Como Fazer Análise de Indicadores de Desempenho de Viagens Corporativas?

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A análise de indicadores de desempenho é importante para diversos setores — e não seria diferente em viagens corporativas. Até porque um dos principais papéis do gerente de compras é otimizar e controlar o saving e permitir que o atendimento ao cliente seja o mais satisfatório possível, garantindo a segurança do viajantes e controle dos processos.

Para isso, mais do que obter esses números, é necessário saber analisá-los. Neste artigo, trataremos um pouco dessas avaliações e qual é o melhor jeito de fazê-las. Confira!

O que pode fazer parte da análise de indicadores de desempenho?

Existem vários dados que podem fazer parte da análise de indicadores de desempenho (KPIs). No segmento de eventos corporativos, é interessante acompanhar em especial:

Visibilidade de gastos e saving

Para obter sucesso no processo de gestão da viagens, garantindo saving, é imprescindível saber como a empresa destina os recursos para as viagens de trabalho. Nesse aspecto, vale a pena observar, por exemplo, o meio de pagamento. Isso pode ser feito dividindo o total de despesas pelo que foi gasto em cartões corporativos, por exemplo.

Outro aspecto que pode ser acompanhado é o saving obtido por meio da Travel Management Company (TMC). Como esse serviço inclui acordos e negociações pontuais, escolha de fornecedores que ofereçam opções mais vantajosas com relação a preço e qualidade, permitindo a possibilidade de economizar e atingir um saving mais significativo, que vai garantir o sucesso do processo.

Tickets médios

Tanto os tickets médios aéreos quanto os de hospedagens sofrem muitas oscilações ao longo do ano, muitas vezes, variando dentro de um mesmo dia, durante uma cotação. ocorrendo até em pequenos intervalos de tempo. Ao identificar como essas variações acontecem e quando o valor está mais baixo, será possível determinar as melhores datas para viajar, garantindo melhores tarifas, aproveitando as oportunidades.

SLA de atendimento

O Service Level Agreement (SLA) é uma espécie de contrato focado em metas para garantir a qualidade, tempo dos serviços contratados pelo cliente e vai assegurar que tudo que for esperado do fornecedor esteja sendo cumprido. Por exemplo, ao contratar uma TMC, a empresa pode ter a garantia de quais métricas serão acompanhadas visando as expectativas da empresa. Por esse motivo, é um dado que merece ser determinado e analisado com bastante atenção.

Como analisar os KPIs de viagens corporativas?

Apesar de existir vários KPIs importantes para o setor de viagens, é importante destacar que cada empresa deve determinar o que é essencial de acordo com as necessidades. Uma organização pode desejar apenas reduzir o custo, enquanto outra quer otimizar o processo com o aumento da tecnologia.

Veja alguns meios de analisar os dados:

  • evite olhar apenas um indicador isolado, pois ele pode não trazer a dimensão do que está acontecendo na empresa;
  • determine indicadores de desempenho mensuráveis e alcançáveis, preferencialmente trabalhando em conjunto com sua TMC;
  • analise os dados em um período curto e flexível, assim, eles poderão ser adaptados às mudanças do setor;
  • reavalie os indicadores com frequência e determine novas metas para otimizar os resultados.

Quer saber mais sobre como fazer a análise de indicadores de desempenho das viagens da sua empresa? Continue acompanhando o blog da Copastur!

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