Quais são as vantagens de oferecer viagens de incentivo aos funcionários?

Compartilhe este conteúdo:

Prêmios em dinheiro, folgas extras e bolsas de estudo estão entre os programas de incentivo para motivar os colaboradores de uma empresa. Outras iniciativas relevantes são as viagens de incentivo, que, diferentemente dos deslocamentos a trabalho, são criadas para celebrar o alcance dos objetivos propostos em determinado período.

As viagens de incentivo são excelentes instrumentos para reconhecer o esforço dos funcionários, fazendo com que tenham uma boa experiência e retornem animados ao ambiente corporativo. Elas podem, inclusive, ser ofertadas também para clientes e parceiros.

Com tamanho potencial, não é à toa que esse tipo de viagem proporciona inúmeras vantagens à empresa, aos grupos envolvidos em sua estratégia e para os que nela trabalham. Tem curiosidade em saber quais são os principais benefícios? Basta ler o nosso artigo até o final!

Mais motivação

A intenção de uma campanha de incentivo é proporcionar condições para que um profissional usufrua de uma premiação merecida. Logo, quando a empresa presenteia seus funcionários com viagens focadas na comemoração de conquistas, automaticamente, consegue aumentar a motivação dessas pessoas.

O colaborador que tem a possibilidade de obter tal premiação tende a se esforçar mais em cada tarefa desempenhada. Afinal, se apresentar bons resultados e buscar melhorar em diferentes aspectos, suas chances de desfrutar da sonhada viagem serão muito maiores.

Agora, imagine o que uma equipe inteira pode fazer pela empresa sempre que estiver motivada? Pensar no impacto de grandes times ajuda a ter uma noção dos benefícios trazidos por esse tipo de incentivo. Inclusive, vale até planejar viagens em grupo para integrar pessoas e estimular o senso de cooperação.

Aumento do engajamento

Essa é uma consequência direta da motivação das equipes. Muitas vezes, os funcionários se limitam a exercer as funções que foram delegadas e não se preocupam em contribuir com outros processos. Assim, pode ser interessante retribuir as colaborações voluntárias com algum tipo de recompensa.

Ao apostar em viagens de incentivo, a empresa cria um atrativo interessante para todos os colaboradores, independentemente do cargo que exercem. Assim, a probabilidade de ter cada vez mais pessoas interessadas em atingir os objetivos da companhia aumenta.

O resultado aparece com profissionais que passam a “vestir a camisa da empresa”, ou seja, que se dedicam ao máximo em cada atividade. Para que o sucesso ande ao lado das equipes, no entanto, é crucial garantir que todos estejam alinhados e tenham conhecimento das estratégias corporativas.

Percepção melhorada da recompensa

Boas experiências podem superar o dinheiro em diversos aspectos da vida. Na rotina profissional não é diferente, já que cada vez mais pessoas buscam formas de melhorar suas carreiras e de obter um diferencial que comprove seu valor frente ao mercado.

A percepção de recompensa é maior quando a empresa oferece incentivos focados em vivências positivas. Afinal, uma viagem para outro estado ou até mesmo para destinos internacionais pode ser aproveitada para descanso, diversão, estudo ou aprimoramento de cada profissional.

Um prêmio em dinheiro, por outro lado, só será visto como algo de valor se o funcionário puder gastá-lo em coisas boas. Se a pessoa estiver com dificuldade financeira, por exemplo, utilizará o recurso para quitar ou adiantar as parcelas de uma dívida. Nesse caso, dificilmente verá o montante como uma bonificação que realmente mudou sua vida.

Ambiente de trabalho atrativo

O dia a dia dentro de uma empresa ou escritório não é fácil e exige muito jogo de cintura. Se o clima organizacional deixar a desejar, é provável que o número de profissionais insatisfeitos supere a quantidade de pessoas que realmente se identificam com a organização.

As campanhas de incentivo são ótimas saídas para reverter esse quadro. Isso porque valorizam os grupos que compõem os diversos setores, mostrando que a garantia do bem-estar de cada colaborador é uma preocupação constante da empresa.

Planejar uma viagem incrível após o alcance de determinadas metas é uma ótima maneira de motivar uma equipe. Os viajantes terão contato com novos lugares, conhecerão outras pessoas e retornarão animados para continuar seus trabalhos.

A sensação de felicidade e a integração proporcionadas pelo passeio impactarão na rotina dos times. Afinal, conversar sobre o que viram, fizeram ou aprenderam fará com que os profissionais se sintam conectados e atuem em parceria — criando um ambiente corporativo estimulante e acolhedor para todos.

Melhora do desempenho

A simples mudança na rotina é capaz de alterar o desempenho dos colaboradores. Sair do ambiente corporativo, visualizar paisagens e conhecer novos lugares são ações que ajudam a aumentar a criatividade. Tudo isso é potencializado se o funcionário puder contar com a companhia dos colegas que admira.

Assim, é esperado que os momentos inclusos nas viagens de incentivo promovam o aumento da produtividade das equipes. Ao fim da experiência, todos terão descansado tempo suficiente para retomar as atividades, propor ideias e colocar seus aprendizados em prática.

Comunicação de qualidade

O diálogo e a troca de conhecimento são ferramentas essenciais para que um grupo saiba onde quer chegar e alcance suas metas no tempo previsto. No entanto, para que as propostas sejam discutidas e cheguem a todos os interessados, é importante manter uma comunicação clara.

Propor atividades que promovam a integração é uma ótima maneira de evitar falhas na transmissão de mensagens ou de avisos importantes. E o que seria melhor que uma viagem de incentivo para aproximar pessoas e fazer com que comecem a trocar ideias?

Essa experiência, quando vivida em grupo, praticamente obriga os colaboradores a interagir uns com os outros. Eles passam a colaborar com dicas de programas para fazer, com sugestões de lugares para visitar, entre outras ações. Tudo isso ajuda a estreitar boas relações que serão mantidas dentro do ambiente da organização.

Resultados eficientes

A viagem de incentivo também traz benefícios para a empresa. Por meio da experiência, os funcionários sentem que são valorizados e passam a atuar como verdadeiros representantes da marca. Ou seja, com orgulho e satisfação, eles acreditam naquilo que fazem.

É esperado que, tendo noção do devido reconhecimento, o profissional comece a entender melhor a importância de seus trabalhos e se esforce para cumprir suas responsabilidades. Aos poucos, essa identificação com a empresa e com o que ela precisa alcançar se torna combustível para a busca de resultados ainda melhores.

Ficou claro que todos se beneficiam com essa estratégia, certo? Tendo em vista a variedade de vantagens, compensa contratar uma empresa especializada que possa organizar e cuidar de toda a parte da gestão de viagens de incentivo ou de negócio.

Quer saber mais sobre essa possibilidade e garantir experiências memoráveis aos colaboradores? Entre em contato pelo site e descubra como a Copastur pode ajudar!

Posts Relacionados

Rolar para cima