Qual é o papel da TMC durante uma viagem corporativa?

O papel de uma Travel Management Company (TCM) é extremamente importante para a rentabilidade de uma organização que quer ir além do seu mercado local, seja outra cidade, estado ou país. É o que comprova uma pesquisa da Trip Actions realizada com quase 3 mil pessoas que viajaram a trabalho em junho de 2018.

De acordo com o estudo, mais de 90% dos entrevistados acreditam que o contato presencial é fundamental para o sucesso de negociações comerciais. Contudo, 64% sentem que ficariam desamparados em caso de problemas por parte da empresa ou da TMC.

Preparamos este post para ajudar você a compreender melhor qual é o papel da TMC durante uma viagem corporativa. Siga com a leitura e descubra!

O que é e o que faz uma TMC?

A TMC é a empresa que realiza o gerenciamento das viagens corporativas de uma organização. Ao contrário do que muitos pensam, a TMC não é uma agência comum, já que vai além dos processos de uma viagem — como marcação de passagens, reserva de hotéis e translado. Ela também analisa os seus aspectos estratégicos.

A TMC é responsável por aspectos fundamentais para que os gastos com viagens corporativas sejam sustentáveis e que o plano de negócios seja cumprido. Para atender a essa demanda, as TMCs oferecem uma série de serviços que são ofertados às empresas, como plataformas online para atendimento aos viajantes e centralização de informações e geração de relatórios.

Resumindo, estão entre os serviços prestados por uma TMC:

  • auxílio com reservas, seja de maneira offline ou por meio de alguma plataforma;
  • monitoramento das viagens dos clientes;
  • suporte 24 horas, 7 dias por semana, aos viajantes de uma equipe especializada;
  • elaboração de relatórios para auxílio na melhoria das políticas de viagens corporativas dos clientes.

Qual o papel da TMC com o viajante?

Para os viajantes, o trabalho da TMC se inicia antes mesmo do embarque. Com um serviço focado no bem-estar do viajante, a empresa parceira está sempre atenta às necessidades especiais dos colaboradores. Por isso, adequações são feitas sempre que necessário para evitar problemas e constrangimentos durante a experiência.

É papel da TMC organizar e enviar ao colaborador todas as informações referentes à viagem. Normalmente, essa comunicação ocorre por meio de uma plataforma da própria empresa organizadora da viagem corporativa e pode ser visualizada tanto por gestores e gerentes, quanto pelos viajantes.

Além das reservas de hotel e do voo, as TMCs são responsáveis pela emissão de documentos. Isso é comum em casos de viagens internacionais, em que muitas vezes é preciso apresentar alguma declaração ou até mesmo a necessidade de visto.

Durante a experiência de viagem, a atuação da TMC segue de extrema importância. Afinal, ninguém está livre de passar por alguma situação difícil durante sua estadia e trajeto, como cancelamento de voo. Para casos como esse, existe o suporte das TMCs que disponibilizam uma equipe especializada para atender, por meio de uma plataforma, os viajantes corporativos, sempre que necessário. Essa assistência transmite tranquilidade aos colaboradores.

Resumindo, para o viajante, o papel da TMC é garantir que tudo ocorra conforme planejado e mostrar que o colaborador está seguro e pode contar com o suporte de uma empresa autoridade no assunto. No fim das contas, segurança e tranquilidade são fundamentais para que haja uma boa experiência de viagem corporativa.

Qual o papel da TMC com a empresa contratante?

O principal papel da TMC para com as empresas é melhorar a gestão de viagens corporativas. Mas o que a agência faz para aperfeiçoar essa entrega? Primeiro de tudo, a TMC funciona como um parceiro da organização.

Como há uma relação de parceria, as TMCs, antes de iniciar a prestação de serviços, fazem um diagnóstico da empresa. É questionado se a empresa já trabalha com viagens corporativas para compreender como funciona o processo. Dessa forma, é possível identificar os principais problemas existentes com viagens corporativas no momento da contração da TMC.

Entendendo a necessidade da empresa, a agência faz uma proposta com uma série de serviços customizados para o seu caso. E o cliente também pode adicionar ou retirar demandas de acordo com a sua compreensão do seu negócio.

Como já exposto aqui, as atividades da TMC vão além da compra de passagens e reservas de hotel. É ela quem faz a gestão e o reporte das informações relativas a todas as viagens corporativas da empresa. Por meio da geração de relatórios — gerados em tempo real —, a TMC faz uma análise dos dados para auxiliar o cliente, de maneira estratégica, a aperfeiçoar o uso das suas viagens corporativas.

Na prática, isso significa melhorar a produtividade dos colaboradores durante as viagens, garantir que a política de viagens está sendo cumprida por todos e, se necessário, fazer ajustes nas condutas já existentes ou criar uma nova diretriz.

A parceria com uma TMC traz significativa redução nos gastos da empresa com viagens corporativas. A negociação e o contato com os fornecedores é papel da TMC. Logo, pelo volume de contratos, acaba conseguindo preços mais em conta para utilização das melhores soluções para a empresa e seus viajantes.

Além disso, a TMC torna menos complexo o processo de pagamento de viagens, pois é necessário fazer apenas o pagamento à empresa parceira e não a diferentes fornecedores em datas distintas.

É visível que o universo de viagens mudou com o mundo digital. Dessa forma, é possível dizer que as TMCs são contratações benéficas tanto para as empresas quanto para seus viajantes.

De fato, trata-se de uma relação de parceria, com o objetivo de melhorar tudo o que é relacionado a viagens corporativas, já que por meio delas é possível obter relatórios personalizados em tempo real, garantir que seus colaboradores tenham o atendimento especializado durante as suas viagens e se certificar de que os viajantes estão em segurança.

Agora que está claro o papel da TMC, que tal entrar em contato com a Copastur e conhecer os diferentes serviços personalizados para a sua empresa? Basta preencher este formulário que entraremos em contato com uma solução para a sua empresa!

SUA EMPRESA TAMBÉM PRECISA DE UMA GESTÃO INTELIGENTE DE VIAGENS?

Entre em contato para contratar nossos serviços

Fale Conosco
We are using cookies to give you the best experience. You can find out more about which cookies we are using or switch them off in privacy settings.
AcceptPrivacy Settings

GDPR

  • teste

teste