernando Tortato
Felipe Tortato

Fernando tem 38 anos e está desde 2009 na ONG Panthera, tentando entender a relação da onça-pintada com o pantanal e o comércio. É biólogo de campo e atua como pesquisador de conservação. Busca entender também a relação da onça com os pecuaristas e a morte do animal, além do papel da onça no turismo do Pantanal.

Instagram – @frtortato

LinkedIn – Fernando Tortato

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima