O Que é e Como Tirar a Certificação Apics CPIM

A Certificação da Apics é uma espécie de diploma que a entidade de gerenciamento de cadeias emite para atestar que se tem determinados conhecimentos. No caso da CPIM (Certified in Production in Inventory Management), ela permite comprovar competências em gestão de materiais, estoques e planejamento.

Certificar-se é uma forma de demonstrar compromisso com a profissão e aumentar as chances de progresso na carreira. Saiba mais sobre essa certificação e como você pode tirá-la!

Por que tirar a certificação Apics CPIM?

A Apics (Associação para Gestão de Operações) é uma empresa internacional criada em 1957. Ela é líder global no segmento e conta com milhares de membros e parceiros.

A organização tem diversos cursos e certificações, incluindo a CPIM. Obter esse diploma é muito vantajoso para quem trabalha na área de cadeia de suprimentos. Por meio da certificação Apics CPIM, você demonstrará ou terá aptidão para:

  • ter reconhecimento nacional e internacional, já que a certificação tem alcance global;
  • aumentar o conhecimento que possui sobre gestão de estoque e produção;
  • dominar ferramentas de gerenciamento de atividades;
  • usar sistemas Lean/Just in Time;
  • garantir mais credibilidade na empresa em que trabalha;
  • ser mais valorizado no mercado;
  • comprovar a sua relevância e atualização de acordo com as melhores práticas do mercado.

Como tirar a certificação da Apics?

Para obter a certificação Apics CPIM, é necessário realizar cinco exames: BSCM (Basics of Supply Chain Management), MPR (Master Planning of Resources), DSP (Detailed Scheduling and Planning), ECO (Execution & Control of Operations) e SMR (Strategic Management of Resources).

O ideal é que o interessado realize um curso que aborde todos esses conteúdos. Dessa forma, será mais fácil assimilar o conteúdo e garantir confiança para as provas.

Muitas das aulas são ministradas on-line, o que facilita bastante para quem não deseja se deslocar ou pretende ter uma rotina flexível de estudos.

Por serem cobrados muitos conhecimentos, é importante que o interessado se prepare e estude todos os tópicos que podem estar na prova. Para ajudar, vale a pena consultar os exames anteriores, assim, você pode ter uma ideia melhor a respeito da maneira como a organização testa os candidatos.

Quer saber mais sobre como você pode crescer no mercado de supply chain? Confira outros conteúdos no blog da Copastur!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados

Rolar para cima